A Embaixada Alemã recebeu a primeira unidade do BMW i3
comercializado em Portugal e é igualmente a primeira em todo o mundo a investir
no veículo elétrico da marca germânica. A chave do automóvel foi entregue pelo
vice-presidente senior do BMW Group, Nicholas Peter, ao representante da missão
diplomática alemã no nosso País, Robert Weber. Este último referiu que “esta
iniciativa pretende mostrar no estrangeiro o empenho do Governo Federal Alemão
na mobilidade sustentável e amiga do ambiente, assim como o progresso técnico
da indústria automóvel no âmbito dos veículos movidos a energias alternativas”.
Por sua vez, o vice-presidente senior do BMW Group adiantou que a “sustentabilidade
e o ambiente são preocupações que fazem parte do ADN da BMW” e acrescentou que “sob
o slogan “Born Electric”, o novo BMW i3 é o primeiro modelo 100 % elétrico do
BMW Group que oferece o típico prazer de condução do BMW, com zero emissões de
CO2”.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Opel baixou preço do modelo Ampera
A
Opel anunciou uma redução do preço do veículo elétrico Ampera para 38.300 euros,
que anteriormente custava mais 7.600 euros. Com esta decisão, a marca alemã
pretende dar um contributo efetivo para o incentivo à utilização de tecnologias
de motorização, que, segundo a Opel, ainda não estão suficientemente
disseminadas.
A
diminuição do preço recomendado de venda ao público deve-se aos progressos a
vários níveis alcançados para este modelo, que vão desde a simplificação de
processos produtivos até à renegociação de compras de componentes.
“O Opel Ampera foi o primeiro automóvel elétrico de uma marca europeia.
Colocando-lhe um preço mais competitivo, estamos a manifestar a nossa intenção
de manter uma estratégia bem definida no que diz respeito à mobilidade
sustentável. Na Opel, queremos continuar a investir na motorização elétrica e
acreditamos num futuro em que os automóveis não produzirão emissões”,
defendeu o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, no Congresso do ZEIT, em Frankfurt,
que reuniu um painel de prestigiados especialistas no tema da mobilidade do futuro.
O Opel Ampera é um automóvel elétrico que consegue alcançar uma
autonomia de 80 quilómetros em modo de funcionamento totalmente elétrico. Isso
oferece mobilidade sem emissões nas deslocações pendulares diárias dentro do
perímetro dos grandes centros urbanos. Se a bateria de 16 kWh do Ampera for
recarregada com eletricidade de fontes renováveis (eólica, durante a noite, por
exemplo), o impacte ambiental é nulo. Uma vez esgotados os 80 km de autonomia
garantidos pela bateria, entra em funcionamento o extensor de autonomia - um
motor 1.4 a gasolina - que aciona um gerador para produzir eletricidade a
bordo, permitindo ao condutor continuar viagem por mais 500 km, sempre com
tração elétrica.
O Opel Ampera foi recentemente distinguido nos prémios ‘eCar’ dedicados
à mobilidade elétrica na categoria ‘First Evergreens’, com base numa eleição
por mais de 13 mil eleitores das publicações especializadas alemãs Auto Bild e
Auto Test. O veículo elétrico com extensor de autonomia da marca alemã foi
selecionado entre 15 concorrentes, tendo sido eleito o ‘Melhor Conceito Geral’
entre os ‘Pioneiros Verdes’ da mobilidade elétrica. Por Carlos Moura
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Nissan vai lançar e-NV200 em 2014
A
Nissan vai introduzir no próximo ano o furgão compacto e-NV200, que será o
segundo veículo Zero Emissões da marca japonesa a ser produzido em série. A
nova proposta irá proporcionar todo o espaço versatilidade e caráter prático do
veículo no qual se baseia – o furgão NV 200 – a que se junta o desempenho do
grupo propulsor no automóvel elétrico Nissan Leaf.
Segundo
a marca japonesa, o e-NV200 proporciona uma forte aceleração e um nível de
ruído excecionalmente baixo, caraterísticas de condução únicas dos veículos elétricos,
sem emissões de CO2. Este veículo comercial 100% elétrico possui um grande
potencial de apoio aos negócios, graças, nomeadamente, a um sistema avançado de
telemática e uma tomada de potência no compartimento de carga, mas acima de
tudo pelo seu invejável custo de operação - uma prioridade para a maioria das
empresas - altamente apelativo quando comparado com o dos tradicionais veículos
comerciais a operar no mercado.
"O
e-NV200 irá disponibilizar o espaço, versatilidade e sentido prático de um
furgão compacto tradicional a diesel ou gasolina, mas com zero emissões de CO2
ou de outros poluentes. Para além disso vai também proporcionar a experiência
de condução notável e única dos veículos elétricos. O e-NV200 representa uma
adição inovadora e entusiasmante à nossa gama de veículos comerciais, que já é
uma das mais amplas de qualquer fabricante global", afirmou Hideto
Murakami, Vice-presidente executivo responsável pela Unidade de Negócio Global
de Veículos Comerciais Ligeiros, da Nissan Motor.
Além do
e-NV200, a Nissan também está a desenvolver um veículo elétrico chassis-cabina
baseado no modelo Cabstar, estando a ser estudados planos de produção para disponibilizar
este veículo comercial cem por cento elétrico de emissões zero. Denominado
e-NT400 poderá entrar em zonas urbanas de emissões zero e o seu funcionamento
quase silencioso permite a sua utilização durante todo o dia, uma vez que não
levanta problemas relacionados com o ruído. Por Carlos Moura
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
BMW introduz ‘scooter’ elétrica C evolution
A
BMW vai introduzir no mercado uma ‘scooter’ elétrica que oferece uma autonomia
até 100 quilómetros. Desenvolvida com base nos modelos C 600 Sport e C 65
0 GT,
com motor de combustão, a nova BMW C evolution recebeu um motor elétrico
síncrono que disponibiliza uma potência de 11 kW (15 cv), com uma potência de
pico de 35 kW (47 cv). A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 120
km. O motor elétrico da nova ‘scooter’da BMW é alimentado por uma bateria de
iões de lítio com uma capacidade de 8 kW que pode ser carregada em qualquer
tomada doméstica. O tempo de carregamento total numa tomada de 220 V é de
aproximadamente quatro horas. A C evolution dispõe de um sistema inteligente de
recuperação da energia de travagem e de desaceleração. A ‘scooter’ elétrica da
BMW oferece quatro modos de condução: Estrada, Eco Pro, Sail e Dinâmico. Por Carlos Mouraquarta-feira, 21 de agosto de 2013
Mercedes-Benz vai apresentar S 500 Plug-In Hybrid
A
Mercedes-Benz vai introduzir uma versão híbrida Plug-in do Classe S 500, que
permite a obtenção de um consumo de 3,0 l/100 km, emissões de 69 gramas de CO2
e uma autonomia em modo elétrico até 30 quilómetros. O Mercedes-Benz S 500
Plug-In Hybrid vem equipado com o novo motor a gasolina V6 de 3,0 litros, que
desenvolve uma potência máxima de 333 cv e um motor elétrico síncrono de 80 kW
(108 cv). O sistema híbrido armazena a energia em baterias de iões de lítio que
podem ser recarregadas a partir de uma fonte externa com recurso a uma entrada
localizada no lado direito do pára-choques traseiro. O motor de combustão pode
ser totalmente desligado do motor elétrico. Outras caraterísticas consistem no
sistema de recuperação da energia de travagem e o sistema de gestão de energia
por antecipação denominado Intelligent HYBRID.
O Mercedes-Benz S 500 Plug-in Hybrid pode funcionar em quatro modos diferentes que são selecionados por um simples botão: Hybrid (com os dois motores – combustão e elétrico), E-MODE (modo totalmente elétrico), E-SAVE (carga completa da bateria reservada para condução posterior em modo totalmente elétrico), CHARGE (a bateria é carregada na condução).
O novo Mercedes-Benz S 500 Plug-in Hybrid vai ser apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt e a sua comercialização terá lugar em 2014. Por Carlos Moura
O Mercedes-Benz S 500 Plug-in Hybrid pode funcionar em quatro modos diferentes que são selecionados por um simples botão: Hybrid (com os dois motores – combustão e elétrico), E-MODE (modo totalmente elétrico), E-SAVE (carga completa da bateria reservada para condução posterior em modo totalmente elétrico), CHARGE (a bateria é carregada na condução).
O novo Mercedes-Benz S 500 Plug-in Hybrid vai ser apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt e a sua comercialização terá lugar em 2014. Por Carlos Moura
terça-feira, 30 de julho de 2013
BMW i3 chega a Portugal em novembro
O
BMW i3, que chega a Portugal em novembro, terá um preço base de 38.250 euros ou
uma renda mensal de 650 euros (para renting de três anos e 45 mil quilómetros).
O preço final inclui os serviços BMW i Service (BSI) e BMW i Add-on Mobility. No primeiro caso
trata-se de um contrato de manutenção com a duração de 5 anos ou 100.000 Km que
inclui a inspeção geral da viatura segundo as instruções BMW i; verificação e
substituição, caso necessário de filtro de ar, microfiltro e líquido de
travões. Nestes contratos está ainda incluída a mão-de-obra.
Por
sua vez, o BMW i Add-on Mobility permite que o proprietário do BMW i3 tenha a
opção de, numa situação em que necessite percorrer distâncias maiores, ter
acesso ao aluguer de uma viatura com motor a combustão. Este serviço está disponível
por dois anos e inclui dez dias/ano de utilização.
O
equipamento de série para o mercado português inclui ar condicionado, rádio BMW
Professional com monitor a cores de 6,5”, design interior BMW i Atelier volante
em pele, kits mãos livres com interface USB, desativação do airbag do
passageiro frontal, sensores de estacionamento traseiros, cabo de carregamento,
serviços Remote com serviços específicos BMW i, ‘eCall’ inteligente, jantes de
liga leve de 19”.
As
baterias de alta tensão têm uma garantia de oito anos ou cem mil quilómetros. O
carregamento poderá ser efetuado de modo normal (AC) e/ou rápido, quer em
postos de carregamento públicos ou em carregamento privado – diretamente através
de uma tomada elétrica convencional (o cabo necessário é fornecido de série) ou
através da Wallbox BMW i, uma solução de carregamento concebida para carregar
em casa ou no escritório. A instalação será requerida à Rede BMW i e montagem
será efetuada por uma empresa certificada e segundo os padrões da marca.
O
BMW i3 será comercializado por dois agentes BMW i (Santogal, em Lisboa e
Caetano Baviera, em Vila Nova de Gaia). A assistência será assegurada por uma
rede de 21 reparadores autorizados da marca alemã. Por Carlos Moura
segunda-feira, 29 de julho de 2013
BMW revelou oficialmente o modelo i3
A
BMW apresentou a versão definitiva do veículo elétrico i3, numa cerimónia que
decorreu simultaneamente em Nova Iorque, Londres e Pequim. A primeira proposta
da marca alemã para o segmento recebeu algumas inovações tecnológicas
significativas, caso da célula dos passageiros construída em fibra de carbono e
chassis em alumínio. O objetivo era estabelecer uma nova referência no domínio
da utilização de materiais leves mas resistentes. Com uma tara de 1.195
quilogramas é mais leve do que a maioria dos veículos do segmento compacto,
oferecendo, no entanto, espaço mais que suficiente para quatro ocupantes.
O
BMW i3 recebeu baterias de iões de lítio que permite alimentar um motor
elétrico que desenvolve uma potência de 125 kW/170 cv e um binário máximo de
250 Nm, que está imediatamente disponível no arranque. A marca alemã anuncia
uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e uma velocidade máxima
limitada a 150 km/h por motivos de eficiência. A autonomia do veículo oscila
entre os 130 e os 160 km. Em opção está disponível um sistema de extensão de
autonomia, que mantém a carga da bateria de iões de lítio num nível constante
sempre que desça de um valor especificado. Neste caso a alimentação é garantida
por um motor a gasolina de dois cilindros de 34 cv que é montado junto ao motor
elétrico por cima do eixo traseiro. Como resultado, a autonomia máxima do
veículo aumenta para cerca de 300 km.
O
BMW i3 vai ser lançado na Alemanha e noutros mercados europeus em novembro deste
ano. O preço base na Alemanha será de 34.950 euros, valor que sobe para os
39.450 euros caso venha com a opção de extensão de autonomia. A marca alemã
refere que, para um período de três anos, o custo de exploração do i3 será 40 por
cento inferior ao do 320dA.
Segundo
a BMW, o mercado global de veículos elétricos está a revelar uma tendência
positiva. No ano passado foram matriculados cerca de 93 mil veículos elétricos em
todo o mundo, valor que deverá subir para 150 mil unidades em 2013. Por Carlos Moura
terça-feira, 23 de julho de 2013
Renault e Nissan venderam 100 mil veículos elétricos desde dezembro de 2010
A
Aliança Renault-Nissan vendeu o seu centésimo milésimo veículo elétrico desde
dezembro de 2010. A unidade que assinala este marco histórico foi entregue a
uma estudante universitária norte-americana.
Os
veículos elétricos da Renault e da Nissan já percorreram cerca de 841 milhões
de quilómetros sem emissões, o que equivale a 20 mil voltas ao planeta. A
economia no consumo total de petróleo foi de 53 milhões de litros e uma
poupança nas emissões de 124 milhões de quilogramas de dióxido de carbono. O
presidente-diretor geral da Aliança Renault-Nissan, Carlos Gosh, acredita que a
“era do veículo Zero
Emissões de grande difusão já começou”, acrescentando que a “ procura deverá
continuar a crescer com o desenvolvimento das infra-estruturas e nós
reafirmamos o nosso compromisso de longo prazo na tecnologia Zero Emissões”.
O Nissan Leaf é o veículo
elétrico mais vendido em todo o mundo, com um total de 71 mil unidades. A
Renault, por sua vez, já comercializou 30 mil unidades desde o lançamento do
seu primeiro modelo, Kangoo ZE, no final de 2011. A marca francesa é líder de
mercado na Europa com uma taxa de penetração de 61 por cento. O Twizy é
atualmente o modelo elétrico mais popular da Renault, com onze mil unidades
vendidas desde o início da sua comercialização na primavera de 2012. Por Carlos Moura
Câmara de Lisboa adjudicou 62 veículos elétricos à Peugeot e à Renault
A
Câmara Municipal de Lisboa adjudicou 62 veículos elétricos para conversão da
sua frota automóvel para viaturas não poluentes. Na sequência de concurso
público, a Peugeot Portugal e a Renault Portugal foram selecionadas para
fornecer, já em agosto, 42 unidades dos modelos elétricos iOn e 20 unidades do
Fluence ZE, respetivamente.
Os
modelos Peugeot iOn e Renault Fluence ZE foram concebidos para utilização
urbana, estando vocacionados para entidades públicas, empresas e particulares.
Entre os seus benefícios destaque para um custo de utilização entre 1,50 e 2,00
euros por cada cem quilómetros e emissões zero de dióxido de carbono por
quilómetro.
No
caso dos 42 veículos da Peugeot fornecidos à Câmara Municipal de Lisboa – que
irão percorrer 80 mil quilómetros no período contratual – e por comparação com
um veículo com motor de combustão com emissões de 100 g/km, a autarquia
consegue evitar emissões totais de 336 toneladas de dióxido de carbono no
espaço de cinco anos. Por Carlos Moura
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Renault iniciou comercialização do ZOE em Portugal
A
Renault iniciou a comercialização do modelo elétrico ZOE no mercado nacional,
que está disponível a partir de 21.275 euros e com aluguer de bateria a partir
de 79 euros por mês. Com um comprimento exterior de 4,08 metros e lotação de
cinco lugares vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de
65 kW (88 cv) e um binário de 220 Nm, sendo alimentado por uma bateria de iões
de lítio que possui uma capacidade de 22 kWh. As prestações anunciadas pela
marca são uma autonomia superior a 210
km e uma velocidade máxima de 130 km/h.
A
maior autonomia deve-se ao sistema ‘Range OptimiZE’ que reúne três inovações
técnicas: sistema de travagem regenerativo de
nova geração, que permite o carregamento das baterias sempre que se pressiona o
pedal do travão ou simplesmente se desacelera; uma bomba de calor que reduz,
significativamente, as disparidades de autonomia durante as estações de frio e
calor; pneus Michelin Energy TM E-V, que combinam poupança de energia, segurança
e durabilidade, e que foram concebidos para reduzir as grandes perdas de
energia associadas ao atrito durante a aceleração brusca dos automóveis elétricos.
Para
alimentar a bateria, a Renault desenvolveu um carregador denominado ‘Camaleão’,
que se adapta à potência disponível, monofásica ou trifásica, até 43 kW. O ZOE
pode carregar até 80 por cento da bateria em 30 minutos. A marca refere que o ‘Camaleão’
permite carregar o veículo em três níveis de potência variáveis, como por
exemplo a 11 kW (em cerca de duas horas) ou 22 kW (80 por cento da bateria num
carregamento de uma hora).
Os
carregamentos fora dos postos públicos deverão ser efetuados através de uma ‘Wall-Box’,
um equipamento que, na fase de lançamento, é oferecido e montado pela Renault
em casa ou no local de trabalho do cliente.
O
Renault ZOE oferece ainda a possibilidade ao proprietário de aceder à
informação ou mesmo interagir com o automóvel através de um ‘smartphone’ ou de
um computador, designadamente para ligar ou programar a climatização, iniciar o
carregamento das baterias ou programar os horários dos carregamentos.
No
mercado nacional, o Renault ZOE está disponível em três níveis de equipamento:
Life, Zen e Intens. Todas as versões contam com airbag duplo, sistema de
travagem ABS com sistema de travagem de emergência, controlo eletrónico de
estabilidade (ESP), tração (ASR) e subviragem (CSV), repartição eletrónica de
travagem (EBD), regulador-limitador de velocidade, sistema auxiliar de arranque
em subida (Hill Holder), ar condicionado, cartão Renault tipo telecomando, ZE
Voice (avisador para peões em circulação diurna), Renault R-Link (tablet multimédia
integrado), sistema de navegação Carminat TomTom. Por Carlos Moura
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Volkswagen vai lançar elétrico e-up!
A
Volkswagen anunciou a comercialização do modelo e-up!, o primeiro veículo
elétrico da marca alemã a ser produzido em grande série. A apresentação ao
público está agendada para o Salão Automóvel de Frankfurt, no início do outono,
e a comercialização em 2014.
O
Volkswagen e-up! constitui o ponto de partida da marca para um novo conceito
aplicado a um automóvel de quatro lugares. Vocacionado para uma utilização
diária é alimentado por um motor elétrico que fornece uma potência máxima de 82
Cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de
130 km/h.
Com
a sua bateria de iões de lítio 18,7 kWh pode percorrer, de acordo com a norma
NEDC, até 160 quilómetros. Isso significa custos de energia impressionantemente
baixos, inferiores a 3 euros para cada 100 quilómetros percorridos.
O
e-up! pode ser carregado com 2,3 kW ligado em qualquer tomada padrão de 230V,
com 3,6 kW através de uma tomada específica montada em casa do proprietário
(por exemplo) ou até 40 kW ao ser ligado a uma estação de carregamento rápido
DC. Neste último caso, a bateria é carregada em 80 por cento em menos de 30
minutos. O ponto de ligação de energia para carregar a bateria está localizado
sob a tampa do depósito de combustível.
Disponível em apenas um nível
de equipamento, o e-up! oferece de série o sistema de navegação “maps+more”,
sistema de ar condicionado Climatronic, display multifunções, para-brisas
aquecido, bancos aquecidos e vidros traseiros escurecidos. Os serviços móveis
online 'Car Net ", que podem ser controlados via smartphone, surgem no
e-up! pela primeira vez e também fazem parte do equipamento de série.
O
interior é caracterizado por bancos cinzento claro com costuras azuis, um
desenho específico para o e-up! O uso intencional de couro e acabamento cromado
transmite uma impressão geral purista, de acordo com o conceito de um veículo
urbano elétrico. Por Carlos Moura
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Audi R18 e-tron venceu 24 horas de Le Mans
Audi
venceu as 24 Horas de Le Mans com um carro híbrido e tração quattro, pela
segunda vez consecutiva, continuando assim a sua história de sucesso única na
corrida de resistência mais importante do mundo. A vitória foi conquistada por
Loïc Duval (F), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (GB). Doze triunfos
em 15 presenças em Le Mans.
O
décimo segundo triunfo para a marca dos quatro anéis em Le Mans foi um dos mais
difíceis e disputados de sempre. Após uma mudança recente na regulamentação, os
três Audi R18 e-tron quattro foram capazes de percorrer, em média, duas voltas
menos com um depósito de combustível (58 litros) que a sua principal rival
Toyota (68 litros). Os pilotos da Audi tiveram que compensar os pit stops
adicionais realizando tempos de volta mais rápidos. O que veio a acontecer e,
em algumas fases da corrida, debaixo condições
meteorológicas bastante adversas, o que aumentou extremamente a dificuldade à
condução dos pilotos.
Os
três Audi R18 e-tron quattro que são equipados com um eixo dianteiro de
acionamento elétrico foram os veículos mais rápidos ao longo de toda a corrida,
bem como os mais eficientes: a vitória no Michelin Green X Challenge, uma
competição reservada aos protótipos “mais limpos”, mais rápidos e mais
eficiente pertenceu aos carros da marca de Ingolstadt e Neckarsulm.
A
décima segunda vitória da Audi em Le Mans foi conquistada pelo carro número 2,
o Audi R18 e-tron quattro repartido por Loïc Duval (França), Tom Kristensen
(Dinamarca) e Allan McNish (Escócia), que tinha já assegurado a pole position. O
vitorioso Audi R18 e-tron quattro percorreu as 24 horas sem o menor problema
técnico. Duval / Kristensen / McNish assumiram a liderança às 21h 43m da noite
de sábado, nunca cedendo o comando até à bandeirada de chegada. Os três pilotos
da Audi alcançaram a importante vantagem de uma volta sobre a Toyota segundo
classificado de uma forma constante e progressiva, mesmo em condições
parcialmente caóticas com chuva torrencial. Por Carlos Moura
terça-feira, 25 de junho de 2013
Renault Twizy agora em versão comercial
A Renault alargou a oferta da família de pequenos
veículos urbanos elétricos com a introdução de uma versão vocacionada para
transporte de mercadorias, o Twizy Cargo. A versão ‘comercial’ deste modelo
oferece uma capacidade de carga de 75 kg e um volume útil de 180 litros na
sequência da substituição do lugar traseiro por um compartimento de carga, que
está acessível através de uma porta que abre num ângulo de 90º. A porta
traseira inclui um sistema de tranca que funciona em associação com a chave de
ignição.
Com um comprimento de 2,3 metros, uma largura de 1,23
metros, a versão ‘comercial’ ligeiro do Twizy está vocacionada para empresas de
entregas urgentes, designadamente operadores expresso, serviços postais ou de
emergência. Em termos de segurança, este veículo compacto oferece as mesmas
caraterísticas de um veículo convencional, incluindo um habitáculo com célula
de proteção, cinto de segurança de quatro pontos e airbag. O Twizy Cargo está
disponível em dois níveis de equipamento – Life 45 e 80 –, e duas motorizações –
5 cv e velocidade máxima limitada a 45 km/h, e 17 cv, com velocidade limitada a
80 km/h. A autonomia anunciada é de 120 km e 100 km, respetivamente. Por Carlos Moura
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Bosch, GS Yuasa e Mitsubishi desenvolvem baterias de iões de lítio
A
Robert Bosch estabeleceu uma parceria com as empresas japonesas GS Yuasa e
Mitsubishi Corportation para o desenvolvimento de uma nova geração de baterias
de iões de lítico com elevada capacidade para veículos elétricos ou híbridos Plug-in.
O objetivo consiste na utilização da gestão avançada das
células e o progresso
na eletroquímica e nos materiais para aumentar consideravelmente o conteúdo
energético. Aqueles avanços permitirão reduzir o peso e a dimensão das baterias,
assim como o aumento da autonomia dos veículos elétricos.
As
três empresas constituíram uma ‘joint-venture’ para a pesquisa e
desenvolvimento conjunto, assim como para apoiar as empresas mãe nas atividades
de marketing e vendas. As operações deverão arrancar no início de 2014 e a sede
irá localizar-se em Estugarda, na Alemanha. A constituição da ‘joint-venture’
está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência. A Bosch terá uma
participação de 50 por cento na nova empresa, enquanto os restantes 50 por
cento serão detidos em partes iguais pela GS Yuasa e a Mitsubishi Corporation. Por Carlos Moura
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Bateria do Nissan Leaf com garantia alargada
A
Nissan reforçou a garantia contra a perda de capacidade de bateria abaixo das
nove barras do indicador de carga para os atuais proprietários do veículo
elétrico Leaf. Com esta expansão, a marca japonesa garante que as baterias de
iões de lítio irão reter pelo menos nove das treze barras que surgem no painel
de instrumentos durante os primeiros cinco anos ou cem mil quilómetros (o que
suceder primeiro) de utilização. O alargamento da garantia atual aplica-se aos
mais de dez mil automóveis deste modelo vendidos na Europa.
Além
da venda do veículo completo, a Nissan também passou a disponibilizar aos
clientes do Leaf a opção de compra ou aluguer da bateria, de forma a reduzir o
custo inicial de aquisição do veículo.
Esta
opção será disponibilizada na maioria dos mercados europeus, com os clientes a
poderem beneficiar da garantia de bateria da Nissan, que garante a bateria
em pelo menos nove das 12 ‘barras’ de capacidade do painel de instrumentos por
um período até cinco anos ou 100 mil quilómetros. As novas possibilidades
de aluguer proporcionam ainda uma maior flexibilidade aos clientes que
ponderam seriamente adotar a mobilidade de emissões zero. De acordo com
Paul Willcox, vice-presidente sénior da Nissan, “o nosso objetivo é oferecer
aos futuros condutores Leaf uma variedade de opções de compra para que possam
escolher o que faz mais sentido para eles. Esta diversidade de opções é
especialmente importante uma vez que cada vez mais pessoas expressam o seu interesse
em conduzir o Nissan Leaf totalmente elétrico”. Em países da zona euro, a
mensalidade inicial do aluguer da bateria de iões de lítio será de 79 euros,
para um contrato de 36 meses com um limite anual de 12.500 quilómetros. Estes
custos incluem as opções de carregamento normal e rápido, um pacote de
assistência em viagem e uma cobertura ‘State of Health’ (estado de
"saúde"). Note-se que os termos do contrato são flexíveis e podem ser
ajustados. Por Carlos Moura
Toyota utiliza tecnologia híbrida nas 24 horas de Le Mans
A
Toyota Motorsport apostou na tecnologia híbrida para lutar pela conquista do
Campeonato Mundial de Endurance 2013 da FIA, que entre outras provas inclui no
calendário as 24 Horas de Le Mans. No Mundial deste ano, a marca japonesa
inscreveu dois carros TS030 Hybrid, que estão equipados por uma motorização
híbrida, que integra a tecnologia de supercondensadores para proporcionar uma
potência adicional de 300 cv aos 530 cv do motor V8, aspirado e a gasolina, de
3,4 litros. O Toyota TS030 Hybrid dispõe de um pack aerodinâmico e um chassis
monocoque otimizados para elevada performance. Por Carlos Moura
Volare-e: o automóvel desportivo elétrico mais potente de sempre
A
empresa espanhola Applus+ IDIADA desenvolveu o automóvel desportivo mais
potente de sempre, o Volare-e. Os seus quatro motores elétricos oferecem uma
potência de 1.000 cv e um binário de 1.000 Nm. As prestações anunciadas referem
uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e uma velocidade
máxima de 300 km/h.
O
Volare-e resultou de um concurso internacional lançado pela Comissão Europeia
para a conceção e desenvolvimento de um automóvel elétrico com caraterísticas
desportivas que fosse comparável ou superior a um automóvel desportivo
convencional. A Applus + IDIADA ganhou o concurso internacional no final de
2012 e em poucos meses conseguiu apresentar um veículo que correspondia e
excedia as prestações exigidas pela Comissão Europeia.
O
Volare-e consiste num veículo coupé de dois lugares e carroçaria em fibra de
carbono assente num chassis de aço e estrutura tubular. Para conseguir aquelas
prestações impressionantes, o veículo recebeu um sistema de tração integral,
enquanto os quatro motores elétricos estão localizados no centro do veículo e
não nos cubos das rodas. Esta solução permite reduzir a transferência de massas
e melhorar o comportamento dinâmico. Para poupar peso, este automóvel
desportivo elétrico recebeu uma bateria de 38 kWh. O veículo recebeu um sistema
de recarga rápida, que permite carregar as baterias num período entre 15 e 20
minutos. O sistema de regeneração ativa da energia de travagem também alimenta
as baterias.
O
Volare-e já foi apresentado formalmente no Circuito da Catalunha, em Espanha,
num evento que contou com a presença do Vice-presidente da Comissão Europeia,
António Tajani. Por Carlos Moura
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Ford iniciou produção do Focus Electric na Europa
O
primeiro Focus Electric saiu da linha de produção da fábrica da Ford em
Saarlouis, na Alemanha, sendo o primeiro veículo totalmente elétrico da marca
norte-americana a ser construído na Europa. Desenvolvido como veículo global “One
Ford” vem equipado com um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio que
desenvolve uma potência de 145 cv. Cada Focus Electric dispõe de um carregador
de 6,6 kW totalmente integrado que pode proporcionar uma autonomia de 100 km
com un carregamento de duas a três horas, a partir de uma fonte de alimentação
de 32 A. Uma carga completa de três a quatro horas permite uma autonomia até
162 km. Será de referir que a velocidade máxima do Ford Focus Electric está
limitada eletronicamente a 135 km/h.
O
Focus Electric apresenta uma nova interface denominada ‘SmartGauge’ que calcula
e exibe a autonomia com base na energia existente, a utilização do veículo
específica do condutor através das informações de aceleração e travagem, e o
uso de acessórios, tais como sistemas de áudio e controlo climático.
A
motorização do Focus Electric utiliza a travagem regenerativa para capturar até
95 por cento da energia cinética, normalmente perdida durante a travagem,
enquanto o recurso inovador ‘Break Coach’ incentiva a travagem gradual para
ajudar a recuperar mais energia para a bateria.
A
Ford investiu 16 milhões de euros para integrar a produção do Focus Electric
diretamente na linha de produção do Focus em Saarlouis, oferecendo a
flexibilidade para reagir à procura do mercado, com o aumento ao volume de
produção. Este modelo começou a ser fabricado na América do Norte em dezembro
de 2011 e as unidades produzidas em Saarlouis chegarão ao mercado europeu a partir
de julho deste ano. Por Carlos Moura
sexta-feira, 14 de junho de 2013
SNCF transporta Nissan Leaf para férias
A
SNCF e a Nissan estabeleceram uma parceria que permite aos utilizadores do
veículo elétrico Leaf irem de férias para o sul de França sem se preocuparem
com a autonomia da bateria, as portagens das autoestradas ou o ‘stress’
provocado pelo trânsito. O acordo prevê o transporte do veículo pelo serviço
Auto-Train da SNCF entre a estação de Bercy, em Paris, e um destino na Riviera
francesa como, por exemplo, Nice. Antes de entrar no comboio, a bateria do
automóvel é carregada num dos equipamentos Quick Charger instalados pela
Nissan.
Uma
família de quatro pessoas que utilizar o serviço SNCF Auto-Train beneficia de
uma tarifa de ida e volta de 235 euros na ligação entre Paris e Nice, uma
viagem que demora cerca de seis horas pelo TGV. O mesmo trajeto de ida e volta
por estrada com um automóvel familiar diesel custa cerca de 350 euros, incluindo
200 euros para combustível e 150 euros para portagens e a viagem demora cerca
de nove horas em cada sentido. Nas restantes ligações, a SNCF proporciona um
desconto de 30 por cento aos proprietários do Nissan Leaf que utilizarem o comboio
para o seu transporte, da família e do veículo elétrico.
O
serviço Auto-Train estabelece a ligação entre Paris e vários destinos europeus,
incluindo Nice, Genebra, Avinhão, Biarritz, Marselha, Tarbes, Narbonne, St.
Raphael, Toulon e Toulouse. Outros serviços europeus servidos pelo Motorail são
Alessandria e Livorno, em Itália, Düsseldorf, na Alemanha, e Hertogenbosch, na
Holanda. Por Carlos Moura
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Audi vai comercializar A3 Sportback e-tron em 2014
A Audi anunciou que vai
comercializar o seu modelo desportivo A3 Sportback com tecnologia híbrida
Plug-in (e-tron) em 2014. Concebido como um híbrido paralelo vem equipado com
um motor de combustão a gasolina 1.4 TFSI de 150 cv (110 kW) e um binário
máximo de 250 Nm que está ligado através de uma embraiagem a um motor elétrico
de 75 kW, o qual se encontra integrado numa transmissão e-S tronic de seis
velocidades com uma nova conceção, que transfere a força motriz para as rodas
dianteiras.
Os dois sistemas de propulsão são
complementares: o motor elétrico estabelece o seu binário máximo desde o
arranque até aproximadamente às 2.200 rpm, enquanto o bloco de combustão TFSI
alcança a sua potência máxima numa faixa de rotações entre as 1.750 e as 4.000
rpm. Como acumulador de energia do Audi A3 Sportback e-tron é utilizada uma
bateria de iões de lítio que, ao ocupar um reduzido espaço, está montada
debaixo do piso do banco traseiro. Esta bateria de alta voltagem, com um
revestimento construído principalmente em alumínio, possui uma capacidade de
8,8 kWh, sendo constituída por oito módulos com um total de 96 células. Um sistema de refrigeração líquida, com
circuito de baixa temperatura assegura o funcionamento da bateria na gama ideal
de temperatura. Esta complexa tecnologia contribui decisivamente para melhorar
a potência e o tempo de vida útil do sistema de propulsão elétrico, funcionando
inclusive com baixas temperaturas exteriores.
O Audi A3 e-tron acelera
de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 222 km/h.
Regendo-se pela norma padrão ECE para automóveis híbridos ‘plug-in’, este
modelo de cinco portas necessita de apenas 1,5 litros de combustível para
percorrer 100 km, o que corresponde a 35 g/km de emissões de CO2. Em modo
elétrico, o Audi A3 e-tron alcança uma velocidade máxima de 130 km/h, com uma
autonomia máxima de 50 km. Por Carlos Moura
terça-feira, 11 de junho de 2013
Hyundai entregou primeiros ix35 Fuel Cell na Europa
A
Hyundai entregou à cidade dinamarquesa de Copenhaga as primeiras 15 unidades do
modelo ix35 com pilha de combustível a hidrogénio que foram fabricados em série
na sua linha de produção. Os veículos foram entregues durante a cerimónia de
inauguração do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio na Dinamarca.
O ix35 Fuel Cell não produz
emissões nocivas de gases de escape, apenas vapor de água, e por isso a sua
utilização vai ajudar a cidade de Copenhaga a atingir o seu objetivo de zero
emissões de carbono até 2025. Desde 2011 que a Hyundai Motor tem vindo a
disponibilizar os protótipos da terceira geração do ix35 com pilha de
combustível numa ampla gama de iniciativas para aumentar a consciencialização
sobre os benefícios do hidrogénio como combustível automóvel, para apoiar o
esforço de estabelecer uma infraestrutura de reabastecimento pan-europeia e
também para demonstrar às organizações públicas e privadas a facilidade do uso
destes veículos no dia-a-dia.
Desde a sua primeira pesquisa
em 1998, a Hyundai Motor tem sido líder mundial no desenvolvimento da
tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio. Esta tecnologia é propriedade
da Hyundai e é desenvolvida no Eco Technology Research Institute, na Coreia. A Hyundai
pretende construir mil unidades do ix35 Fuel Cell até 2015 na sua fábrica em
Ulsan, também na Coreia.
O Hyundai ix35 Fuel Cell está
equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 CV) e regista uma velocidade
máxima de 160 km/h. Os dois tanques de armazenamento de hidrogénio, localizados
entre o eixo traseiro do veículo, têm uma capacidade total de 5,64 kg e vão
permitir ao ix35 Fuel Cell uma autonomia de 594 km apenas com um abastecimento.
Atestar os depósitos de hidrogénio até à sua capacidade máxima leva apenas
alguns minutos. Por Carlos Moura
Nissan já vendeu dez mil Leaf na Europa
A
Nissan já comercializou dez mil unidades do modelo elétrico Leaf desde a
introdução deste modelo na Europa em março de 2011. Com este marco, o automóvel
de emissões zero da marca japonesa consolidou o seu estatuto como o veículo
elétrico mais vendido de sempre no Velho Continente.
A
décima milésima unidade do Nissan Leaf vendido na Europa foi entregue a uma
enfermeira francesa da região de Paris que o irá utilizar tanto nas suas
visitas a pacientes idosos como ao fim-de-semana com a família. “Comprei o LEAF porque os baixos custos de
funcionamento fazem sentido para o meu trabalho”, afirma a enfermeira
Sylvie Lailler. “Necessitava de um automóvel
familiar de qualidade, queria um veículo de emissões zero para substituir o meu
dois volumes a diesel e o Nissan Leaf foi a melhor escolha. A minha família
estava relutante em adquirir um veículo elétrico, mas depois do teste de
condução o meu marido disse-me que o queria para conduzir até ao trabalho, no
entanto não lhe vou entregar as chaves assim tão facilmente!” O automóvel
irá ser utilizado essencialmente nas visitas aos pacientes, mas também será
levado de comboio até ao sul de França para as férias de verão com a família. Por Carlos Moura
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Vendas de elétricos da Renault – Nissan abaixo do previsto
As
vendas de veículos elétricos da Aliança Renault – Nissan deverão ficar abaixo
do objetivo previsto de 1,5 milhões de unidades em 2016. Segundo a edição ‘online’
do Automotive News, o CEO da Nissan e da Renault, Carlos Gosh, admitiu que as
duas marcas dificilmente cumprirão esse objetivo nesse ano. A Nissan vendeu
apenas 62 mil unidades do Leaf desde a estreia deste modelo elétrico em finais
de 2010. A Renault entregou menos de 20 mil unidades dos seus quatro modelos
elétricos: Fluence ZE, Kangoo ZE, Twizy e ZOE.
As
vendas de ambas as marcas estão abaixo do ritmo previsto por Carlos Gosh em
2011: 1,5 milhões de unidades até ao final do ano fiscal que termina a 31 de
março de 2017.
Para
impulsionar as vendas de veículos elétricos, a Nissan irá introduzir mais três
modelos até 2016, incluindo a versão elétrica do furgão NV200. O Leaf passou a ser
comercializado em três níveis de equipamento numa lógica de disponibilização de
versões de entrada na gama com um custo de aquisição mais baixo. Por Carlos Moura
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Toyota vai implementar veículos a hidrogénio em Londres
A
Toyota estabeleceu uma parceria estratégica com a cidade para implementação de
veículos a hidrogénio (London Hydrogen Partnership) na capital britânica,
comprometendo-se a desenvolver o hidrogénio e a tecnologia de célula de
combustível para as estradas da região.
Com
esta ação conjunta, o mayor de Londres, Boris Johnson, propõe garantir novos
empregos e investimento e ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental. Os
veículos movidos a hidrogénio através da célula de combustível (FCEV) são conotados,
por muitos, como os sucessores viáveis a longo prazo para os veículos diesel e
a gasolina, uma vez que são vários os construtores de automóveis que estão a apostar
no desenvolvimento desta inovadora tecnologia.
Ao
longo dos últimos anos, o London Hydrogen Partnership) investiu mais de 50
milhões de Libras (cerca de 58 milhões de Euros) em projetos relacionados com o
hidrogénio para atrair e incentivar a introdução de novas alternativas de
mobilidade como os autocarros movidos a FCEV, táxis, scooters, para além de infraestruturas,
como estações de reabastecimento, veículos específicos de movimentação de
cargas, unidade de produção de calor e de energia, instaladas em Londres. Por Carlos Moura
sexta-feira, 22 de março de 2013
Renault escolheu Portugal para apresentar elétrico ZOE
A
Renault escolheu a região da Grande Lisboa, entre Cascais e o Montijo, para a
apresentação à imprensa internacional do automóvel totalmente elétrico ZOE. Durante
cinco semanas, mais de 700 jornalistas de 25 países de toda a Europa Ocidental,
Argentina, Austrália, China, Índia e Marrocos participam numa operação que deverá
ter um impacto económico de aproximadamente três milhões de euros, no setor
hoteleiro, em recursos humanos e em sistemas de carregamento. Cerca de uma
centena de pessoas estão envolvidas na organização de um lançamento que conta
com 60 unidades do Renault ZOE para serem conduzidas pelos jornalistas
internacionais convidados para conhecerem e ensaiarem o novo modelo elétrico da
marca francesa.
A excelência das
estruturas hoteleiras, o clima, a beleza da região, a rede viária e a qualidade
das infraestruturas de carregamento foram determinantes na escolha da região da
Grande Lisboa para a apresentação internacional do Renault ZOE.
Com uma autonomia de 210 quilómetros, o ZOE é o único automóvel equipado com
carregador Camaleão. Um carregador, patenteado pela Renault, que é compatível
com qualquer nível de potência até 43 kW e que permite o carregamento das
baterias, em função da potência disponível, num período de tempo que pode
oscilar entre os 30 minutos e as nove horas. Por exemplo, com uma potência de
22 kW, o ZOE carrega-se, em apenas uma hora (80% da bateria). Este nível de
potência intermediária preserva melhor a duração da vida das baterias e possui
menos impacto na rede elétrica do que uma carga rápida a 43 kW.
No mercado nacional, o Renault ZOE será
comercializado em abril com um preço chave na mão a partir de 21.750
euros. Por Carlos Moura
quinta-feira, 7 de março de 2013
Novo Nissan Leaf com autonomia de 200 km
A
Nissan procedeu a uma atualização do seu veículo elétrico Leaf, que passa a
oferecer uma autonomia, em ciclo combinado, de 199 quilómetros, enquanto o
tempo de recarga da bateria, com opção de carregador de 6,6 kW, diminui para
quatro horas.
A gama vai passar a estar disponível em três
níveis de equipamento – Visia, Acenta e Tekna. A versão de entrada conta com
jantes de 16 polegadas com tampões, proteções pretas dos espelhos retrovisores
e faróis de halogéneo. A intermédia oferece jantes de liga leve de 16
polegadas, acabamentos de banco em camurça, proteções de espelhos na cor da
carroçaria e vidros traseiros de privacidade. A variante mais bem equipada
(Tekna) possui bancos em couro, jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis
LED, sistema de audio Bose e AVM. Em termos de equipamento de segurança de
série, as três versões possuem airbags de cortina, dianteiros e laterais, ABS e
EBD com a assistência à travagem e programa eletrónico de estabilidade (ESP).
O
novo Nissan Leaf recebeu um grupo motopropulsor novo e totalmente integrado que
reúne pela primeira vez o conjunto do carregador, o inversor e o motor. Montado como sistema único, tem por base um motor síncrono de resposta
rápida de 80 kW CA alimentado por baterias de iões de lítio de 48 módulos
compactos desenvolvidas pela Nissan, montadas sob a área do habitáculo para
baixar o centro de gravidade e otimizar o comportamento dinâmico. O carregador
foi deslocalizado da traseira para a dianteira, o que permitiu aumentar a
capacidade da bagageira em 40 litros, para 370 litros.
Em termos dinâmicos, o novo Leaf oferece uma condução mais agradável para
os padrões europeus devido às alterações no chassis, direção e travões, um
desenvolvimento a cargo da equipa de engenharia do Centro Técnico da Nissan
Europa (NTCE), em Cranfield, Reino Unido.
Uma das principais alterações ocorreu nas afinações dos amortecedores, com o
objetivo de reduzir a flutuação e proporcionar uma condução mais ágil e
dinâmica, sem com isso afetar o conforto de condução. Foi reforçado o “peso” do
sistema de direção, para adequar a sensibilidade ao gosto Europeu, ao mesmo
tempo que o desempenho dos travões foi melhorado de modo a torná-los mais
progressivos na sua ação, aumentando também a recuperação de energia.
Foram também implementadas modificações no modo de condução Eco. A nova
configuração ‘B' na transmissão aumenta a travagem renegerativa durante a
desaceleração, enquanto o botão ‘Eco' separado no volante amplia a autonomia de
condução, alterando o mapeamento do acelerador, para desencorajar uma
aceleração rápida. Os dois sistemas podem ser operados de forma independente
entre si, ao contrário do que acontecia no Leaf original. Por Carlos Moura
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Correios dinamarqueses encomendaram 50 Mercedes-Benz Vito E-CELL
Os
correios dinamarqueses vão receber 50 furgões de mercadorias Mercedes-Benz Vito
E-CELL, naquela que é a maior encomenda de sempre à marca alemã de veículos
elétricos deste modelo na Europa. A Dinamarca foi um dos sete países europeus
selecionados pela Mercedes-Benz Vans para testar o Vito E-CELL, na altura da
sua introdução no mercado. A operação piloto com os correios dinamarqueses
(Post Danmark) arrancou com três veículos em meados de 2011 na ilha de Bomholm.
Um factor determinante nesta opção foi a combinação de um furgão convencional
com um avançado sistema de propulsão elétrica. Este último aspeto foi reforçado
com a engenharia de uma cadeia cinemática sofisticada, a potente bateria de
iões de lítio e uma performance acima da média em termos de condução e
capacidade de carga.
O
motor elétrico do Vito E-CELL desenvolve uma potência de 60 kW e um binário de
280 Nm. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 36 kWh e está bem
protegida por baixo do piso do compartimento de carga. Este último, que pode
ser utilizado sem quaisquer restrições, oferece uma capacidade até 850 kg. A
velocidade máxima do veículo está limitada a 89 km/h e a autonomia de
aproximadamente 130 quilómetros, um valor que corresponde às necessidades do
operador postal dinamarquês para pequenas voltas de distribuição, com numerosas
paragens pelo caminho, nas principais cidades da Dinamarca. Por Carlos Moura
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Chevrolet vai vender Spark EV na Europa
A Chevrolet anunciou que irá comercializar a versão
elétrica do citadino Spark em alguns mercados europeus selecionados a partir de
2014. O Chevrolet Spark EV vai receber um motor elétrico de íman permanente que
desenvolve uma potência de 100 kW (130 cv) e um binário de 542 Nm. Segundo a
marca norte-americana, aquele propulsor permite uma aceleração dos 0 aos 100
km/h em menos de 8,5 segundos.
O Spark EV será equipado com um sistema de baterias
de iões de lítio, com mais de 20kW/h, que funciona com a ajuda de um sistema
ativo de refrigeração e de aquecimento. Graças à sofisticada tecnologia
empregue neste sistema de baterias, prevê-se que o Spark obtenha uma das
melhores autonomias da sua classe. As baterias foram concebidas para permitir a
utilização de corrente alterna normal (AC) com corrente contínua (DC) para
carga rápida.
O carregamento a corrente contínua permite que o
automóvel recarregue até 80 por cento da sua capacidade em cerca de 20 minutos.
Além disso, o sistema de baterias tem capacidade para suportar vários
carregamentos rápidos DC diários. O carregamento com corrente alterna (AC)
requer entre seis e oito horas, recorrendo a uma tomada de 230V. O cabo de
carregamento é fornecido de série com o Spark EV.
O habitáculo do Spark EV dispõe de um painel de instrumentos
montado na coluna de direção, que integra um dos dois ecrãs LCD a cores, de
sete polegadas e sensíveis ao toque (touch screen). O outro ecrã está
alojado na consola central e funciona como interface do sistema de
informação e entretenimento (infotainment), dos comandos da climatização,
e da gestão dos dados de eficiência energética.
O Spark EV será equipado de série com a tecnologia
de ligação ao sistema de áudio Chevrolet MyLink, que permite a ligação de smartphones
compatíveis ao rádio com ecrã tátil de alta resolução. O sistema Chevrolet
MyLink suporta diversas aplicações selecionadas que permitem aos utilizadores
navegar a partir de um smartphone, e sintonizar estações de rádio pela
Internet. A assistência à visibilidade traseira no estacionamento está a cargo
de uma câmara retrovisora. Por Carlos Moura
Vendas do Nissan Leaf atingiram as 50 mil unidades
Mais
de 50 mil unidades do Nissan Leaf foram vendidas em todo o mundo desde o
lançamento deste modelo, que passa a ser o automóvel elétrico mais vendido da
história do automóvel.
Os proprietários do Nissan Leaf em todo o mundo
percorreram já uma distância total superior a 260 milhões de quilómetros,
superior à distância compreendida entre a Terra e o Sol. Todos estes
quilómetros foram realizados com zero emissões de escape, contribuindo para os
esforços globais de redução dos níveis de dióxido de carbono nocivo e de
partículas. A maior quilometragem* de um Leaf a nível global foi revelada como
pertencendo a um cliente japonês que percorreu já mais de 175.000 km, num
veículo que foi vendido há apenas dois anos.
Em 17 países europeus são conduzidos diariamente sete mil
Nissan Leaf, com a maior quilometragem registada por um cliente espanhol que
realizou já mais de 43.000 km em apenas um ano. Este valor é bastante superior
à média anual de quilometragem e o rápido crescimento da quilometragem é uma
confirmação da fiabilidade deste veículo elétrico.
Nos últimos 12 meses a Europa registou um significativo
crescimento da infraestrutura de carregamento rápido CHAdeMO. A quantidade
destes carregadores que permitem o recarregamento de baterias de um estado
vazio a 80 por cento da sua capacidade em cerca de 30 minutos, subiu em flecha
de 158 para 601 unidades neste período. Os planos já implementados visam ainda
mais do que duplicar até ao final deste ano o número de instalações de
carregamento rápido instaladas na Europa. Por Carlos Moura
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Nissan Leaf vai ser utilizado como táxi em Zurique
A
cidade suíça de Zurique vai receber uma frota de táxis elétricos que terão como
base o modelo Leaf da Nissan. Inicialmente serão utilizadas dez unidades
prevendo-se que em meados de 2013 outras dez se juntem à frota. Decorados com
uma cor verde brilhante e atraente, os táxis elétricos serão alimentados com
energia verde que utilizarão carregadores rápidos estrategicamente localizados
que usam energia 100 por cento renovável da rede nacional suíça.
Em
2015 espera-se que 15 por cento da frota de táxis de Zurique seja constituída
por veículos elétricos e a cidade deverá apresentar uma extensa rede de
carregadores rápidos preparados para abastecer uma bateria de 30 para 80 por
cento de carga em apenas 15 minutos.
Além
de reduzir o nível de emissões de CO2 dentro do sector dos táxis, o objetivo da
frota verde consiste em demonstrar que os veículos elétricos são já uma
alternativa viável e limpa aos automóveis convencionais e promover o conceito
de mobilidade com emissões zero em transportes pessoais.
O
programa "Zurich Green Taxi Initiative" (Iniciativa de Táxis
Ecológicos de Zurique) resultou da iniciativa de jovens líderes suíços que
pertencem à "Global Shapers Community" do Fórum Económico Mundial.
Estes jovens empreendedores têm idades entre os 20 e os 30 anos e possuem o
desejo de servir a sociedade e melhorar as comunidades locais.
O
Nissan Leaf totalmente elétrico já está a ser utilizado como táxi em muitas
cidades em todo o mundo, incluindo Amesterdão, onde a empresa Taxi-E está a
gerir com sucesso uma frota de veículos elétricos Nissan Leaf. Por Carlos Moura
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