A CaetanoBus está a desenvolver uma plataforma de autocarro
urbano elétrico, que poderá ser alimentado por um sistema de baterias ou por ‘fuel
cell’, recebendo para o efeito depósitos de hidrogénio no tejadilho. A
informação foi adiantada por José Costa, diretor de Desenvolvimento da
CaetanoBus, durante o evento ‘Hydrogen Fuel Cells Bus Seminar’, que decorreu em
Lisboa, no dia 27 de junho. O protótipo será apresentado em junho de 2015 e
consistirá num autocarro de tipologia urbana, com um comprimento de 12 metros,
uma largura de 2,5 metros, uma altura inferior a quatro metros e um peso bruto
de 18 toneladas. O veículo terá uma lotação até 75 passageiros. O autocarro
estará disponível numa versão puramente elétrica, equipada por baterias de iões
de lítio (à semelhança do Cobus 2500 EL ou do e-Cobus), sendo a alimentação
efetuada por ligação elétrica, ou uma versão ‘fuel cell’, com depósitos de
hidrogénio e sistema de pilha de combustível montados no tejadilho do veículo. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário