quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Chevrolet vai vender Spark EV na Europa


A Chevrolet anunciou que irá comercializar a versão elétrica do citadino Spark em alguns mercados europeus selecionados a partir de 2014. O Chevrolet Spark EV vai receber um motor elétrico de íman permanente que desenvolve uma potência de 100 kW (130 cv) e um binário de 542 Nm. Segundo a marca norte-americana, aquele propulsor permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 8,5 segundos.
O Spark EV será equipado com um sistema de baterias de iões de lítio, com mais de 20kW/h, que funciona com a ajuda de um sistema ativo de refrigeração e de aquecimento. Graças à sofisticada tecnologia empregue neste sistema de baterias, prevê-se que o Spark obtenha uma das melhores autonomias da sua classe. As baterias foram concebidas para permitir a utilização de corrente alterna normal (AC) com corrente contínua (DC) para carga rápida.
O carregamento a corrente contínua permite que o automóvel recarregue até 80 por cento da sua capacidade em cerca de 20 minutos. Além disso, o sistema de baterias tem capacidade para suportar vários carregamentos rápidos DC diários. O carregamento com corrente alterna (AC) requer entre seis e oito horas, recorrendo a uma tomada de 230V. O cabo de carregamento é fornecido de série com o Spark EV.
O habitáculo do Spark EV dispõe de um painel de instrumentos montado na coluna de direção, que integra um dos dois ecrãs LCD a cores, de sete polegadas e sensíveis ao toque (touch screen). O outro ecrã está alojado na consola central e funciona como interface do sistema de informação e entretenimento (infotainment), dos comandos da climatização, e da gestão dos dados de eficiência energética.
O Spark EV será equipado de série com a tecnologia de ligação ao sistema de áudio Chevrolet MyLink, que permite a ligação de smartphones compatíveis ao rádio com ecrã tátil de alta resolução. O sistema Chevrolet MyLink suporta diversas aplicações selecionadas que permitem aos utilizadores navegar a partir de um smartphone, e sintonizar estações de rádio pela Internet. A assistência à visibilidade traseira no estacionamento está a cargo de uma câmara retrovisora. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário