A
BMW apresentou a versão definitiva do veículo elétrico i3, numa cerimónia que
decorreu simultaneamente em Nova Iorque, Londres e Pequim. A primeira proposta
da marca alemã para o segmento recebeu algumas inovações tecnológicas
significativas, caso da célula dos passageiros construída em fibra de carbono e
chassis em alumínio. O objetivo era estabelecer uma nova referência no domínio
da utilização de materiais leves mas resistentes. Com uma tara de 1.195
quilogramas é mais leve do que a maioria dos veículos do segmento compacto,
oferecendo, no entanto, espaço mais que suficiente para quatro ocupantes.
O
BMW i3 recebeu baterias de iões de lítio que permite alimentar um motor
elétrico que desenvolve uma potência de 125 kW/170 cv e um binário máximo de
250 Nm, que está imediatamente disponível no arranque. A marca alemã anuncia
uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e uma velocidade máxima
limitada a 150 km/h por motivos de eficiência. A autonomia do veículo oscila
entre os 130 e os 160 km. Em opção está disponível um sistema de extensão de
autonomia, que mantém a carga da bateria de iões de lítio num nível constante
sempre que desça de um valor especificado. Neste caso a alimentação é garantida
por um motor a gasolina de dois cilindros de 34 cv que é montado junto ao motor
elétrico por cima do eixo traseiro. Como resultado, a autonomia máxima do
veículo aumenta para cerca de 300 km.
O
BMW i3 vai ser lançado na Alemanha e noutros mercados europeus em novembro deste
ano. O preço base na Alemanha será de 34.950 euros, valor que sobe para os
39.450 euros caso venha com a opção de extensão de autonomia. A marca alemã
refere que, para um período de três anos, o custo de exploração do i3 será 40 por
cento inferior ao do 320dA.
Segundo
a BMW, o mercado global de veículos elétricos está a revelar uma tendência
positiva. No ano passado foram matriculados cerca de 93 mil veículos elétricos em
todo o mundo, valor que deverá subir para 150 mil unidades em 2013. Por Carlos Moura
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