quinta-feira, 23 de julho de 2015

Barreiro vai testar inovador veículo elétrico de distribuição

O Munícipio do Barreiro vai participar num teste-piloto com um veículo elétrico de distribuição de mercadorias no final deste ano, no âmbito da sua participação no projeto FURBOT. Trata-se de um furgão elétrico com capacidade para transportar duas europaletes, com uma altura máxima de 1,70 metros e uma carga máxima de uma tonelada. O veículo possui ainda um sistema robotizado de movimentação de carga, que permite a carga e descarga automática de caixas em zonas urbanas. O FURBOT virá equipado com um conjunto de sensores que monitorizam o estado interno do veículo, assim como o ambiente externo envolvente. Além disso, conta com um sistema de apoio à condução, que inclui travagem de emergência, desvio de obstáculos, estacionamento, assistência ao itinerário e controlo de velocidade adaptativo. O sistema de suspensão ativa, que controla o movimento vertical das rodas em relação ao chassis, permite alinhar o veículo face a um cais de carga, assegurando uma superfície plana para o carregar.

O projecto está a ser desenvolvido por um consórcio que conta com a participação de Itália, França, Eslováquia, Espanha e Portugal. Os membros do consórcio são a Universidade de Pisa, a Universidade de Génova (Itália) , a INRIA de França (telemática), a Bremach de Itália (fabrico da estrutura do FURBOT), a ZTU da Eslováquia (design 3D CAD), Mazel de Espanha (projeto de engenharia), Persico de Itália (moldes de alumínio e aço) e TCB (Transportes Coletivos do Barreiro). Por Carlos Moura

terça-feira, 14 de julho de 2015

Govecs adquire fábrica da Vectrix na Polónia

A Govecs, fabricante alemão de e-scooters, anunciou a aquisição da linha de montagem da Vectrix na Polónia. Localizada em Wroclaw, aquela unidade do fabricante norte-americano deveria produzir uma ‘smart e-scooter’ para a Daimler AG, mas o projeto teve um fim abrupto com a falência da Vectrix e o referido veículo nunca passou da fase de protótipo. Agora a Govecs pretende ‘ressuscitar’ a produção e transferir a maquinaria da fábrica da Vectrix para as suas instalações que se situam na mesma cidade polaca de Wroclaw. Esta aquisição permitirá á Govecs quadriplicar para sua produção para 20 mil unidades por ano e expandir a sua atividade na Europa e nos Estados Unidos. Por Carlos Moura

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Rede da Citroën vai distribuir Bluesummer em França


A rede da Citroën vai distribuir o veículo elétrico descapotável Bluesummer no mercado francês. O PSA Peugeot Citroën e o Grupo Bolloré estabeleceram recentemente um acordo de parceria estratégica que prevê a produção e distribuição do veículo elétrico do Grupo Bolloré, o Bluesummer, pelo construtor automóvel francês. A PSA Peugeot Citroën irá iniciar a produção daquele veículo na sua fábrica de Rennes, a partir de setembro, o qual será promovido pela Citroën France. O Bluesummer é um pequeno descapotável de quatro lugares, com carroçaria moldada em ABS PMMA.

O Grupo Bolloré detém uma elevada experiência no armazenamento de eletricidade, assim como no desenvolvimento e aplicação de sistemas elétricos. Está presente no mercado da mobilidade elétrica com uma rede de ‘carsharing’ e concebeu vários veículos elétricos, incluindo o Bluesummer. Por Carlos Moura 

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Nissan já vendeu dez mil unidades do LEAF no Reino Unido

A Nissan vendeu mais dez mil unidades do LEAF no Reino Unido, desde o lançamento deste modelo no mercado britânico em 2011. Não obstante o aparecimento de outros concorrentes, o LEAF é o veículo elétrico com maior número de unidades matriculadas em ‘Terras de Sua Majestade. No primeiro semestre deste ano, a rede da Nissan comercializou 2.964 unidades dos LEAF no Reino Unido, o que representou um aumento de 68,4 por cento face a período homólogo de 2014, elevando para 10.161 unidades vendidas desde a introdução deste modelo. Do total, a maioria das vendas nos últimos 12 meses foram realizadas pela rede de retalho da marca (51,7 por cento) e maioritariamente a clientes de retalho (71,2%). O crescimento significativo deste segmento de mercado é um reflexo da melhor perceção dos benefícios da mudança para uma mobilidade totalmente elétrica. As estatísticas da SMMT (Society of Motor Manufacturing and Traders) indicam que o Nissan LEAF domina as vendas de veículos totalmente elétricos no primeiro semestre de 2015, com uma quota de 68,8 por cento. Isto significa que dois em cada três automíoveis elétricos vendidos em Terras de Sua Majestade são Nissan LEAF. Por Carlos Moura

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Camião totalmente elétrico, com peso bruto de 40 toneladas, transporta componentes para fábrica de automóveis da BMW de Munique

O Grupo BMW e o operador logístico Scherm colocaram em operação um camião totalmente elétrico, com um peso bruto combinado de 40 toneladas, que utilizará estradas públicas na região de Munique para entregar componentes na fábricas de automóveis do construtor alemão de Munique.
O camião utilizado tem como base um modelo do fabricante holandês Terberg e já concluiu os primeiros testes em condições reais. O veículo está agora a ser utilizado em serviço regular e efetua oito deslocações diárias entre o centro logístico do grupo Scherm e a fábrica de Munique do grupo BMW. O conjunto articulado transporta vários componentes para automóveis, como amortecedores, molas e sistemas de direção.
O camião será carregado exclusivamente com eletricidade produzida por fontes renováveis pelo terá emissões zero. 

Em comparação com um veículo equivalente diesel, o camião elétrico evita a emissão anual de 11,8 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

A bateria do camião demora entre três a quatro horas para ser totalmente carregada, oferecendo uma autonomia até 100 quilómetros. Segundo a BMW, este camião poderá, em teoria, efetuar um dia completo de produção sem necessidade de carregamento adicional. Por Carlos Moura 

terça-feira, 7 de julho de 2015

Renault confirma comercialização do Twizy Cargo


A Renault confirma a comercialização no mercado europeu da versão de transporte de mercadorias do quadriclo pesado Twizy. O Twizy Cargo està à venda em França, desde março de 2014, e dez por cento da produção já corresponde a esta versão ‘comercial’.

Para poder transportar mercadorias, o banco traseiro do passageiro foi removido por um pequeno compartimento de carga que oferece um volume útil de 180 litros e uma capacidade de 75 quilogramas. A Renault assegura que isto permite ao Twizy Cargo transportar até 15 caixas de pizza. O acesso é efetuado através de uma porta traseira, que abre num ângulo de 90 graus. O comprimento total do veículo de apenas 2,33 metros e a largura de 1,23 metros permitem a realização de operações de entregas urbanas sem grandes constrangimentos, sendo possível estacioná-lo perpendicularmente entre dois veículos. Por Carlos Moura

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Irizar vai entregar autocarros elétricos para Londres

A Irizar estabeleceu um acordo com o maior operador de autocarros de Londres, a Go Ahead London, para o fornecimento de de dois autocarros elétricos i2e. Os veículos estar ao serviço em duas das carreiras mais movimentadas da capital britânica, designadamente a 507, que assegura a ligação entre as estações de Waterloo e Victoria, e a 521, que vai da estação de Waterloo à London Bridge Station.

Os autocarros Irizar i2e de Londres oferecem uma lotação total para 60 passageiros, incluindo 26 lugares sentados e lugar para passageiro de mobilidade reduzida. Os veículos, que entram em operação no final de julho, recebem todos os sistemas embarcados de gestão de frotas e telemetria dos autocarros de Londres.  Por Carlos Moura

BMW revela protótipos fuel cell do i8 e do Série 5 GT


A BMW prevê lançar no mercado, até 2020, um modelo de produção fuel cell e revelou dois protótipos – i8 e Série 5 Gran Turismo – que estão a ser desenvolvidos com base na tecnologia do seu parceiro Toyota. A colaboração estratégica com o construtor japonês resultou de um acordo assinado em 2013 e veio contribuir para acelerar o desenvolvimento da tecnologia FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle). Será de referir que o trabalho da BMW no domínio hidrogénio como fonte de energia já tem mais de 30 anos e em 2006 apresentou a primeira berlina de luxo a higrogénio que poderia ser utilizada no dia-a-dia – o BMW Hydrogen 7.
No evento denominado ‘Innovation Days 2015’, a BMW revelou dois protótipos fuel cell, uma tecnologia, que, segundo a marca, estará mais vocacionada para trajetos de longo curso, isto é, para distâncias superiores a 500 quilómetros.

Sobre o protótipo i8 FCEV, a BMW não adiantou muitas informações, mas sobre o Série 5 Gran Turismo FCEV revelou que vem equipado com um motor elétrico de 180 kW (245 cv) e uma bateria de elevada voltagem semelhante à utilizada no i3. O depósito de hidrogénio oferece uma autonomia superior a 500 quilómetros, sendo totalmente reabastecido em menos de cinco minutos. A tecnologia FCEV, com hidrogénio, será combinada com o sistema de propulsão elétrico BMW eDrive. Por Carlos Moura   

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Fuso Canter E-Cell confirma redução de custos

Os primeiros resultados dos testes em condições reais de exploração com os oito Fuso Canter E-Cell apontam para uma redução de custos anual de aproximadamente mil euros por cada dez mil quilómetros percorridos, comparativamente com veículos idênticos equipados com motores diesel.
Os testes indicaram ainda que estes camiões ligeiros elétricos se revelaram adequados se revelaram adequados para a utilização diária em entregas de curto alcance e transportes dentro da cidade.
As viaturas atingiram uma autonomia superior a 100 quilómetros, excedendo a distância média que os veículos de distribuição de curto raio de ação normalmente percorrem diariamente. O Fuso Canter E-Cell tem uma capacidade de carga de duas toneladas, um valor suficiente para que os clientes possam operar as suas frotas de forma eficiente.
As capacidades destes veículos de tração eléctrica foram postos à prova sob as mais variadas condições. A cidade de Lisboa utilizou o Canter E-Cell para horticultura e para eliminação de resíduos, a cidade do Porto como forma de recolha de resíduos recicláveis, a cidade de Sintra na manutenção florestal e as cidades de Abrantes e Cascais igualmente na área da horticultura. A empresa Transporta utilizou o veículo para entregas ao domicílio como parte do seu serviço de entregas de curto raio de ação, e o fornecedor de energia REN para transporte dentro das suas instalações industriais de armazenamento de gás situadas nas cidades de Sines e Pombal. E por fim, a Canter E-Cell ajudou o serviço postal nacional, CTT, com os transportes entre os seus centros de distribuição nas cidades de Lisboa e Coimbra.
As conclusões desta experiência foram apresentadas na cerimónia de encerramento dos testes em operadores portugueses com as oito unidade do Fuso Canter E-Cell. O evento decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, e contou com a presença do Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, Paulo Portas, de representantes de autoridades governamentais, de clientes, bem como da administração da Mitsubishi Fuso Truck Europe e da Daimler Trucks.“O projeto Mitsubishi Fuso Canter E-Cell é um grande exemplo de inovação e colaboração entre o governo Português, as suas agências e a Daimler Trucks”, afirmou Marc Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e responsável máximo da Daimler Trucks Asia. O governo Português co-financiou o projeto de pesquisa através do IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação.
“O veículo sublinha o nosso compromisso de pensar no futuro e desenvolver soluções de transporte sustentáveis e fiáveis para o benefício dos nossos clientes e da sociedade em geral. Os resultados dos testes provam que estamos no caminho certo. Os clientes que participaram no teste tiveram a experiência de que o Canter E-Cell tem um conceito eficiente e confiável, indo ao total encontro das necessidades dos transportes de entrega urbana”, acrescentou Llistosella. A MFTBC é o centro de competência da Daimler Trucks para a tecnologia híbrida. Baseada nesta experiência, a subsidiária da Daimler foi também responsável pelo desenvolvimento do Fuso Canter E-Cell. Os veículos foram produzidos na fábrica do Tramagal, localizada a cerca de 150 Kms a nordeste de Lisboa. Por Carlos Moura 

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Volkswagen Passat GTE chega no segundo semestre

A SIVA vai introduzir a versão híbrida plug-in do novo Volkswagen Passat no segundo semestre deste ano. A oitava geração da gama Passat está em comercialização no mercado nacional desde o final de outubro de 2014 e vai ser alargada com a versão GTE, que combina um motor a gasolina TSI e um motor elétrico. O Volkswagen Passat GTE irá disponibilizar uma potência de 218 cv e uma autonomia em modo elétrico até 50 quilómetros. O consumo combinado anunciado pela marca é de 1,7 l/100 km.Por Carlos Moura

CaetanoBus ganha prémio de inovação com E.Cobus

A CaetanoBus foi a vencedora da primeira edição do ‘Prémio Inovação NOS’, na categoria “Grandes Empresas”, com o E.Cobus, o primeiro autocarro totalmente elétrico desenvolvido para uso exclusivo nos aeroportos de todo o mundo.
Esta solução assenta na conversão de autocarros de aeroporto COBUS diesel em veículos com um sistema de tração 100% elétrico e um novo design.
Este projeto pretende tirar partido de uma frota de aproximadamente três mil unidades do autocarro de aeroporto Cobus, fabricado na CaetanoBus, que estão em operação um pouco por todo o mundo.
De acordo com Jorge Pinto, CEO da CaetanoBus, “sabemos que há em várias regiões, vários países a direcionar-se para o verde, para uma realidade limpa. Os aeroportos estão muito conscientes disso mas não têm grande campo de manobra porque, tirando as linhas aéreas, o que faz a emissão de CO2 nos aeroportos é o aquecimento dos terminais, a luz e os meios de tração e de transporte”. Sabendo disso,  e tendo em consideração a frota existente, surgiu a ideia de converter parte dessa frota e apresentar uma solução que permitisse colocar veículos convertidos por um custo razoável.
O projeto já foi apresentado em 2013 e começa agora a dar os primeiros resultados. A empresa recebeu recentemente uma encomenda de seis unidades para Estugarda e quatro para Genebra, que serão fornecidas ainda este ano. 
O primeiro autocarro totalmente elétrico do mundo, que beneficia do know-how da CaetanoBus no desenvolvimento e produção dos autocarros Cobus e da tecnologia da Siemens, com soluções para a mobilidade elétrica, permite reduzir aproximadamente 75 por cento do custo com a fatura energética em relação aos autocarros movidos a diesel ou a gás, e diminuir as emissões de CO2. Equipado com baterias de última geração, e dotado de um sistema de armazenamento de energia fiável e seguro, o E.Cobus permite ainda reduzir os custos de manutenção e alcançar as zero emissões diretas sem gerar ruído. Por Carlos Moura