O operador alemão de transportes públicos Braunschweiger
Verkehr colocou ao serviço comercial o primeiro autocarro elétrico equipado com
um sistema de carga por indução para carregar as baterias. O veículo foi
fabricado pela Solaris, enquanto a tecnologia de carregamento automático sem
fios, denominada PRIMOVE, foi desenvolvida pela Bombardier.
O sistema foi estreado num autocarro elétrico standard de 12
metros que efetua a carreira M19 no centro da cidade de Braunschweig. Em outubro
irão entrar em operação quatro autocarros articulados de 18 metros, também
equipados com a tecnologia carregamento rápido sem fios PRIMOVE e as novas
baterias de elevado rendimento PRIMOVE. Com uma potência de 200 kW, o sistema
carrega as baterias em poucos segundos, permitindo ao autocarro percorrer a
distância até à paragem seguinte.
Antes de entrar em serviço comercial com passageiros, o
autocarro de 12 metros esteve em testes durante várias semanas para que o todo
o sistema PRIMOVE fosse aprovado pela entidade certificadora TÜV SÜD. Os
ensaios incluíram 280 ciclos de carga, cerca de três mil quilómetros
percorridos em modo elétrico e vários testes de segurança elétrica e emissão
eletromagnética.
Para os passageiros, o sistema PRIMOVE é praticamente
inaudível e invísivel. Os autocarros elétricos não só são mais silenciosos do
que os de combustão, como também aceleram mais suavemente. As placas de carga
do sistema Primove estão revestidas por cimento e foram instaladas por baixo do
piso na estação de recolha ou em algumas paragens selecionadas. A instalação
elétrica principal também foi integrada no chão nas paragens dos autocarros.
O projeto-piloto que está a decorrer na cidade alemã de
Braunschweig conta com a participação de entidades como a Braunschweiger
Verkehrs, a Bombardier, a Universidade Técnica de Braunschweig, a BS Energy. O
financiamento é assegurado pelo ministério alemão dos Transportes e
Infraestruturas Digitais.
Os
autocarros elétricos fabricados pela Solaris são totalmente carregados durante
a noite na estação de recolha. Uma carga rápida das baterias durante os dez
minutos de intervalo na paragem terminal da carreira é suficiente para
assegurar uma operação suave do autocarro elétrico de 12 metros numa carreira que
tem uma extensão de 12 quilómetros. O autocarro articulado de 18 metros exige
mais energia, pelo que receberá cargas adicionais durante alguns segundos em
duas das paragens intermédias da carreira. A Bombardier acredita que este
conceito de carga à medida assegura a maior vida útil à bateria e uma operação
sem interrupções nem emissões. Por Carlos Moura
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