A Honda vai revelar o protótipo de uma scooter elétrica no
Salão de Tóquio. Trata-se do EV-Cub concept, um veículo elétrico vocacionado
para deslocações pendulares de curta distância, que se carateriza pela facilidade
de manobra e economia de utilização. A bateria encontra-se localizada na parte
central do veículo para facilitar a operação de instalação e remoção. Além
disso, a facilidade de manobra foi alcançada pela concentração da massa do
veículo e do centro de gravidade. Para permitir uma utilização numa gama mais
vasta de ambientes, a própria bateria pode ser retirada e recarregada através
de uma ligação a uma tomada elétrica doméstica. A 44ª edição do Salão de Tóquio
realiza-se entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro. Por Carlos Moura
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Volkswagen lança Passat GTE
A Volkswagen lançou o segundo membro da gama de veículos
híbridos plug-in, o Passat GTE, que se vem juntar ao Golf GTE, que já se
encontra em comercialização no mercado nacional desde meados deste ano. O Passat
GTE recebe um motor a gasolina de injeção direta 1.4 TSI, que desenvolve uma potência
de 156 cv e um motor elétrico de 115 cv. Em conjunto, os dois motores oferecem
uma potência combinada de 219 cv. A bateria de iões de lítio, que alimenta ao
motor elétrico, é recarregada com o veículo em andamento, graças ao sistema de
regeneração da energia de travagem, ou através de uma ligação a um ponto de
carregamento elétrico. O Volkswagen Passat GTE oferece uma autonomia elétrica
até 50 quilómetros. O consumo médio anunciado em modo híbrido é de 1,6 l/100 km
e o consumo energético de 12,2 kWh/100 km. A autonomia total anunciada, com
depósito de combustível de 50 litros e bateria carregada, é superior a 1.100
quilómetros.
O Volkswagen Passat GTE está disponível em duas carroçarias,
berlina e ‘break’, e distingue-se exteriormente da versão convencional pelas
luzes diurnas de LED em forma de C e pela barra azul na grelha dianteira, que
está localizada entre os grupos óticos. O habitáculo inclui um painel de
instrumentos específico, o que disponibiliza informação relativa ao consumo de
energia elétrica e um sistema de informação com um menu para as funções
elétricas e para cada modo de condução. Muitas das funções do Passat GTE podem
ser controladas remotamente através de um smartphone utilizando a app ‘Car-Net
e-Remote’ (opção), como, por exemplo, o nível de carga da bateria, a ativação
do ar condicionado ou a visualização do último lugar onde o veículo foi
estacionado. No mercado alemão, o Passat GTE tem um preço de venda ao público
de 44.250 euros e 45.250 euros, relativos à versão berlina e ‘break’,
respetivamente. Por Carlos Moura
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Dongfeng e Renault vão produzir automóveis elétricos na China
A Dongfeng e a Renault estabeleceram uma parceria para
produção de automóveis elétricos na China.
O primeiro lançamento da nova
empresa DRAC – Dongfeng Renault Automotive Company irá chegar ao mercado em
2017 e será desenvolvido com base na plataforma do Fluence Z.E.
O produto será
construído na fábrica de Wuhan e será comercializado unicamente no mercado
chinês, sob uma marca local da Dongfeng. Por Carlos Moura
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
Caldas da Rainha instala seis postos semirrápidos
A
Câmara Municipal das Caldas da Rainha investiu 50 mil euros na instalação de
seis postos de carregamento semirrápidos, que foram inaugurados na Semana
Europeia da Mobilidade. O total do investimento foi suportado em 85 por cento
por fundos comunitários. Os equipamentos “estão todos localizados na parte
central da cidade, onde as pessoas podem deixar o seu veículo a carregar ou
tratar de assuntos”, afirmou o presidente da autarquia, Tinta Ferreira. “É uma
medida a nível nacional com o objetivo de aumentar o uso de energias
renováveis, de modo a reduzir as emissões de CO2 e contribuir para uma mobilidade mais eficiente do ponto de vista
energético”.
Os
postos de carregamento semirrápidos foram fornecidos pela Magnum Cap e possuem
duas tomadas tipo 2 de 7,4 kW, que permitem efetuar uma carga completa da
bateria em aproximadamente 3 horas e meia, dependendo do veículo. Os equipamentos
são geridos pela Prio e estão ligados à rede pública MOBI.E. Os seis postos foram instalados nas
seguintes localizações: dois equipamentos no Parque de
Estacionamento subterrâneo na Praça 25 de Abril; um
posto junto ao tribunal no exterior da Praça 25 de Abril; um posto na Avenida
1º de Maio; um posto na Rua Francisco Almeida Calado; um posto na Av. da
Independência Nacional. Por Carlos Moura
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Energica Ego apresentada em Portugal
A Zevtech lançou a superbike italiana Energica Ego no nosso
país, tendo a apresentação decorrido nas instalações das ZEEV, em Lisboa. Esta
superbike foi criada pelo grupo italiano CRP, especializado no desenvolvimento
de materiais para o automobilismo – designadamente a Fórmula 1 –, que decidiu
aplicar todo o seu ‘know how’ no desenvolvimento de uma moto desportiva de
elevadas prestações e emissões zero.
Com um peso de apenas 280 quilogramas vem
equipada com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 135 cv e um
binário na versão de equipamento Sport de 195 Nm. Isto permite uma aceleração
dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos e alcançar uma velocidade máxima
de 240 km/h. A autonomia anunciada é de 150 quilómetros.
A bateria pode ser carregada através de uma tomada doméstica, num posto público lento da rede Mobi.E ou num posto público rápido, uma vez que conta, em opção, com um carregador rápido CCS Combo, o qual foi desenvolvido pela EFACEC. Em função do tipo de carregamento, a bateria demora a carregar entre 3h30 e 30 minutos (neste último caso 85 por cento da sua capacidade).
Dependendo do equipamento, a Energica Ego tem um preço de venda ao público entre 33 mil e 37.500 euros. Por Carlos Moura
A bateria pode ser carregada através de uma tomada doméstica, num posto público lento da rede Mobi.E ou num posto público rápido, uma vez que conta, em opção, com um carregador rápido CCS Combo, o qual foi desenvolvido pela EFACEC. Em função do tipo de carregamento, a bateria demora a carregar entre 3h30 e 30 minutos (neste último caso 85 por cento da sua capacidade).
Dependendo do equipamento, a Energica Ego tem um preço de venda ao público entre 33 mil e 37.500 euros. Por Carlos Moura
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Porsche estreia concept Mission E em Frankfurt
A Porsche revelou no Salão Automóvel de Frankfurt o
protótipo do seu primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico, o Mission
E. Com um habitáculo para quatro pessoas, este veículo combina o design
emocional típico da marca com uma impresionante performance. O Mission E vem
equipado com dois motores elétricos síncronos, semelhantes aos utilizados no
Porsche 919 Hybrid que participou nas 24 Horas de Le Mans, que oferecem uma
potência conjunta de 600 cv, permitindo a este veículo registar uma aceleração
dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atingir os 200 km/h em menos de
12 segundos.
O Porsche Mission E dispõe do sistema de tração integral
Porsche Torque Vectoring, que distribui automaticamente o binário por cada uma
das rodas, assegurando uma elevada tração e a motricidade típica de um
automóvel desportivo.
A Porsche refere que o Mission E oferece uma autonomia até
500 quilómetros e acrescenta que é possível recarregar as baterias de iões de
lítio para aproximadamente mais 400 quilómetros de percurso em aproximadamente
15 minutos.
O Porsche Mission E possui um baixo centro de gravidade e
uma distribuição de peso por ambos os eixos para garantir um bom equilíbrio no
chassis. A bateria de iões de lítio está localizada entre os eixos dianteiro e
traseiro. Por Carlos Moura
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Novos smart ED terão motores elétricos da Renault
As versões elétricas (ED) dos novos smart fortwo e forfour
vão ter motores elétricos produzidos pela Renault em França, na fábrica de
Cléon, refere um comunicado conjunto da Daimler e da Aliança Renault – Nissan.
As novas gerações dos smart fortwo e forfour e do Rernault Twingo já estão em
comercialização há cerca de um ano e são os primeiros veículos construídos com
base numa plataforma comum da Daimler e da Aliança Renault – Nissan. As versões
elétricas dos pequenos citadinos da marca smart irão ser equipadas com o mesmo
motor elétrico que é utilizado no Renault ZOE. Por sua vez, as baterias serão
produzidas pela subsidiária da Daimler, a Deutsche ACCUmotive, na fábrica de
Kamenz, na Alemanha. Os novos smart fortwo e forfour deverão chegar ao mercado
no final de 2016. Por Carlos Moura
terça-feira, 15 de setembro de 2015
Portagens gratuitas para veículos elétricos nas autoestradas da Catalunha
Os veículos elétricos estão isentos do pagamento de portagens nas
autoestradas geridas diretamente pela região autónoma da Catalunha. A medida
entrou em vigor no dia 14 de setembro e tem como objetivo incentivar a
circulação de veículos que não produzam gases nocivos para o meio ambiente. Na
Catalunha estão em circulação cerca de 3.100 veículos elétricos, um número
considerado ‘tímido’ por parte das autoridades locais.
Para poderem beneficiar da gratituidade das portagens, os
proprietários dos veículos elétricos devem possuir a certificação de qualidade
de ar ‘veículo ECO’, que é obtido através do registo no portal EcoviaT.
Criado em 2011, aquele portal proporciona um sistema de
descontos que, em função da portagem, chega aos 30 por cento para os veículos
de baixas emissões e para os que efetuam mais de 16 atravessamentos, aumentando
para 40 por cento para os veículos que transportam três ou mais pessoas. A nova
bonificação para os veículos elétricos é de 100 por cento e os seus proprietários
receberam ainda uma acreditação para circulação num corredor dedicado de
transportes públicos, carril bus, da autoestrada C-58.
A Catalunha possui uma rede de carregamento rápido e
semirrápido com mais 600 pontos de acesso público, que é uma das mais densas da
Europa. Por Carlos Moura
BMW i3 EXA: entrada à alemã
Primeira
marca ‘premium’ a entrar no segmento de mercado de veículos elétricos, a BMW
criou uma submarca própria para o efeito, designada ‘i’. A estreia no segmento
coube ao modelo i3, que é proposto em duas versões: ‘Full Electric’, que
oferece uma autonomia entre 130 e 160 quilómetros, e EXA (extensor de
autonomia), que permite percorrer entre 120 e 140 quilómetros em modo elétrico
e mais 120 a 150 quilómetros, com ajuda de um pequeno motor de combustão. A
versão ‘EXA’ está vocacionada para quem sofre da chamada ‘ansiedade de
autonomia’ ou para os utilizadores que nas suas deslocações pendulares
percorram mais de 120 ou 130 quilómetros. Em relação à versão ‘Full Electric’,
o BMW i3 EXA representa um custo adicional de cinco mil euros, além de estar
sujeito ao Imposto Único de Circulação.
A
estreia no mercado não poderia ter corrido melhor para a BMW: o i3 foi o
segundo veículo ‘elétrico’ mais vendido no nosso país no ano passado, perdendo
para o Nissan LEAF por apenas uma unidade. Para o seu sucesso pode apontar-se o
seu design visionário, que chama a atenção. Com uma carroçaria alta e esguia,
dimensões compactas – o comprimento exterior é ligeiramente inferior a quatro
metros –, o BMW i3 não deixa ninguém indiferente. Entre os elementos estéticos marcantes
destaque para a grelha fechada em forma de rim, que inclui um estrutura com
realces em azul, ou os faróis LED em forma de U, os quais representam uma nova
interpretação do design dos faróis da marca. A faixa em preto brilhante, desde
o capot, passando pelo tejadilho, até à traseira, divide visualmente o i3. Os
defletores atrás das rodas traseiras e à frente das dianteiras otimizam a
aerodinâmica. Relativamente à versão totalmente elétrica, a ‘EXA’ distingue-se
apenas por abertura extra para bocal do depósito de
nove litros de gasolina que alimenta o motor de 647.
O caráter inovador do i3 é ainda reforçado pelas portas com
abertura na direção oposta, uma solução que, se, por um lado, facilita o acesso
aos bancos traseiros, pelo outro obriga os ocupantes da frente a terem de tirar
o cinto de segurança (que está fixo às portas) sempre alguém queira entrar para
os lugares de trás.
O habitáculo oferece quatro lugares, mas o assento traseiro corrido
serve apenas para dois ocupantes, uma vez que a parte central está ocupada por
um porta-copos. Destaque para a boa visibilidade proporcionada aos ocupantes
dos lugares traseiros, graças a posição mais elevada dos bancos, que estão
montados por cima da bateria. O interior
é marcado por um ambiente simples e acolhedor, sendo dominado pela utilização
de materiais renováveis. Os principais comandos de condução e do motor do i3
estão localizados num módulo, no lado direito do volante, que além de selecionar
os modos (D – P – N – R), permite ainda ligar e desligar o motor. No centro do
tablier encontra-se um enorme ecrã que possibilita o acesso a todo o tipo de
informação em tempo real, bastando para o efeito girar o botão do sistema
‘iDrive’ que se encontra entre os bancos dianteiros.
O princípio de construção do i3, assente numa célula do
passageiro sobre o chassis em alumínio, traduziu-se num aumento da altura do
veículo e numa posição mais elevada de condução. Por outro lado, a instalação
da bateria sob o piso veio permitir uma diminuição do centro de gravidade, a
redução do rolamento da carroçaria e aumento da aderência.
O comportamento do motor elétrico, que desenvolve uma potência
de 125 kW (170 cv) e um binário de 250 Nm – disponível logo no arranque – tornam a
condução do i3 numa experiência muito agradável. No modo Comfort, a aceleração
é fulgurante – 7,9 segundos dos 0 aos 100 km/h. Para preservar a autonomia da
bateria, a velocidade máxima está limitada a 150 km/h.
Cada carga completa na versão ‘EXA’ permite percorrer entre 120
a 140 quilómetros em modo elétrica e quando esta se esgota o condutor não tem
de chamar o reboque, uma vez que entra em funcionamento um motor a gasolina,
com uma cilindrada de 647 cc e uma potência de 34 cv, que liga automaticamente
quando a carga da bateria atinge o mínimo.
A partir de uma carga de cerca de 75 por cento, o extensor de
autonomia também pode ser ligado manualmente através do iDrive.
Três modos de condução
Para otimizar o consumo de energia, o BMW i3 disponibiliza três
modos de condução: Comfort, Eco Pro e Eco Pro Plus. No primeiro caso, o
utilizador não tem qualquer limitação de prestações; a segunda opção otimiza o
consumo através de uma diminuição do binário máximo no arranque; o terceiro
modo desliga a climatização e limita a veloccidade máxima a 90 km/h. A ativação
dos modos Eco Pro e Eco Pro Plus permite um ganho de autonomia até 20 km/h.
Destaque para o potente sistema de regeneração de energia na fase de
desaceleração, que em alguns casos faz acionar as luzes de ‘stop’.
No contacto realizado com a unidade ensaiada registou-se um
consumo médio de energia de 17,3 kWh/100 km, que confirma os valores entre os
15 e os 18 kWh/100 km anunciados pelo fabricante para um utilizador médio. Isso
traduz-se num custo energético de 2,42 euros, com base na tarifa baixa tensão
EDP. Atestar o depósito de nove litros de gasolina custa cerca de 13 euros, mas
permite duplicar a autonomia total do veículo. Por comparação, o BMW 120d,
aquele que na gama mais aproxima em termos de preço de venda ao público (38.350
euros) e potência (184 cv), apresenta um consumo real (segundo dados da
imprensa especializada) de 6,5 l/100, o que pressupõe um custo de 8,35 euros em
gasóleo para percorrer cem quilómetros. O tempo de carga da bateria situa-se
entre os 30 minutos (80 por cento em modo rápido) e as oito horas (numa tomada
doméstica de 220 V).
Com a
introdução da Lei da Fiscalidade Verde, que possibilita a dedução do IVA pelas
empresas, o BMW i3 EXA constitui uma alternativa interessante e
competitiva face às algumas opções diesel, uma vez que oferece uma maior autonomia total em relação à versão totalmente elétrica. Em termos de custos energéticos
ganha claramente. Quanto ao resto é uma questão de fazer as contas, como diria
um antigo primeiro-ministro.
Ecológico, até nos materiais
O design interior do BMW i3 é proposto em quatro níveis de
acabamento: Atelier, Loft, Lodge e Suite. A unidade ensaiada correspondia ao
nível Lodge, que se carateriza pela carateriza-se pela cor Cassia da pele em
tons terra e os realces em cinza Carum, volante em pele com realce em prata,
frisos interiores em madeira de eucalipto, revestimentos dos estofos que
combinam tecido em lã e e pele com tratamento natural.
No desenvolvimento do i3, os engenheiros da BMW procuram
reforçar o caráter ‘sustentável’ do veículo pela utilização de materiais
recicláveis ou renováveis. Um exemplo consiste no recurso à madeira de
eucalipto, de origem portuguesa, nos frisos interiores das versões ‘Lodge’ e
‘Suite’ e de fibras naturais nos revestimentos laterais. Os estofos, por sua vez,
possuem revestimento em lã ‘Climate Active’, que oferece um equílibrio positivo
entre a temperatura do corpo e a superfície dos bancos, aquecendo menos a
temperaturas elevadas e mais a temperaturas baixas. Esta solução engenhosa
permite economizar energia no arrefecimento ou aquecimento do habitáculo.
Alem disso, os tecidos utilizados nos bancos, no teto e no piso
foram fabricados com recurso a fibras recicladas.
Célula do passageiro em fibra de carbono
Para
otimizar o peso, o BMW i3 possui uma célula do passageiro construída em fibra
de carbono com plástico reforçado. Trata-se de um material leve mas
extremamente rígido que permitiu dispensar o pilar B e facilita o acesso às
duas filas de bancos. A estrutura de carbono, parcialmente visível com as
portas abertas, serve de elemento de ligação entre o exterior e o interior. A
célula do passageiro encontra-se a uma estrutura da carroçaria em alumínio que
alberga o chassis e a cadeia cinemática. Este princípio de construção
possibilita um baixo centro de gravidade do veículo, uma correta distribuição
do peso – a tara do i3 EXA é de 1.315 kg (pesa mais 120 kg do que a versão
‘Full Electric’ –, um interior espaçoso com quatro lugares e uma posição de
condução relativamente elevada.
Muitas opções
Em termos de equipamento de série no mercado nacional, o BMW i3
EXA conta com ar
condicionado, rádio BMW Professional com monitor a cores de 6,5”, design
interior BMW i Atelier, volante em pele, kits mãos livres com interface USB,
desativação do airbag do passageiro frontal, sensores de estacionamento
traseiros, cabo de carregamento, serviços Remote com serviços específicos BMW
i, ‘eCall’ inteligente, jantes de liga leve de 19”. O seu preço base é de
43.250 euros. Por mais 2.900 euros está disponível o pack ‘Comfort Package
Advance’, presente na unidade ensaiada, que oferece volante multifunções,
espelhos interiores e exteriores antiencadeamento, apoio de braço frontal, pack
de arrumação, sensor de chuva e luz, ar condicionado automático, cruise control
com função travão e faróis LED.
O design
interior Lodge é opção, assim como as jantes de liga leve, alarme, carregamento
rápido, sistema de navegação profissional, assistente de condução Plus,
serviços Connected Drive ou a conectividade para aparelhos móveis, Bluetooth e
USB, elevando o preço da unidade ensaiada para 60.670 euros.
BMW i3
EXA em números
Preço
Base: 46.150. euros (versão Comfort Package Advanced)
Preço
com opções: 60.670 euros
Custo
energia / 100 km: euros
Autonomia bateria: 120 a 150 km
Autonomia
com extensor de bateria: 120 a 150 km
Ficha
técnica
Motor Elétrico síncrono
Binário 250 Nm
Motor
combustão 647 cc
Potência 34 cv/4.300 rpm
Binário 55 Nm/4.300 rpm
Bateria Iões de lítio
Capacidade 18,8 kW
Peso 1.315 kg
Comp/larg/alt
(m) 3,99/1,75*/1,58
Aceleração
0-100 km 7,9s
Veloc.
Max 150 km/h
Autonomia 120 a 150 km (elétrico)
120 a 150 km (extensor)
Tempo de
recarga 30 min a 8 horas
*2.03
com espelhos
Governo russo obriga à instalação de pontos de carregamento nas estações de serviço
O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, assinou um
decreto que estabelece a obrigatoriedade para a instalação de pontos de
carregamento para veículos elétricos em todos os postos de abastecimento de
combustível até novembro de 2016.
A medida tem como objetivo aumentar a produção e a
utilização de mais veículos ‘amigos’ do ambiente, que se têm revelado pouco
populares junto dos russos. Até agora só se venderam 500 veículos elétricos no
mercado russo, desde 2011. A ausência de incentivos para a aquisição de veículos
elétricos, ao que se junta o elevado preço de venda ao público e a redução da
autonomia para 70 a 80 quilómetros durante o inverno devido a uma maior
necessidade de aquecimento interior dos automóveis são alguns dos factores que
explicam a fraca implantação de veículos elétricos na Rússia. Por Carlos Moura
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Renovado Mitsubishi Outlander PHEV chega em 2016
A Mitsubishi vai iniciar a comercialização do renovado Outlander
PHEV no início de 2016. O Grupo Bergé, que agora detém a representação da marca
japonesa em Portugal, prevê que a versão híbrida plug-in do modelo Outlander
tenha um preço a partir de 35 mil euros sem IVA, valor que sobe para os 44 mil
euros já com o IVA. O Outlander PHEV não terá alterações mecânicas relativamente
ao modelo atualmente em comercialização, continua a oferecer uma lotação de
cinco lugares e mantém a homologação Classe 1 nas autoestradas, mesmo sem Via
Verde.Por Carlos Moura
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Nissan aumenta autonomia do LEAF até 250 km
A Nissan anunciou a introdução de uma bateria com 30 kWh de capacidade que permite aumentar a autonomia do LEAF até 250 quilómetros.
A nova bateria é o ponto forte de uma atualização do produto
que tem como objetivo reforçar a posição do Nissan LEAF como o veículo elétrico
mais capaz e prático do mundo. O presidente da Nissan Europe, Paul Wilcox,
refere que o “LEAF, o veículo elétrico mais vendido do mundo, ficou ainda
melhor. Com uma autonomia até 250 quilómetros abre um novo mundo a milhares de
condutores em toda a Europa que, até agora, ainda não estavam totalmente
confiantes nas capacidades dos veículos elétricos. Esta autonomia adicional
fará com que o LEAF se torne na primeira escolha para muitos, muitos mais,
condutores”.
O Nissan LEAF com bateria de 30 kWh continuará a ser
produzido na fábrica de Sunderland, estando a sua comercialização prevista para
janeiro de 2016. Esta nova variante será proposta nos níveis de equipamento
Acenta e Tekna, que vão passar a receber o sistema de telemática
NissanConnectEV, que inclui um novo interface e um rádio digital, assim como um
ecrã tátil de sete polegadas, o qual permite aos utilizadores ampliarem e
diminuírem os mapas e mudarem de menús, recorrendo apenas à ponta dos dedos. Os
preços ainda não foram divulgados. Por Carlos Moura
BVG de Berlim testa autocarros Solaris Urbino 12 Electric com carregamento por indução
O operador de transportes públicos de Berlim, BVG, está a
testar quatro autocarros elétricos que são carregados por indução, nos
terminais da carreira. Os veículos estão em operação na linha 204, entre a
estação de Südkreuz e a Universidade Técnica de Berlim. Os autocarros elétricos
foram desenvolvidos e construídos pela Solaris, com base no modelo urbano
Urbino 12, enquanto o equipamento elétrico, incluindo as baterias, é da
responsabilidade da Bombardier. Cada autocarro elétrico possui no teto uma
bateria com uma capacidade de 90 kWh, que é carregada por indução através do
sistema PRIMOVE nos dois terminais da carreira 204, que tem uma extensão de 6,1
quilómetros, demorando cerca de 24 minutos a ser percorrida. A frequência da carreira
é de 20 minutos.
O sistema de indução tem uma potência de 200 kW, o que
permite recarregar as baterias num período de tempo entre quatro e sete
minutos. Os parâmetros dos veículos foram configurados para que nunca fiquem
sem carga enquanto circulam nas movimentadas ruas do centro de Berlim.
Os quatro autocarros Solaris Urbino 12 Electric ao serviço
da BVG foram financiados pelo programa ‘E-Bus Berlin’, o qual conta com um
apoio de 4,1 milhões de euros do Ministério Federal dos Transportes e Infraestruturas
Digitais da Alemanha. A Universidade Técnica de Berlim contribuiu com o suporte
científico.
O Solaris Urbino 12 Electric de Berlim vem equipado com um
motor elétrico assícrono de 160 kW, baterias de tração de iões de lítio PRIMOVE,
com uma capacidade de 90 kWh e 660 V. O veículo tem um peso bruto de 18
toneladas e pode alcançar uma velocidade máxima de 65 km/h. O autocarro pode
transportar até 70 passageiros e possui 33 lugares sentados, além de mais 19
bancos escamoteáveis. Por Carlos Moura
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Toyota apresenta novo Prius em Frankfurt
A Toyota vai apresentar ao público a quarta geração do Prius
no Salão Automóvel de Frankfurt. Segundo a marca japonesa, a nova motorização ‘full
hybrid’ permite a obtenção de melhorias significativas em termos de
economia de combustível em autoestrada, proporcionando uma experiência de
condução muito mais envolvente e consequentemente gratificante. A aceleração é
mais suave e com a nova geração Prius possui uma melhor resposta, sendo
silencioso a velocidades mais elevadas. A transmissão foi refinada para gerar
uma sensação mais linear, entre as rotações do motor e a velocidade final.
Os atributos dinâmicos da nova geração do Toyota Prius derivam da
utilização da primeira aplicação da plataforma Toyota apelidada de Nova
Arquitetura Global da Toyota (TNGA), que foi desenvolvida com vista à aplicação
em vários modelos, destacando-se pelo centro de gravidade mais baixo para
melhorar o comportamento e a estabilidade. Por outro lado, oferece uma maior
liberdade aos designers para criarem um carro com um apelo visual mais rico,
com linhas genericamente mais desportivas e um perfil robusto. A base da TNGA
ajuda também a definir o interior onde reina a "paz de espírito", com
excelente equilíbrio geral no qual se destaca a posição de condução e o
conforto.
O espaço para carga foi igualmente ampliado graças à utilização de
uma bateria do sistema híbrido mais pequena, mas que, por
outro lado, possui maior densidade energética, além de um novo sistema de
suspensão traseira com duplos triângulos sobrepostos - elementos que não
invadem a capacidade da bagageira.
A motorização híbrida (full hybrid) foi submetida a extensas
melhorias para aumentar a eficiência, reduzir o peso e proporcionar
melhor performance. Os vários desenvolvimentos do motor de combustão resultaram
numa eficiência térmica de mais de 40 por cento – a mais alta no mundo para um
motor a gasolina. Outros componentes do sistema híbrido foram reduzidos e
reposicionados para favorecer o aproveitamento do espaço, além de darem o seu
contributo para um centro de gravidade ainda mais baixo. A nova bateria de
hidretos metálicos de níquel é mais compacta, enquanto a sua durabilidade e
desempenho de carregamento foram substancialmente melhorados. Por Carlos Moura
Peugeot revela concept Fractal em Frankfurt
A
Peugeot vai apresentar no Salão Automóvel de Frankfurt o protótipo Fractal.
Trata-se de um coupé urbano elétrico que desenvolve uma potência de 204 cv e
oferece uma autonomia até 450 quilómetros, o que se deve às linhas fluidas, a
um peso de apenas uma tonelada e aos pneus ‘tall & narrow’, de banda de
rolamento estreita. Em termos de prestações, a marca francesa anuncia uma
aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos.
Para
facilitar a utilização urbana, o Peugeot Fractal tem um comprimento de 3,8
metros, sendo a altura ao solo variável de sete a onze centímetros. O
habitáculo recebe tecnologias inovadoras, incluindo o sistema Head-up, com um
ecrã digital diagonal holográfico HD, o pequeno volante tem “touch pads”
integrados e um duplo sistema táctil permitindo gerir as funções e as ambiências
acústicas. No interior, 80 portas das peças que cobrem as superfícies são impressas
em 3D, tal como as superfícies absorventes que guiam o som como num auditório. O sistema de abertura das portas pode ser
gerido à distância por um relógio Samsung Gear S. Por Carlos Moura
terça-feira, 1 de setembro de 2015
Effimarket disponibiliza carregador portátil da Wallbox-ok
A
Efimarket Portugal passou a disponibilizar um carregador portátil para veículos
elétricos e híbridos ‘plug-in’, o SAE J1772 da marca Wallbox-ok. Este
equipamento permite carregar o veículo em qualquer lugar onde exista energia
elétrica e selecionar manualmente a intensidade do carregamento, entre 6A e 32A.
O carregador portátil SAE J1772 pesa cerca de 3,5 quilogramas e possui tomada
de alimentação Mennekes, sendo compatível com múltiplos adaptadores, desde o
monofásico doméstico Schuko de 230V até aos trifásicos de 400V. O carregador
SAE J1772 tem um comprimento de quatro metros e está disponível por 450 euros. Para
uma utilização de uma vulgar tomada doméstica será necessário adquirir também
um adaptador Schuko, que custa 25 euros. Por Carlos Moura
Subscrever:
Mensagens (Atom)