quinta-feira, 7 de março de 2013

Novo Nissan Leaf com autonomia de 200 km


A Nissan procedeu a uma atualização do seu veículo elétrico Leaf, que passa a oferecer uma autonomia, em ciclo combinado, de 199 quilómetros, enquanto o tempo de recarga da bateria, com opção de carregador de 6,6 kW, diminui para quatro horas.
 A gama vai passar a estar disponível em três níveis de equipamento – Visia, Acenta e Tekna. A versão de entrada conta com jantes de 16 polegadas com tampões, proteções pretas dos espelhos retrovisores e faróis de halogéneo. A intermédia oferece jantes de liga leve de 16 polegadas, acabamentos de banco em camurça, proteções de espelhos na cor da carroçaria e vidros traseiros de privacidade. A variante mais bem equipada (Tekna) possui bancos em couro, jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis LED, sistema de audio Bose e AVM. Em termos de equipamento de segurança de série, as três versões possuem airbags de cortina, dianteiros e laterais, ABS e EBD com a assistência à travagem e programa eletrónico de estabilidade (ESP).
O novo Nissan Leaf recebeu um grupo motopropulsor novo e totalmente integrado que reúne pela primeira vez o conjunto do carregador, o inversor e o motor. Montado como sistema único, tem por base um motor síncrono de resposta rápida de 80 kW CA alimentado por baterias de iões de lítio de 48 módulos compactos desenvolvidas pela Nissan, montadas sob a área do habitáculo para baixar o centro de gravidade e otimizar o comportamento dinâmico. O carregador foi deslocalizado da traseira para a dianteira, o que permitiu aumentar a capacidade da bagageira em 40 litros, para 370 litros.
Em termos dinâmicos, o novo Leaf oferece uma condução mais agradável para os padrões europeus devido às alterações no chassis, direção e travões, um desenvolvimento a cargo da equipa de engenharia do Centro Técnico da Nissan Europa (NTCE), em Cranfield, Reino Unido.
Uma das principais alterações ocorreu nas afinações dos amortecedores, com o objetivo de reduzir a flutuação e proporcionar uma condução mais ágil e dinâmica, sem com isso afetar o conforto de condução. Foi reforçado o “peso” do sistema de direção, para adequar a sensibilidade ao gosto Europeu, ao mesmo tempo que o desempenho dos travões foi melhorado de modo a torná-los mais progressivos na sua ação, aumentando também a recuperação de energia.
Foram também implementadas modificações no modo de condução Eco. A nova configuração ‘B' na transmissão aumenta a travagem renegerativa durante a desaceleração, enquanto o botão ‘Eco' separado no volante amplia a autonomia de condução, alterando o mapeamento do acelerador, para desencorajar uma aceleração rápida. Os dois sistemas podem ser operados de forma independente entre si, ao contrário do que acontecia no Leaf original. Por Carlos Moura

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