A Chevrolet anunciou que irá comercializar a versão
elétrica do citadino Spark em alguns mercados europeus selecionados a partir de
2014. O Chevrolet Spark EV vai receber um motor elétrico de íman permanente que
desenvolve uma potência de 100 kW (130 cv) e um binário de 542 Nm. Segundo a
marca norte-americana, aquele propulsor permite uma aceleração dos 0 aos 100
km/h em menos de 8,5 segundos.
O Spark EV será equipado com um sistema de baterias
de iões de lítio, com mais de 20kW/h, que funciona com a ajuda de um sistema
ativo de refrigeração e de aquecimento. Graças à sofisticada tecnologia
empregue neste sistema de baterias, prevê-se que o Spark obtenha uma das
melhores autonomias da sua classe. As baterias foram concebidas para permitir a
utilização de corrente alterna normal (AC) com corrente contínua (DC) para
carga rápida.
O carregamento a corrente contínua permite que o
automóvel recarregue até 80 por cento da sua capacidade em cerca de 20 minutos.
Além disso, o sistema de baterias tem capacidade para suportar vários
carregamentos rápidos DC diários. O carregamento com corrente alterna (AC)
requer entre seis e oito horas, recorrendo a uma tomada de 230V. O cabo de
carregamento é fornecido de série com o Spark EV.
O habitáculo do Spark EV dispõe de um painel de instrumentos
montado na coluna de direção, que integra um dos dois ecrãs LCD a cores, de
sete polegadas e sensíveis ao toque (touch screen). O outro ecrã está
alojado na consola central e funciona como interface do sistema de
informação e entretenimento (infotainment), dos comandos da climatização,
e da gestão dos dados de eficiência energética.
O Spark EV será equipado de série com a tecnologia
de ligação ao sistema de áudio Chevrolet MyLink, que permite a ligação de smartphones
compatíveis ao rádio com ecrã tátil de alta resolução. O sistema Chevrolet
MyLink suporta diversas aplicações selecionadas que permitem aos utilizadores
navegar a partir de um smartphone, e sintonizar estações de rádio pela
Internet. A assistência à visibilidade traseira no estacionamento está a cargo
de uma câmara retrovisora. Por Carlos Moura
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