quarta-feira, 30 de março de 2016

Normas de carregamento rápido iguais para autocarros elétricos na Europa

Os principais fabricantes de autocarros elétricos europeus – Volvo, Solaris, Solaris e Irizar – assinaram um acordo que permitirá utilizar a mesma infraestrutura de carregamento desenvolvida pelas empresas ABB, Heliox e Siemens. Este protocolo pretende assegurar um interface entre os autocarros elétricos e a infraestrutura de carregamento, bem como facilitar a introdução de sistemas para estes veículos nas cidades europeias.

A iniciativa marca o início da padronização através do organismo europeu CEN-CENELEC e da organização mundial para a standardização ISO/IEC. Está previsto que as normas comuns sejam implementadas na Europa até 2019 e no ano seguinte no resto do mundo. O acordo, que se antecipa este calendário, procura dar uma solução às cidades europeias que já estão a introduzir sistemas de autocarros elétricos. Por Carlos Moura  

quinta-feira, 24 de março de 2016

UVE apresentada oficialmente em Lisboa


O Museu da Eletricidade Lisboa, foi o local escolhido para a apresentação pública da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. Nascida a 6 de dezembro de 2015 em Coimbra, a associação tem personalidade jurídica e, segundo o presidente do conselho diretivo, Henrique Sánchez, tem como objetivo “ajudar os utilizadores de veículos elétricos e a implementação da rede de mobilidade elétrica no nosso país”. Os 21 fundadores da UVE têm neste momento mais de 1,5 milhões de quilómetros percorridos em modo elétrico e alguns dos utilizadores já têm mais de 150 mil quilómetros percorridos, utilizasndo mais do que um veículo – combinando automóvel e moto – e outros utilizadores já ultrapassaram os cem mil quilómetros num único automóvel.
A Associação UVE pretende impulsionar a mobilidade elétrica através da divulgação de veículos elétricos em comercialização em Portugal, das inovações apresentadas pelo mercado, pela realização de encontros, por conferências e ações de formação sobre a mobilidade elétrica – abordando os veículos, a condução, as baterias e os sistemas de carregamento –, a promoção e infraestrutura de carregamento público e privado, a construção de uma solução política de incentivos públicos.
Na apresentação pública da UVE serviu igualmente para anunciar a data do 4º Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que se realizará em Coimbra, nos dias 4 e 5 de junho. O local escolhido foi a Praça da Canção, na margem poente do rio Mondego.

O programa do evento contou com intervenções do presidente do conselho diretivo da UVE, Henrique Sanchéz, do presidente da GAL (Global Association for Life), Eduardo Rêgo, do vice-presidente da APVE, Robert Stüssi, do secretário-geral da APREN – Associaçlão de Energias Renováveis, e Marco Lopes, membro da direção da UVE. O evento foi encerrado pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que apresentou algumas das orientações do Governo para a mobilidade elétrica, designadamente a finalização da rede piloto, constituída por 1.240 pontos de carga lenta e 50 postos de carga rápida, financiados pelo Fundo Português de Carbono, num esforço financeiro de 1,9 milhões de euros e que deverão estar operacionais até final de 2016, assim como a reabilitação dos cerca de 20 por cento de postos de carregamento da rede MobiE, que deixaram de funcionar. O governante prometeu ainda a publicação para breve da portaria que regulamenta o regime da mobilidade elétrica, designadamente ao nível da comercialiação de energia para veículos elétricos ou o plano da administração pública para aquisição de veículos elétricos, estando prevista a introdução na frota do Estado de 170 viaturas elétricas em 2016, que representarão um investimento de 5,3 milhões de euros. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente referiu ainda o incentivo do Estado ao abate de veículos em fim de vida com mais de dez anos que em 2016 é de 2.250 euros, o qual se prolongará até 2017, voltando a descer para metade. Por Carlos Moura

terça-feira, 22 de março de 2016

GALP converteu primeiros três pontos de carga rápida

A Galp anunciou ter convertido os pontos de carregamento elétrico disponíveis na sua rede em Oeiras, Aveiras e Pombal, que passam a permitir o carregamento em modo rápido de todos os veículos elétricos comercializados em Portugal.
A conversão destes postos, que permitem carregar um veículo em cerca de 30 minutos, foi realizada em parceria com a BMW, a Renault e a Volkswagen, com suporte tecnológico da Efacec.
O aumento significativo de vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in em 2015, triplicando as verificadas no ano anterior, gerou um aumento das taxas de utilização da rede Mobi-E e do respetivo volume de carregamentos.
Em 2015, registaram-se na rede Galp cerca de dez por cento das transações de carga elétrica, tendo a totalidade dos carregamentos efectuados permitido percorrer um total de 116 mil quilómetros.
De acordo com o comunicado divulgado pela Galp, a iniciativa conjunta entre a empresa portuguesa, a BMW, a Renault e a Volkswagen visa criar condições para uma adopção sustentada da mobilidade elétrica, visando ultrapassar barreiras como é o caso da autonomia. As companhias envolvidas têm previstas novas iniciativas quer ao nível de lançamentos de novos modelos de veículos quer no alargamento da infraestrutura da rede elétrica, o que resultará numa maior poupança e em benefícios para os clientes.
Desta forma, a Galp promove mais uma iniciativa que vai ao encontro da dinamização de formas de mobilidade mais sustentáveis, um esforço que no caso da mobilidade eléctrica remonta a outubro de 2010, quando inaugurou na área de serviço de Oeiras, sentido Cascais-Lisboa, o primeiro posto de abastecimento de combustíveis da Europa a disponibilizar um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos.
Como operador energético de referência, a Galp garante promover ativamente a adopção por parte dos seus clientes de soluções de mobilidade mais sustentáveis, o que, além da aposta nos veículos elétricos, passa também pelo desenvolvimento e oferta de gasolinas e gasóleos de qualidade superior, mais eficientes e amigos do ambiente, pelo alargamento da rede de gás propano de petróleo liquefeito (GPL) e pela introdução do gás natural veicular (GNV).

quinta-feira, 17 de março de 2016

UPS introduz centésimo veículo elétrico na frota europeia

A UPS introduziu o centésimo veículo na sua frota de entregas europeia. Com um peso bruto de 3,5 toneladas, o veículo P45E assenta num chassis Mercedes-Benz Sprinter e possui o icónico design do operador norte-americano de transporte expresso. O veículo vai ser utilizado na cidade de Paris, onde as ruas movimentadas exigem o uso de veículos mais pequenos e ágeis.
Este lançamento faz parte do constante esforço da UPS em reequipar veículos a diesel com motores elétricos. Tal medida está em ativo, por exemplo, na Alemanha, onde a UPS tem utilizado carros elétricos de 7,5 toneladas – os chamados P80E – desde 2010.
Depois de oito anos e quase 200 mil quilómetros percorridos a diesel, a frota de veículos elétricos da UPS tem uma grande capacidade de evolução. Reequipados pela ElektroFahrzeuge Schwaben GmbH (EFA-S), a funcionalidade dos veículos é preservada, enquanto o motor elétrico reduz a produção do ruído tornando-os, assim, ideais para o uso nos centros de cidade.
“A UPS tem colaborado com a EFA-S desde 2010, e tem sido uma parceria de grande sucesso,” refere Ralf Eschemann, vice-presidente da área de Automotive da UPS Europa. “A conversão de veículos movidos a diesel para veículos elétricos alarga o tempo de serviço da frota existente, o que nos deixa muito orgulhosos em investirmos em soluções sustentáveis como esta”.

Durante este ano, mais veículos serão reequipados para aumentar a frota de veículos elétricos em vários países da Europa. Este conjunto de ações fazem parte do objetivo da UPS em percorrer mil milhões de milhas (aproximadamente 1.6 mil milhões de quilómetros) a nível global, recorrendo apenas à sua frota tecnologicamente avançada e alternativa ao diesel até ao final de 2017, o que possibilita à empresa reduzir o uso dos convencionais combustíveis fósseis até 12 por cento anualmente. Por Carlos Moura 

terça-feira, 15 de março de 2016

Nissan LEAF 30 kWh já disponível em Portugal

A Nissan iniciou a comercialização da nova versão do LEAF, equipada com bateria de 30 kWh e permite uma autonomia anunciada até 250 quilómetros. Disponível em dois níveis de equipamento – Acenta e Teckna – tem um preço recomendado de venda ao público a partir de 30.300 euros (com aluguer de bateria) e 38.600 euros (com aquisição da bateria).
A nova bateria de 30 kWh permite aumentar a autonomia do LEAF, mas possui as mesmas dimensões interiores que a de 24 kWh, com um aumento de peso de apenas 21 kg. As principais novidades introduzidas pela marca nesta bateria consistiram no recurso a um cátodo de alta velocidade que melhora o desempenho e na alteração da disposição das células. Para a nova bateria de 30 kWh, a Nissan passa a oferecer uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.
Todas as versões Nissan LEAF Acenta e Tekna do ano 2016 estarão equipados com a mais recente evolução do reputado sistema NissanConnect, específico para veículos elétricos da marca, e substitui o Carwings. Uma das várias melhorias do sistema NissanConnect EV é o novo mapa de carregamento que é capaz de indicar quais os postos de carregamento que se encontram disponíveis e quais estão a ser utilizados. Possuindo uma nova interface e recetor de rádio digital, disponibiliza também um ecrã tátil de 7 polegadas que permite aos utilizadores ampliarem e reduzirem mapas e percorrer entre menus apenas com o toque no ecrã.

Para uma avaliação das potencialidades do novo LEAF 30 kWH, a marca organizou um evento, denominado Electric Journey, entre Lisboa e Alenquer, com subida e (descida) à serra de Montejunto, que permitiu comprovar que a autonomia em condições reais de utilização aumentou para mais de 200 quilómetros. Para quem faz percursos menores e não necessita de uma capacidade de bateria tão elevada, a Nissan continua a disponibilizar a versão anterior do LEAF, com 24 kWh de capacidade da bateria, e um preço que venda ao público mais acessível, entre os 24.500 euros (com aluguer de bateria) e os 36.600 euros (com aquisição da bateria). Será de referir que a nova bateria de 30 kWh também passará a estar disponível no modelo e-NV200, que, no entanto, só deverá chegar no final de 2016. Por Carlos Moura 

quarta-feira, 2 de março de 2016

Skoda apresenta híbrido plug-in Vision S em Genebra



A Skoda apresentou o protótipo de um SUV plug-in no Salão Automóvel de Genebra, o Vision S. Este ‘concept’ antecipa a linguagem de design deste tipo de veículos da marca checa, que é claramente influenciado pelo cubismo e a tradição na arte do cristal na Boémia. As linhas são precisas, nítidas e de arestas limpas; a interação distinta da luz e da sombra sobre as superfícies têm um efeito poderoso, acentuado pela cor escolhida: verde Iceland.
Com 4,70 metros de comprimento, 1,91 metros de largura, 1,68 metros de altura e com uma distância entre eixos de 2,79 metros, o Skoda VisionS faz uma declaração ousada na estrada. Utilizando a plataforma transversal modular Matrix do Grupo Volkswagen (MQB), este é o primeiro veículo da marca checa a apresentar seis lugares em três filas de bancos distintas.
O Skoda Vision S vem equipado com um sistema híbrido ‘plug-in’ que oferece uma potência combinada de 225 cv (165 kW), permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos e uma velocidade máxima de quase 200 km/h. O consumo médio anunciado em modo híbrido é de 1,9 l/100 km (ciclo NEDC) e a autonomia em modo elétrico até 50 km.
O motor de combustão interno é um bloco 1.4 TSI com 156 Cv (115 kW) e um binário máximo de 250 Nm. Trabalha em conjunto com um motor elétrico que fornece 40 kW de potência contínua e um binário máximo de 220 Nm. Ao motor elétrico está acoplada uma transmissão automática DSG de seis velocidades, que transfere a potência para as rodas dianteiras. Um segundo motor elétrico com 85 kW e 270 Nm de binário aciona o eixo traseiro. Funciona de forma independente do eixo dianteiro, o que significa que o veículo tem tração inteligente nas quatro rodas, não requerendo nenhum acoplamento mecânico. Os três motores cooperam de forma flexível: o condutor pode optar entre vários modos de condução, desde o motor puramente elétrico, sempre com o objetivo de máxima eficiência. A bateria de iões de lítio com uma capacidade de 12,4 kWh está posicionada à frente do eixo traseiro. Por Carlos Moura