Audi
venceu as 24 Horas de Le Mans com um carro híbrido e tração quattro, pela
segunda vez consecutiva, continuando assim a sua história de sucesso única na
corrida de resistência mais importante do mundo. A vitória foi conquistada por
Loïc Duval (F), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (GB). Doze triunfos
em 15 presenças em Le Mans.
O
décimo segundo triunfo para a marca dos quatro anéis em Le Mans foi um dos mais
difíceis e disputados de sempre. Após uma mudança recente na regulamentação, os
três Audi R18 e-tron quattro foram capazes de percorrer, em média, duas voltas
menos com um depósito de combustível (58 litros) que a sua principal rival
Toyota (68 litros). Os pilotos da Audi tiveram que compensar os pit stops
adicionais realizando tempos de volta mais rápidos. O que veio a acontecer e,
em algumas fases da corrida, debaixo condições
meteorológicas bastante adversas, o que aumentou extremamente a dificuldade à
condução dos pilotos.
Os
três Audi R18 e-tron quattro que são equipados com um eixo dianteiro de
acionamento elétrico foram os veículos mais rápidos ao longo de toda a corrida,
bem como os mais eficientes: a vitória no Michelin Green X Challenge, uma
competição reservada aos protótipos “mais limpos”, mais rápidos e mais
eficiente pertenceu aos carros da marca de Ingolstadt e Neckarsulm.
A
décima segunda vitória da Audi em Le Mans foi conquistada pelo carro número 2,
o Audi R18 e-tron quattro repartido por Loïc Duval (França), Tom Kristensen
(Dinamarca) e Allan McNish (Escócia), que tinha já assegurado a pole position. O
vitorioso Audi R18 e-tron quattro percorreu as 24 horas sem o menor problema
técnico. Duval / Kristensen / McNish assumiram a liderança às 21h 43m da noite
de sábado, nunca cedendo o comando até à bandeirada de chegada. Os três pilotos
da Audi alcançaram a importante vantagem de uma volta sobre a Toyota segundo
classificado de uma forma constante e progressiva, mesmo em condições
parcialmente caóticas com chuva torrencial. Por Carlos Moura
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