A
Renault iniciou a comercialização do modelo elétrico ZOE no mercado nacional,
que está disponível a partir de 21.275 euros e com aluguer de bateria a partir
de 79 euros por mês. Com um comprimento exterior de 4,08 metros e lotação de
cinco lugares vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de
65 kW (88 cv) e um binário de 220 Nm, sendo alimentado por uma bateria de iões
de lítio que possui uma capacidade de 22 kWh. As prestações anunciadas pela
marca são uma autonomia superior a 210
km e uma velocidade máxima de 130 km/h.
A
maior autonomia deve-se ao sistema ‘Range OptimiZE’ que reúne três inovações
técnicas: sistema de travagem regenerativo de
nova geração, que permite o carregamento das baterias sempre que se pressiona o
pedal do travão ou simplesmente se desacelera; uma bomba de calor que reduz,
significativamente, as disparidades de autonomia durante as estações de frio e
calor; pneus Michelin Energy TM E-V, que combinam poupança de energia, segurança
e durabilidade, e que foram concebidos para reduzir as grandes perdas de
energia associadas ao atrito durante a aceleração brusca dos automóveis elétricos.
Para
alimentar a bateria, a Renault desenvolveu um carregador denominado ‘Camaleão’,
que se adapta à potência disponível, monofásica ou trifásica, até 43 kW. O ZOE
pode carregar até 80 por cento da bateria em 30 minutos. A marca refere que o ‘Camaleão’
permite carregar o veículo em três níveis de potência variáveis, como por
exemplo a 11 kW (em cerca de duas horas) ou 22 kW (80 por cento da bateria num
carregamento de uma hora).
Os
carregamentos fora dos postos públicos deverão ser efetuados através de uma ‘Wall-Box’,
um equipamento que, na fase de lançamento, é oferecido e montado pela Renault
em casa ou no local de trabalho do cliente.
O
Renault ZOE oferece ainda a possibilidade ao proprietário de aceder à
informação ou mesmo interagir com o automóvel através de um ‘smartphone’ ou de
um computador, designadamente para ligar ou programar a climatização, iniciar o
carregamento das baterias ou programar os horários dos carregamentos.
No
mercado nacional, o Renault ZOE está disponível em três níveis de equipamento:
Life, Zen e Intens. Todas as versões contam com airbag duplo, sistema de
travagem ABS com sistema de travagem de emergência, controlo eletrónico de
estabilidade (ESP), tração (ASR) e subviragem (CSV), repartição eletrónica de
travagem (EBD), regulador-limitador de velocidade, sistema auxiliar de arranque
em subida (Hill Holder), ar condicionado, cartão Renault tipo telecomando, ZE
Voice (avisador para peões em circulação diurna), Renault R-Link (tablet multimédia
integrado), sistema de navegação Carminat TomTom. Por Carlos Moura
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