sexta-feira, 22 de março de 2013

Renault escolheu Portugal para apresentar elétrico ZOE


A Renault escolheu a região da Grande Lisboa, entre Cascais e o Montijo, para a apresentação à imprensa internacional do automóvel totalmente elétrico ZOE. Durante cinco semanas, mais de 700 jornalistas de 25 países de toda a Europa Ocidental, Argentina, Austrália, China, Índia e Marrocos participam numa operação que deverá ter um impacto económico de aproximadamente três milhões de euros, no setor hoteleiro, em recursos humanos e em sistemas de carregamento. Cerca de uma centena de pessoas estão envolvidas na organização de um lançamento que conta com 60 unidades do Renault ZOE para serem conduzidas pelos jornalistas internacionais convidados para conhecerem e ensaiarem o novo modelo elétrico da marca francesa.
A excelência das estruturas hoteleiras, o clima, a beleza da região, a rede viária e a qualidade das infraestruturas de carregamento foram determinantes na escolha da região da Grande Lisboa para a apresentação internacional do Renault ZOE.
Com uma autonomia de 210 quilómetros, o ZOE é o único automóvel equipado com carregador Camaleão. Um carregador, patenteado pela Renault, que é compatível com qualquer nível de potência até 43 kW e que permite o carregamento das baterias, em função da potência disponível, num período de tempo que pode oscilar entre os 30 minutos e as nove horas. Por exemplo, com uma potência de 22 kW, o ZOE carrega-se, em apenas uma hora (80% da bateria). Este nível de potência intermediária preserva melhor a duração da vida das baterias e possui menos impacto na rede elétrica do que uma carga rápida a 43 kW.
No mercado nacional, o Renault ZOE será comercializado em abril com um preço chave na mão a partir de 21.750 euros. Por Carlos Moura 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Novo Nissan Leaf com autonomia de 200 km


A Nissan procedeu a uma atualização do seu veículo elétrico Leaf, que passa a oferecer uma autonomia, em ciclo combinado, de 199 quilómetros, enquanto o tempo de recarga da bateria, com opção de carregador de 6,6 kW, diminui para quatro horas.
 A gama vai passar a estar disponível em três níveis de equipamento – Visia, Acenta e Tekna. A versão de entrada conta com jantes de 16 polegadas com tampões, proteções pretas dos espelhos retrovisores e faróis de halogéneo. A intermédia oferece jantes de liga leve de 16 polegadas, acabamentos de banco em camurça, proteções de espelhos na cor da carroçaria e vidros traseiros de privacidade. A variante mais bem equipada (Tekna) possui bancos em couro, jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis LED, sistema de audio Bose e AVM. Em termos de equipamento de segurança de série, as três versões possuem airbags de cortina, dianteiros e laterais, ABS e EBD com a assistência à travagem e programa eletrónico de estabilidade (ESP).
O novo Nissan Leaf recebeu um grupo motopropulsor novo e totalmente integrado que reúne pela primeira vez o conjunto do carregador, o inversor e o motor. Montado como sistema único, tem por base um motor síncrono de resposta rápida de 80 kW CA alimentado por baterias de iões de lítio de 48 módulos compactos desenvolvidas pela Nissan, montadas sob a área do habitáculo para baixar o centro de gravidade e otimizar o comportamento dinâmico. O carregador foi deslocalizado da traseira para a dianteira, o que permitiu aumentar a capacidade da bagageira em 40 litros, para 370 litros.
Em termos dinâmicos, o novo Leaf oferece uma condução mais agradável para os padrões europeus devido às alterações no chassis, direção e travões, um desenvolvimento a cargo da equipa de engenharia do Centro Técnico da Nissan Europa (NTCE), em Cranfield, Reino Unido.
Uma das principais alterações ocorreu nas afinações dos amortecedores, com o objetivo de reduzir a flutuação e proporcionar uma condução mais ágil e dinâmica, sem com isso afetar o conforto de condução. Foi reforçado o “peso” do sistema de direção, para adequar a sensibilidade ao gosto Europeu, ao mesmo tempo que o desempenho dos travões foi melhorado de modo a torná-los mais progressivos na sua ação, aumentando também a recuperação de energia.
Foram também implementadas modificações no modo de condução Eco. A nova configuração ‘B' na transmissão aumenta a travagem renegerativa durante a desaceleração, enquanto o botão ‘Eco' separado no volante amplia a autonomia de condução, alterando o mapeamento do acelerador, para desencorajar uma aceleração rápida. Os dois sistemas podem ser operados de forma independente entre si, ao contrário do que acontecia no Leaf original. Por Carlos Moura