sexta-feira, 27 de junho de 2014

CaetanoBus desenvolve autocarro urbano elétrico

A CaetanoBus está a desenvolver uma plataforma de autocarro urbano elétrico, que poderá ser alimentado por um sistema de baterias ou por ‘fuel cell’, recebendo para o efeito depósitos de hidrogénio no tejadilho. A informação foi adiantada por José Costa, diretor de Desenvolvimento da CaetanoBus, durante o evento ‘Hydrogen Fuel Cells Bus Seminar’, que decorreu em Lisboa, no dia 27 de junho. O protótipo será apresentado em junho de 2015 e consistirá num autocarro de tipologia urbana, com um comprimento de 12 metros, uma largura de 2,5 metros, uma altura inferior a quatro metros e um peso bruto de 18 toneladas. O veículo terá uma lotação até 75 passageiros. O autocarro estará disponível numa versão puramente elétrica, equipada por baterias de iões de lítio (à semelhança do Cobus 2500 EL ou do e-Cobus), sendo a alimentação efetuada por ligação elétrica, ou uma versão ‘fuel cell’, com depósitos de hidrogénio e sistema de pilha de combustível montados no tejadilho do veículo. Por Carlos Moura 

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Toyota vai comercializar automóvel ‘fuel-cell’ no Japão em 2015


A Toyota revelou o design exterior, a carroçaria e alguns detalhes de comercialização, do seu novo Sedan movido a hidrogénio, através da tecnologia de célula de combustível, derivando do concept apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Tóquio 2013. O novo modelo irá ser comercializado no mercado japonês até abril de 2015, estando a decorrer atualmente os preparativos para os lançamentos na Europa e também nos Estados Unidos durante o verão do próximo ano. No mercado nipónico, o Toyota FCV irá ser vendidos nos concessionários da marca, através da rede Toyopet, por um preço aproximado de 50.400 euros. 

Inicialmente, as vendas serão restritas a determinadas regiões nas quais se encontram infraestruturas de abastecimento de hidrogénio em desenvolvimento. Os preços finais na Europa e nos EUA ainda não foram definidos, da mesma forma que a informação detalhada, como como especificações, locais, condições ou objetivos de vendas apenas serão anunciados posteriormente. Por Carlos Moura

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Renault estuda versão híbrida ‘plug-in’ do Master

A Renault está a estudar o desenvolvimento de uma versão híbrida ‘plug-in’ do comercial Master. Em função das necessidades e exigências do mercado de veículos comerciais ligeiros, a marca francesa está a desenvolver uma variante daquela gama, equipada com motores diesel e elétrico. As baterias poderão ser carregadas através do sistema de regeneração / travagem do veículo ou através de um cabo que liga a um ponto de carregamento elétrico. A autonomia em modo elétrico do Master Plug-In será de aproximadamente 15 quilómetros, o que permite aceder à zonas de emissão zero de centros urbanos para descarregar ou carregar mercadoria e utilizar o motor diesel em percursos mais longos. Por Carlos Moura  

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Kia iniciou produção do Soul EV para exportação

A Kia Motors iniciou a produção do modelo Soul EV para comercialização fora da Coreia. As primeiras unidades exportadas têm como destino alguns países europeus. A versão definitiva do Soul EV foi apresentada ao público nos salões automóveis de Chicago e Genebra. Com tração dianteira, o novo derivativo elétrico distingue-se pela grelha maior do que a versão base de combustão, que integra a tomada de carregamento, pormenores específicos na seção dianteira e traseira, faróis de alta intensidade sem sombras, LED à frente e atrás, logótipos “Eco Electric”, jantes de 16 polegadas e pneus de baixa resistência ao rolamento. O Kial Soul EV recebe um motor elétrico com potência de 109 cv e binário de 284 Nm, alimentado por baterias de iões de lítio de 27 kWh. A autonomia situa-se entre os 130 e os 160 km. Por Carlos Moura  

sexta-feira, 6 de junho de 2014

EDP lança oferta comercial para veículos elétricos

A EDP anunciou o lançamento de uma oferta comercial, denominada ‘energy2move’ com descontos para proprietários de veículos elétricos das marcas BMW, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Renault, Smart e Volkswagen.  

O ‘energy2move' contempla assim várias opções: desde o fornecimento de electricidade, de origem renovável, com desconto que pode ir até aos dez por cento em horário nocturno, passando pela oferta de um ano de electricidade gratuita para os clientes que adquirem, em 2014, um automóvel elétrico às marcas parceiras da EDP. 
A promoção será limitada aos primeiros 500 compradores de veículos elétricos daquelas oito marcas. A oferta comercial da EDP prevê ainda a opção pela aquisição de um posto de carregamento ‘charger2move', que possibilita permite aos clientes carregar os veículos eléctricos em casa. Em associação com esta aquisição, os clientes poderão ainda optar pelo ‘re:dy', um sistema de gestão que permite controlar os consumos em casa e no automóvel. Por Carlos Moura

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Faro recebe primeiro minibus elétrico produzido em Portugal

A frota da Rede Próximo – Transportes Urbanos de Faro vai passar a contar com um minibus elétrico, que será o primeiro veículo do seu segmento carroçado em Portugal pela empresa Irmãos Mota. O veículo vai ser apresentado oficialmente no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. O protótipo do minibus totalmente elétrico, que assenta em chassis Iveco Daily A50/ELE, foi desenvolvido especificamente para o seviço de transportes urbanos de Faro, tendo em conta todas as caraterísticas e requisitos necessários à circulação naquela cidade.
Alimentado por três baterias e com funcionamento exclusivamente elétrico, o autocarro Mini Urb Electric terá uma autonomia média de 100 quilómetros e estará a circular no centro urbano da cidade, onde se prevê uma melhor rentabilidade e resultados efetivos ao nível da diminuição de emissões de gases de efeito de estufa e poluição ambiental. O minibus dispõe de uma lotação para 17 passageiros, incluindo 13 lugares sentados, dois em pé e um lugar para passageiro de mobilidade reduzida.

À semelhança das restantes 28 viaturas que compõem a frota do Próximo, também esta reúne todos os requisitos de acessibilidade necessários eliminando, deste modo, as barreiras a passageiros com mobilidade reduzida e facilitando o acesso transversal ao uso do transporte público. Por Carlos Moura