O
primeiro Focus Electric saiu da linha de produção da fábrica da Ford em
Saarlouis, na Alemanha, sendo o primeiro veículo totalmente elétrico da marca
norte-americana a ser construído na Europa. Desenvolvido como veículo global “One
Ford” vem equipado com um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio que
desenvolve uma potência de 145 cv. Cada Focus Electric dispõe de um carregador
de 6,6 kW totalmente integrado que pode proporcionar uma autonomia de 100 km
com un carregamento de duas a três horas, a partir de uma fonte de alimentação
de 32 A. Uma carga completa de três a quatro horas permite uma autonomia até
162 km. Será de referir que a velocidade máxima do Ford Focus Electric está
limitada eletronicamente a 135 km/h.
O
Focus Electric apresenta uma nova interface denominada ‘SmartGauge’ que calcula
e exibe a autonomia com base na energia existente, a utilização do veículo
específica do condutor através das informações de aceleração e travagem, e o
uso de acessórios, tais como sistemas de áudio e controlo climático.
A
motorização do Focus Electric utiliza a travagem regenerativa para capturar até
95 por cento da energia cinética, normalmente perdida durante a travagem,
enquanto o recurso inovador ‘Break Coach’ incentiva a travagem gradual para
ajudar a recuperar mais energia para a bateria.
A
Ford investiu 16 milhões de euros para integrar a produção do Focus Electric
diretamente na linha de produção do Focus em Saarlouis, oferecendo a
flexibilidade para reagir à procura do mercado, com o aumento ao volume de
produção. Este modelo começou a ser fabricado na América do Norte em dezembro
de 2011 e as unidades produzidas em Saarlouis chegarão ao mercado europeu a partir
de julho deste ano. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário