A Norauto, especialista em centros auto, desenvolveu a sua
própria scooter elétrica, denominada E1, que já está em comercialização no mercado
nacional por um preço de aproximadamente 1.300 euros. O motociclo vem equipado
com uma bateria de chumbo gel de 60 V e um motor elétrico que desenvolve uma
potência máxima de 1.500 W. A A bateria pode ser carregada numa vulgar tomada
doméstica e o custo de energia é inferior a um euro por cada cem quilómetros. A
autonomia média anunciada é de 40 quilómetros e a velocidade máxima de 45 km/h,
o que vocaciona este veículo para uma utilização tipicamente urbana. Por Carlos Moura
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Nissan e-NV200 disponível a partir de 20.300 euros
O Nissan e-NV200 já está em comercialização no mercado
nacional, estando disponível a partir de 20.300 euros (+IVA) na opção aluguer
de baterias. O segundo modelo totalmente elétrico da marca japonesa produzido
em série é proposto como furgão de mercadorias ou como veículo de passageiros
de cinco lugares, nas versões Combi ou Evalia (mais luxuosa).
A versão de veículo comercial ligeiro possui um volume de
carga de 4,2m3 e uma capacidade de carga de 770 kg. O compartimento de carga
permite transportar duas europaletes e está acessível através de portas
deslizantes em ambos os lados e portas traseiras de ampla abertura. Em opção
também está disponível com uma única porta traseira com dobradiça superior -
que asseguram que as operações de carga e descarga são tão simples e fáceis
quanto possível.
O Nissan e-NV200 possui uma autonomia
homologada NEDC de 170 km, que é consideravelmente maior do que a distância
média de condução diária de 100 km em 70 por cento das frotas que utilizam
furgões compactos nos seus negócios. Na Europa, 35 por cento desta categoria de
furgões nunca percorre mais de 120 km por dia, na vida útil do furgão.
A bateria pode ser recarregada durante a noite em apenas oito
horas através de um carregador doméstico de 3,3 kW e 16 amperes, mas este tempo
pode ser reduzido para apenas quatro horas caso se escolha as versões com
carregador de 6,6 kW/32 amperes (opcional) e seja fornecida uma alimentação
adequada.
Alternativamente, um carregador rápido de
50 kW CHAdeMO dedicado poderá recarregar a bateria até 80 por cento da sua
capacidade em apenas 30 minutos - ou menos caso a bateria esteja já parcialmente
carregada - o que significa que a e-NV200 pode "abastecer" as
baterias enquanto está a ser carregado de mercadorias. Por Carlos Moura
Mercedes S 500 Plug-In Hybrid chega em dezembro
O Mercedes-Benz S 500 Plug-In Hybrid já pode ser encomendado
para Portugal, com preços a partir de 126.700 euros. As primeiras unidades
serão entregues em dezembro. Equipado com um motor híbrido a gasolina, extremamente
moderno e com inovações técnicas únicas, permite uma condução em modo elétrico até
33 quilómetros. O S 500 PLUG-IN HYBRID oferece uma potência combinada de 325 kW
(442 cv) e um binário de 650 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2
segundos. O consumo certificado é de 2,8 litros/100 km, o que corresponde
a emissões de 65 g CO2/km. Os principais elementos desta potência
são o V6 biturbo e o inteligente motor híbrido. Sucedendo ao S 400 HYBRID e ao
S 300 BlueTEC HYBRID, o S 500 PLUG-IN HYBRID é o terceiro modelo híbrido do
novo Classe S. A nova bateria de iões de lítio pode ser recarregada
externamente através de uma tomada doméstica.
O sistema autónomo de gestão de energia seleciona a
combinação ideal do motor de combustão interna e do modo elétrico, não só
adaptando a sua estratégia de acordo com o estado de carga da bateria, como
também ajustando-a de acordo com o trânsito ou com a estrada. Mas quem pretender
controlar o funcionamento manualmente pode fazê-lo com a ajuda dos quatro modos
de funcionamento e dos três modos de transmissão para regular o híbrido. O que
é conhecido como acelerador háptico fornece feedback ao condutor sobre o ponto
de arranque do motor de combustão ou assinala através de um impulso duplo
quando deve tirar o pé do acelerador para "velejar" e recuperar
energia. O fluxo de energia é apresentado em todos os estados de funcionamento
no painel de instrumentos e no visor central. POr Carlos Moura