A
Hyundai vai ser a primeira marca a iniciar a produção em série de veículos com
pilha de combustível alimentada a hidrogénio quando lançar no mercado o modelo
ix35 Fuel Cell. O construtor sul-coreano vai começar a produzir aquele veículo
na sua fábrica de Ulsan em dezembro deste ano que, inicialmente, estará
dirigido a frotas de empresas públicas e privadas. A Hyundai tem como objetivo
produzir mil unidades até final de 2015.
A
Hyundai já assinou acordos com algumas cidades da Dinamarca e da Suécia para
distribuir localmente o Hyundai ix35 Fuel Cell às frotas municipais. Para além
de 2015, a Hyundai planeia continuar a produção em série limitada do ix35 Fuel
Cell, com um objetivo de produção de dez mil unidades.
Construído
com tecnologia patenteada, o Hyundai ix35 Fuel Cell é alimentado por
hidrogénio. Uma pilha de células de combustível converte o hidrogénio em eletricidade,
que alimenta o motor de indução elétrica do veículo. A única emissão gerada
pela célula de combustível do Hyundai ix35 é água.
O
Hyundai ix35 Fuel Cell apresenta maneabilidade e desempenho semelhante ao ix35
a gasolina. O ix35 com pilha de combustível pode ser atestado com hidrogénio,
em apenas alguns minutos. Acelera de zero a 100 km/h em 12,5 segundos, regista
uma velocidade máxima de 160 km/h e tem uma autonomia de 588 km sem
reabastecimento. A Hyundai escolheu o ix35 (também conhecido como Tucson em
alguns mercados) como o primeiro veículo para aplicar a sua tecnologia de pilha
de combustível a hidrogénio (Fuel Cell).
Como
o hidrogénio pode ser produzido de várias formas e a procura de veículos é
limitada, o custo do abastecimento de um veículo de hidrogénio é definido
artificialmente e não pelo mercado. Atualmente, o custo na Europa é
aproximadamente equivalente a 10 euros por 100 km percorridos. Um ix35 de pilha
de combustível completamente carregado, leva cerca de 5,6 kg de hidrogénio e
pode percorrer 588 km, o que significa um custo de cerca de 58 euros. O Hyundai
ix35 Fuel Cell está equipado com a tecnologia stop/start, que desliga a pilha
de combustível e conta com a bateria apenas quando o veículo está parado,
minimizando as perdas de energia na condução na cidade. Por Carlos Moura
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