A CaetanoBus está a desenvolver uma plataforma de autocarro
urbano elétrico, que poderá ser alimentado por um sistema de baterias ou por ‘fuel
cell’, recebendo para o efeito depósitos de hidrogénio no tejadilho. A
informação foi adiantada por José Costa, diretor de Desenvolvimento da
CaetanoBus, durante o evento ‘Hydrogen Fuel Cells Bus Seminar’, que decorreu em
Lisboa, no dia 27 de junho. O protótipo será apresentado em junho de 2015 e
consistirá num autocarro de tipologia urbana, com um comprimento de 12 metros,
uma largura de 2,5 metros, uma altura inferior a quatro metros e um peso bruto
de 18 toneladas. O veículo terá uma lotação até 75 passageiros. O autocarro
estará disponível numa versão puramente elétrica, equipada por baterias de iões
de lítio (à semelhança do Cobus 2500 EL ou do e-Cobus), sendo a alimentação
efetuada por ligação elétrica, ou uma versão ‘fuel cell’, com depósitos de
hidrogénio e sistema de pilha de combustível montados no tejadilho do veículo. Por Carlos Moura
sexta-feira, 27 de junho de 2014
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Toyota vai comercializar automóvel ‘fuel-cell’ no Japão em 2015
A Toyota revelou o design exterior, a carroçaria e alguns detalhes de
comercialização, do seu novo Sedan movido a hidrogénio, através da tecnologia
de célula de combustível, derivando do concept apresentado mundialmente no
Salão Automóvel de Tóquio 2013. O novo modelo irá ser comercializado
no mercado japonês até abril de 2015, estando a decorrer atualmente os
preparativos para os lançamentos na Europa e também nos Estados Unidos durante
o verão do próximo ano. No mercado nipónico, o Toyota FCV irá ser vendidos nos
concessionários da marca, através da rede Toyopet, por um preço aproximado de 50.400
euros.
Inicialmente, as vendas serão restritas a determinadas regiões nas quais se
encontram infraestruturas de abastecimento de hidrogénio em desenvolvimento. Os
preços finais na Europa e nos EUA ainda não foram definidos, da mesma forma que
a informação detalhada, como como especificações, locais, condições ou
objetivos de vendas apenas serão anunciados posteriormente. Por Carlos Moura
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Renault estuda versão híbrida ‘plug-in’ do Master
A Renault está a estudar o desenvolvimento de uma versão
híbrida ‘plug-in’ do comercial Master. Em função das necessidades e exigências
do mercado de veículos comerciais ligeiros, a marca francesa está a desenvolver
uma variante daquela gama, equipada com motores diesel e elétrico. As baterias
poderão ser carregadas através do sistema de regeneração / travagem do veículo
ou através de um cabo que liga a um ponto de carregamento elétrico. A autonomia
em modo elétrico do Master Plug-In será de aproximadamente 15 quilómetros, o
que permite aceder à zonas de emissão zero de centros urbanos para descarregar
ou carregar mercadoria e utilizar o motor diesel em percursos mais longos. Por Carlos Moura
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Kia iniciou produção do Soul EV para exportação
A Kia Motors iniciou a produção do modelo Soul EV para comercialização
fora da Coreia. As primeiras unidades exportadas têm como destino alguns países
europeus. A versão definitiva do Soul EV foi apresentada ao público nos salões
automóveis de Chicago e Genebra. Com tração dianteira, o novo derivativo
elétrico distingue-se pela grelha maior do que a versão base de combustão, que integra a tomada de
carregamento, pormenores específicos na seção dianteira e traseira, faróis de
alta intensidade sem sombras, LED à frente e atrás, logótipos “Eco Electric”,
jantes de 16 polegadas e pneus de baixa resistência ao rolamento. O Kial Soul
EV recebe um motor elétrico com potência de 109 cv e binário de 284 Nm,
alimentado por baterias de iões de lítio de 27 kWh. A autonomia situa-se entre
os 130 e os 160 km. Por Carlos Moura
sexta-feira, 6 de junho de 2014
EDP lança oferta comercial para veículos elétricos
A EDP anunciou o lançamento
de uma oferta comercial, denominada ‘energy2move’ com descontos para
proprietários de veículos elétricos das marcas BMW, Mitsubishi, Nissan, Opel,
Peugeot, Renault, Smart e Volkswagen.
O
‘energy2move' contempla assim várias opções: desde o fornecimento de electricidade,
de origem renovável, com desconto que pode ir até aos dez por cento em horário
nocturno, passando pela oferta de um ano de electricidade gratuita para os
clientes que adquirem, em 2014, um automóvel elétrico às marcas parceiras da
EDP.
A promoção será limitada aos primeiros 500 compradores de veículos
elétricos daquelas oito marcas. A oferta comercial da EDP prevê ainda a opção
pela aquisição de um posto de carregamento ‘charger2move', que possibilita
permite aos clientes carregar os veículos eléctricos em casa. Em associação com esta
aquisição, os clientes poderão ainda optar pelo ‘re:dy', um sistema de gestão
que permite controlar os consumos em casa e no automóvel. Por Carlos Moura
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Faro recebe primeiro minibus elétrico produzido em Portugal
A frota da Rede Próximo – Transportes Urbanos de Faro vai
passar a contar com um minibus elétrico, que será o primeiro veículo do seu
segmento carroçado em Portugal pela empresa Irmãos Mota. O veículo vai ser
apresentado oficialmente no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. O
protótipo do minibus totalmente elétrico, que assenta em chassis Iveco Daily
A50/ELE, foi desenvolvido especificamente para o seviço de transportes urbanos
de Faro, tendo em conta todas as caraterísticas e requisitos necessários à
circulação naquela cidade.
Alimentado por três
baterias e com funcionamento exclusivamente elétrico, o autocarro Mini Urb
Electric terá uma autonomia média de 100 quilómetros e estará a circular no
centro urbano da cidade, onde se prevê uma melhor rentabilidade e resultados
efetivos ao nível da diminuição de emissões de gases de efeito de estufa e
poluição ambiental. O minibus dispõe de uma lotação para 17 passageiros,
incluindo 13 lugares sentados, dois em pé e um lugar para passageiro de
mobilidade reduzida.
À semelhança das
restantes 28 viaturas que compõem a frota do Próximo, também esta reúne todos
os requisitos de acessibilidade necessários eliminando, deste modo, as barreiras
a passageiros com mobilidade reduzida e facilitando o acesso transversal ao uso
do transporte público. Por Carlos Moura
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