quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Norauto desenvolve scooter elétrica E1

A Norauto, especialista em centros auto, desenvolveu a sua própria scooter elétrica, denominada E1, que já está em comercialização no mercado nacional por um preço de aproximadamente 1.300 euros. O motociclo vem equipado com uma bateria de chumbo gel de 60 V e um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 1.500 W. A A bateria pode ser carregada numa vulgar tomada doméstica e o custo de energia é inferior a um euro por cada cem quilómetros. A autonomia média anunciada é de 40 quilómetros e a velocidade máxima de 45 km/h, o que vocaciona este veículo para uma utilização tipicamente urbana.  Por Carlos Moura

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Nissan e-NV200 disponível a partir de 20.300 euros

O Nissan e-NV200 já está em comercialização no mercado nacional, estando disponível a partir de 20.300 euros (+IVA) na opção aluguer de baterias. O segundo modelo totalmente elétrico da marca japonesa produzido em série é proposto como furgão de mercadorias ou como veículo de passageiros de cinco lugares, nas versões Combi ou Evalia (mais luxuosa).
A versão de veículo comercial ligeiro possui um volume de carga de 4,2m3 e uma capacidade de carga de 770 kg. O compartimento de carga permite transportar duas europaletes e está acessível através de portas deslizantes em ambos os lados e portas traseiras de ampla abertura. Em opção também está disponível com uma única porta traseira com dobradiça superior - que asseguram que as operações de carga e descarga são tão simples e fáceis quanto possível.
 O Nissan e-NV200 possui uma autonomia homologada NEDC de 170 km, que é consideravelmente maior do que a distância média de condução diária de 100 km em 70 por cento das frotas que utilizam furgões compactos nos seus negócios. Na Europa, 35 por cento desta categoria de furgões nunca percorre mais de 120 km por dia, na vida útil do furgão.
A bateria pode ser recarregada durante a noite em apenas oito horas através de um carregador doméstico de 3,3 kW e 16 amperes, mas este tempo pode ser reduzido para apenas quatro horas caso se escolha as versões com carregador de 6,6 kW/32 amperes (opcional) e seja fornecida uma alimentação adequada.
 Alternativamente, um carregador rápido de 50 kW CHAdeMO dedicado poderá recarregar a bateria até 80 por cento da sua capacidade em apenas 30 minutos - ou menos caso a bateria esteja já parcialmente carregada - o que significa que a e-NV200 pode "abastecer" as baterias enquanto está a ser carregado de mercadorias. Por Carlos Moura




Mercedes S 500 Plug-In Hybrid chega em dezembro

O Mercedes-Benz S 500 Plug-In Hybrid já pode ser encomendado para Portugal, com preços a partir de 126.700 euros. As primeiras unidades serão entregues em dezembro. Equipado com um motor híbrido a gasolina, extremamente moderno e com inovações técnicas únicas, permite uma condução em modo elétrico até 33 quilómetros. O S 500 PLUG-IN HYBRID oferece uma potência combinada de 325 kW (442 cv) e um binário de 650 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. O consumo certificado é de 2,8 litros/100 km, o que corresponde a emissões de 65 g CO2/km. Os principais elementos desta potência são o V6 biturbo e o inteligente motor híbrido. Sucedendo ao S 400 HYBRID e ao S 300 BlueTEC HYBRID, o S 500 PLUG-IN HYBRID é o terceiro modelo híbrido do novo Classe S. A nova bateria de iões de lítio pode ser recarregada externamente através de uma tomada doméstica.

O sistema autónomo de gestão de energia seleciona a combinação ideal do motor de combustão interna e do modo elétrico, não só adaptando a sua estratégia de acordo com o estado de carga da bateria, como também ajustando-a de acordo com o trânsito ou com a estrada. Mas quem pretender controlar o funcionamento manualmente pode fazê-lo com a ajuda dos quatro modos de funcionamento e dos três modos de transmissão para regular o híbrido. O que é conhecido como acelerador háptico fornece feedback ao condutor sobre o ponto de arranque do motor de combustão ou assinala através de um impulso duplo quando deve tirar o pé do acelerador para "velejar" e recuperar energia. O fluxo de energia é apresentado em todos os estados de funcionamento no painel de instrumentos e no visor central. POr Carlos Moura