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Mitsubishi vai apresentar no Salão Automóvel de Paris o novo Outlander PHEV,
que recorre a um sistema Plug-In Híbrido Elétrico desenvolvido pelo construtor
japonês a partir da tecnologia incorporada na sua gama atual de veículos
elétricos. O novo modelo irá oferecer a performance ambiental de um veículo
elétrico, a autonomia de um veículo com motor de combustão interna e a
performance em todas as estradas e trilhos de um SUV.
Posicionado no
segmento Médio-Superior, o Outlander PHEV funde as tecnologias comprovadas no
i-MiEV – o pioneiro veículo elétrico, introduzido no mercado em 2009 – com as
últimas tecnologias ambientais de motores convencionais, incluindo o sistema de
comando variável de abertura das válvulas.
Utilizando a energia
elétrica armazenada nas baterias, o sistema Plug-in Hibrido Elétrico permite ao
Outlander obter valores historicamente baixos de consumo de combustível. O objetivo
de eficiência energética para o Outlander, é conseguir atingir valores de
consumo combinado inferiores a 1.6 L/100 km2 e uma autonomia
superior a 880 km o que neste último caso, está em linha com o conseguido atualmente
por um veículo de motorização convencional. A autonomia anunciada em modo
puramente elétrico é superior a 55 km.
A Mitsubishi irá introduzir
o Outlander PHEV no mercado japonês no início de 2012 e em sequência, na
Europa, nos Estados Unidos e outros mercados mundiais.
O Outlander PHEV
recorre a dois motores elétricos (um para cada eixo), um motor a combustão
interna a gasolina e um gerador, para além dos inversores necessários à
utilização da energia elétrica armazenada nas baterias. As baterias podem ser
carregadas quer através de uma ligação à rede energética, quer pela regeneração
de energia ou ainda pelo gerador associado ao motor de combustão interna.Por Carlos Moura