segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hyundai anuncia produção do ix35 Fuel Cell


A Hyundai vai ser a primeira marca a iniciar a produção em série de veículos com pilha de combustível alimentada a hidrogénio quando lançar no mercado o modelo ix35 Fuel Cell. O construtor sul-coreano vai começar a produzir aquele veículo na sua fábrica de Ulsan em dezembro deste ano que, inicialmente, estará dirigido a frotas de empresas públicas e privadas. A Hyundai tem como objetivo produzir mil unidades até final de 2015.   
A Hyundai já assinou acordos com algumas cidades da Dinamarca e da Suécia para distribuir localmente o Hyundai ix35 Fuel Cell às frotas municipais. Para além de 2015, a Hyundai planeia continuar a produção em série limitada do ix35 Fuel Cell, com um objetivo de produção de dez mil unidades.
Construído com tecnologia patenteada, o Hyundai ix35 Fuel Cell é alimentado por hidrogénio. Uma pilha de células de combustível converte o hidrogénio em eletricidade, que alimenta o motor de indução elétrica do veículo. A única emissão gerada pela célula de combustível do Hyundai ix35 é água.
O Hyundai ix35 Fuel Cell apresenta maneabilidade e desempenho semelhante ao ix35 a gasolina. O ix35 com pilha de combustível pode ser atestado com hidrogénio, em apenas alguns minutos. Acelera de zero a 100 km/h em 12,5 segundos, regista uma velocidade máxima de 160 km/h e tem uma autonomia de 588 km sem reabastecimento. A Hyundai escolheu o ix35 (também conhecido como Tucson em alguns mercados) como o primeiro veículo para aplicar a sua tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio (Fuel Cell).
Como o hidrogénio pode ser produzido de várias formas e a procura de veículos é limitada, o custo do abastecimento de um veículo de hidrogénio é definido artificialmente e não pelo mercado. Atualmente, o custo na Europa é aproximadamente equivalente a 10 euros por 100 km percorridos. Um ix35 de pilha de combustível completamente carregado, leva cerca de 5,6 kg de hidrogénio e pode percorrer 588 km, o que significa um custo de cerca de 58 euros. O Hyundai ix35 Fuel Cell está equipado com a tecnologia stop/start, que desliga a pilha de combustível e conta com a bateria apenas quando o veículo está parado, minimizando as perdas de energia na condução na cidade. Por Carlos Moura

FedEx e Nissan expandem testes com furgão elétrico


A FedEx e a Nissan vão expandir o programa de testes do veículo comercial totalmente elétrico e-NV200 a novos mercados globais, designadamente Singapura, Estados Unidos e Brasil. As duas entidades trabalham juntas desde dezembro de 2011 testando protótipos de comerciais ligeiros elétricos em Londres e em Yokohama. A nova versão do furgão compacto elétrico e-NV200, decorada com gráficos e logotipos Nissan e FedEx, foi apresentada no 64º Salão de Veículos Comerciais de Hannover.
A marca japonesa está na fase final do desenvolvimento do seu segundo veículo de emissões zero produzido em massa, o furgão compacto e-NV200, que pode ser uma solução interessante para aplicações de entregas urbanas.
A Nissan tem trabalhado com a FedEx Express desde Dezembro de 2011 para testar o e-NV200 em operações de distribuição reais, de modo a ajudar a moldar o desenvolvimento deste veículo de entregas compacto 100% elétrico. A FedEx Express opera atualmente 130 veículos totalmente elétricos a nível mundial, o que faz da empresa uma colaboradora ideal para esta iniciativa de pesquisa e desenvolvimento.
Para além dos testes conjuntos, ambas as empresas decidiram alargar a sua cooperação na pesquisa e desenvolvimento de veículos de entregas urbanas e dos softwares associados.
 A Nissan planeia alargar as tecnologias de emissões zero na sua gama de veículos comerciais ligeiros. O e-NV200 será o segundo dos quatro veículos elétricos anunciados pela Nissan, tendo em vista uma produção em massa e sublinhando a liderança da Nissan nesse segmento. O e-NV200 combina o avançado sistema propulsor totalmente elétrico do Nissan Leaf com o espaço, versatilidade e sentido prático do furgão compacto e polivalente NV200. Por Carlos Moura