Os primeiros resultados dos testes em condições reais de
exploração com os oito Fuso Canter E-Cell apontam para uma redução de custos
anual de aproximadamente mil euros por cada dez mil quilómetros percorridos,
comparativamente com veículos idênticos equipados com motores diesel.
Os testes indicaram ainda que estes camiões ligeiros
elétricos se revelaram adequados se revelaram adequados para a utilização
diária em entregas de curto alcance e transportes dentro da cidade.
As viaturas atingiram uma autonomia superior a 100 quilómetros,
excedendo a distância média que os veículos de distribuição de curto raio de ação
normalmente percorrem diariamente. O Fuso Canter E-Cell tem uma capacidade de
carga de duas toneladas, um valor suficiente para que os clientes possam operar
as suas frotas de forma eficiente.
As capacidades destes veículos de tração eléctrica foram
postos à prova sob as mais variadas condições. A cidade de Lisboa utilizou o
Canter E-Cell para horticultura e para eliminação de resíduos, a cidade do
Porto como forma de recolha de resíduos recicláveis, a cidade de Sintra na
manutenção florestal e as cidades de Abrantes e Cascais igualmente na área da
horticultura. A empresa Transporta utilizou o veículo para entregas ao
domicílio como parte do seu serviço de entregas de curto raio de ação, e o
fornecedor de energia REN para transporte dentro das suas instalações
industriais de armazenamento de gás situadas nas cidades de Sines e Pombal. E
por fim, a Canter E-Cell ajudou o serviço postal nacional, CTT, com os
transportes entre os seus centros de distribuição nas cidades de Lisboa e
Coimbra.
As conclusões desta experiência foram apresentadas na
cerimónia de encerramento dos testes em operadores portugueses com as oito
unidade do Fuso Canter E-Cell. O evento decorreu no Museu dos Coches, em
Lisboa, e contou com a presença do Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, Paulo
Portas, de representantes de autoridades governamentais, de clientes, bem como da
administração da Mitsubishi Fuso Truck Europe e da Daimler Trucks.“O projeto Mitsubishi
Fuso Canter E-Cell é um grande exemplo de inovação e colaboração entre o
governo Português, as suas agências e a Daimler Trucks”, afirmou Marc
Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation
(MFTBC) e responsável máximo da Daimler Trucks Asia. O governo Português co-financiou
o projeto de pesquisa através do IAPMEI, Agência para a Competitividade e
Inovação.
“O
veículo sublinha o nosso compromisso de pensar no futuro e desenvolver soluções
de transporte sustentáveis e fiáveis para o benefício dos nossos clientes e da
sociedade em geral. Os resultados dos testes provam que estamos no caminho
certo. Os clientes que participaram no teste tiveram a experiência de que o
Canter E-Cell tem um conceito eficiente e confiável, indo ao total encontro das
necessidades dos transportes de entrega urbana”, acrescentou Llistosella. A
MFTBC é o centro de competência da Daimler Trucks para a tecnologia híbrida.
Baseada nesta experiência, a subsidiária da Daimler foi também responsável pelo
desenvolvimento do Fuso Canter E-Cell. Os veículos foram produzidos na fábrica
do Tramagal, localizada a cerca de 150 Kms a nordeste de Lisboa. Por Carlos Moura