terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chevrolet desenvolveu versão elétrica do Spark


A Chevrolet vai apresentar ao público a versão elétrica “Plug-in” do modelo citadino Spark, na próxima edição do Salão Automóvel de Los Angeles, que se realiza no final do mês de novembro. O Spark EV (Electric Vehicle) é um dos 13 novos ou renovados modelos que a marca norte-americana irá lançar em 2013.
O Spark conquistou já os consumidores dos EUA com o seu design expressivo, espaço interior. Nos primeiros três meses de vendas no mercado norte-americano, obteve resultados muito positivos, particularmente na região de Los Angeles. Com base nesse sucesso, a versão eléctrica ‘plug-in’ irá incluir os mesmos atributos que vêm tornando a variante a gasolina tão popular, acrescentando toda a tecnologia e performance da pura locomoção elétrica. Por Carlos Moura

Honda desenvolve micro protótipo elétrico


A Honda está a desenvolver um veículo elétrico micro que se carateriza pelas suas dimensões compactas e tem como objetivo permitir deslocações de pequenas distâncias. Basicamente trata-se da aplicação do conceito adotado pela Renault para o Twizy, mas com carroçaria de…automóvel. O veículo será homologado na categoria europeia L7 (motociclo), uma vez que o peso será inferior a 400 quilos, excluindo o peso da bateria, cuja potência terá de ser inferior a 15 kW.
A marca nipónica irá utilizar veículos baseados neste protótipo para iniciar testes de demonstração no Japão em 2013, que servirão para demonstrar o potencial do conceito em diversos tipos de aplicações, designadamente apoio ao transporte diário de curta distância para famílias com filhos pequenos e para idosos, serviços de distribuição ao domicílio e deslocações diárias pendulares.
Para responder a este tipo de necessidades, a Honda adotou um design de plataforma variável, que consegue obter um habitáculo com espaço para o condutor e duas crianças na sua pequena carroçaria – com um comprimento máximo de apenas 2,5 metros –, e, além disso, permite posicionar componentes tais como a bateria, o motor e a unidade de controlo debaixo do piso, concentrando na traseira as funções de condução do veículo, num espaço compacto. Isto tornou comparativamente mais fácil desenvolver e produzir uma carroçaria e um habitáculo que acomodassem diversos perfis de utilizadores, com diversos tipos de utilização, superiores aos dos veículos existentes.
Outras caraterísticas do modelo incluem a utilização de um dispositivo tipo tablet detido pelo utilizador para a aplicação de funções tais como visualização do painel de instrumentos, navegação, áudio e projeção das imagens da câmara de auxílio à marcha-atrás, bem como a capacidade de carregar a bateria do tablet utilizando as células solares montadas no tejadilho do veículo. Para além disso, a Honda irá continuar a investigação no domínio das células solares de bordo para obter uma forma de usar a energia solar para dar assistência à condução. Por Carlos Moura    

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Coca-Cola vai testar furgão elétrico da Nissan no Japão


A Coca-Cola do Japão estabeleceu uma parceria com a Nissan para avaliar utilização do veículo comercial elétrico da marca nipónica, e-NV200, em testes em situação real. Aquela unidade estará ao serviço como veículo de vendas em Yokohama, como o objetivo de estudar o seu desempenho e utilização prática em relação a veículos idênticos com motor de combustão interna.
As baterias do Nissan e-NV200 serão recarregadas somente à noite quando o consumo de eletricidade é reduzido. O teste determinará se o carregamento noturno é suficiente para corresponder às necessidades dos utilizadores durante o dia.
A Nissan já testou o e-NV200 em estrada este ano com muitas outras grandes empresas no Japão e na Europa, incluindo a AEON Retail Co., Ltd.; a FedEx Express e a British Gas. A Nissan está a utilizar a informação recolhida nesses testes no terreno para afinar e melhorar a versão final da e-NV200, com lançamento programado para o ano fiscal de 2013.
Os responsáveis da marca acreditam que o veículo comercial elétrico e-NV200 trará inovação ao mercado, graças ao seu amplo e multifuncional espaço interior, quer para utilização comercial com particular. Além disso, também representará níveis líderes na sua classe quanto aos custos operacionais, um dos fatores mais críticos para os negócios que utilizam veículos comerciais. Por Carlos Moura

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hyundai anuncia produção do ix35 Fuel Cell


A Hyundai vai ser a primeira marca a iniciar a produção em série de veículos com pilha de combustível alimentada a hidrogénio quando lançar no mercado o modelo ix35 Fuel Cell. O construtor sul-coreano vai começar a produzir aquele veículo na sua fábrica de Ulsan em dezembro deste ano que, inicialmente, estará dirigido a frotas de empresas públicas e privadas. A Hyundai tem como objetivo produzir mil unidades até final de 2015.   
A Hyundai já assinou acordos com algumas cidades da Dinamarca e da Suécia para distribuir localmente o Hyundai ix35 Fuel Cell às frotas municipais. Para além de 2015, a Hyundai planeia continuar a produção em série limitada do ix35 Fuel Cell, com um objetivo de produção de dez mil unidades.
Construído com tecnologia patenteada, o Hyundai ix35 Fuel Cell é alimentado por hidrogénio. Uma pilha de células de combustível converte o hidrogénio em eletricidade, que alimenta o motor de indução elétrica do veículo. A única emissão gerada pela célula de combustível do Hyundai ix35 é água.
O Hyundai ix35 Fuel Cell apresenta maneabilidade e desempenho semelhante ao ix35 a gasolina. O ix35 com pilha de combustível pode ser atestado com hidrogénio, em apenas alguns minutos. Acelera de zero a 100 km/h em 12,5 segundos, regista uma velocidade máxima de 160 km/h e tem uma autonomia de 588 km sem reabastecimento. A Hyundai escolheu o ix35 (também conhecido como Tucson em alguns mercados) como o primeiro veículo para aplicar a sua tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio (Fuel Cell).
Como o hidrogénio pode ser produzido de várias formas e a procura de veículos é limitada, o custo do abastecimento de um veículo de hidrogénio é definido artificialmente e não pelo mercado. Atualmente, o custo na Europa é aproximadamente equivalente a 10 euros por 100 km percorridos. Um ix35 de pilha de combustível completamente carregado, leva cerca de 5,6 kg de hidrogénio e pode percorrer 588 km, o que significa um custo de cerca de 58 euros. O Hyundai ix35 Fuel Cell está equipado com a tecnologia stop/start, que desliga a pilha de combustível e conta com a bateria apenas quando o veículo está parado, minimizando as perdas de energia na condução na cidade. Por Carlos Moura

FedEx e Nissan expandem testes com furgão elétrico


A FedEx e a Nissan vão expandir o programa de testes do veículo comercial totalmente elétrico e-NV200 a novos mercados globais, designadamente Singapura, Estados Unidos e Brasil. As duas entidades trabalham juntas desde dezembro de 2011 testando protótipos de comerciais ligeiros elétricos em Londres e em Yokohama. A nova versão do furgão compacto elétrico e-NV200, decorada com gráficos e logotipos Nissan e FedEx, foi apresentada no 64º Salão de Veículos Comerciais de Hannover.
A marca japonesa está na fase final do desenvolvimento do seu segundo veículo de emissões zero produzido em massa, o furgão compacto e-NV200, que pode ser uma solução interessante para aplicações de entregas urbanas.
A Nissan tem trabalhado com a FedEx Express desde Dezembro de 2011 para testar o e-NV200 em operações de distribuição reais, de modo a ajudar a moldar o desenvolvimento deste veículo de entregas compacto 100% elétrico. A FedEx Express opera atualmente 130 veículos totalmente elétricos a nível mundial, o que faz da empresa uma colaboradora ideal para esta iniciativa de pesquisa e desenvolvimento.
Para além dos testes conjuntos, ambas as empresas decidiram alargar a sua cooperação na pesquisa e desenvolvimento de veículos de entregas urbanas e dos softwares associados.
 A Nissan planeia alargar as tecnologias de emissões zero na sua gama de veículos comerciais ligeiros. O e-NV200 será o segundo dos quatro veículos elétricos anunciados pela Nissan, tendo em vista uma produção em massa e sublinhando a liderança da Nissan nesse segmento. O e-NV200 combina o avançado sistema propulsor totalmente elétrico do Nissan Leaf com o espaço, versatilidade e sentido prático do furgão compacto e polivalente NV200. Por Carlos Moura

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mitsubishi estreia Outlander PHEV em Paris


A Mitsubishi vai apresentar no Salão Automóvel de Paris o novo Outlander PHEV, que recorre a um sistema Plug-In Híbrido Elétrico desenvolvido pelo construtor japonês a partir da tecnologia incorporada na sua gama atual de veículos elétricos. O novo modelo irá oferecer a performance ambiental de um veículo elétrico, a autonomia de um veículo com motor de combustão interna e a performance em todas as estradas e trilhos de um SUV.
Posicionado no segmento Médio-Superior, o Outlander PHEV funde as tecnologias comprovadas no i-MiEV – o pioneiro veículo elétrico, introduzido no mercado em 2009 – com as últimas tecnologias ambientais de motores convencionais, incluindo o sistema de comando variável de abertura das válvulas.
Utilizando a energia elétrica armazenada nas baterias, o sistema Plug-in Hibrido Elétrico permite ao Outlander obter valores historicamente baixos de consumo de combustível. O objetivo de eficiência energética para o Outlander, é conseguir atingir valores de consumo combinado inferiores a 1.6 L/100 km2 e uma autonomia superior a 880 km o que neste último caso, está em linha com o conseguido atualmente por um veículo de motorização convencional. A autonomia anunciada em modo puramente elétrico é superior a 55 km.
A Mitsubishi irá introduzir o Outlander PHEV no mercado japonês no início de 2012 e em sequência, na Europa, nos Estados Unidos e outros mercados mundiais.
O Outlander PHEV recorre a dois motores elétricos (um para cada eixo), um motor a combustão interna a gasolina e um gerador, para além dos inversores necessários à utilização da energia elétrica armazenada nas baterias. As baterias podem ser carregadas quer através de uma ligação à rede energética, quer pela regeneração de energia ou ainda pelo gerador associado ao motor de combustão interna.Por Carlos Moura

Peugeot e Citroën lançam pequenos furgões elétricos em Hannover


O Grupo PSA Peugeot Citroën vai apresentar um novo veículo comercial elétrico que se destina a concorrer com o Renault Kangoo ZE. Direcionados para os clientes profissionais, os novos Citroën Berlingo Electric e Peugeot Partner Electric irão ser apresentados no Salão de Veículos Comerciais de Hannover. As novas propostas mantêm todas as outras caraterísticas das respetivas gamas, oferecendo um volume de carga até 4,1 m3 e uma capacidade de carga de 675 kg.
A marca Citroën, recorde-se, já tem uma tradição de 20 anos na produção de veículos elétricos, incluindo o C15, C25 e a primeira geração do Berlingo. Os novos produtos deverão entrar em comercialização no segundo trimestre de 2013.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Toyota lança novo Auris com motorização híbrida


A Toyota vai introduzir a nova geração do modelo Auris com versão híbrida, que adota novo sistema “Hybrid Synergy Drive”, que é mais eficiente e dinâmico, graças às alterações incorporadas na última tecnologia “Full Hybrid”. A marca japonesa espera que a versão híbrida represente cerca de 30 por cento das vendas na Europa.
Com design exterior e interior totalmente revistos, o novo Auris vai ser o carro mais baixo do seu segmento Graças à possibilidade de desenvolver o exterior de raiz e a uma parte frontal mais baixa, houve uma redução de 55 mm na altura, proporcionando ao novo Auris uma excelente performance aerodinâmica com um Cd de apenas 0.28, contribuindo assim para a estabilidade e redução de combustível.
A frente realça as novas linhas da Toyota. Combinando a filosofia de prioridade à parte inferior “Under Priority” e às óticas esguias “Keen Look” aliadas aos LED’s diurnos, confere mais dinamismo à gama Auris e uma presença em estrada mais marcante.
De perfil também foi alvo de alterações profundas com o painel traseiro mais proeminente e mais plano com realce para o aspeto aerodinâmico. O pilar B em cor preta, assim como o novo desenho do pilar traseiro, conferem um ar mais dinâmico. A linha de cintura está mais pronunciada e mais elevada e o aspeto mais robusto é conferido pela moldura cromada.
Na parte traseira, o acesso à bagageira foi melhorado com o incremento das dimensões do portão traseiro. Este possui formas convexas e concavas que ladeados pelos novos farolins traseiros - reforçam a largura e estabilidade do novo Auris.
Entre as várias inovações encontra-se o “Skyview” o maior teto panorâmico do segmento, que realça o novo design interior assim como o maior espaço disponível, maior conforto e uma qualidade dos materiais aplicados. Por Carlos Moura  

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quercus distinguiu veículos híbridos da Honda com selo TopTen


Os três modelos híbridos comercializados pela Honda em Portugal – Jazz Hybrid, Insight e CR-Z – foram distinguidos pela Quercus com selo ambiental Topten que tem como objetivo divulgar, no mercado, os produtos mais eficientes em termos de consumo energético.
Financiado pelo programa europeu Intelligent Energy – Europe (IEE) da Comissão Europeia e que em Portugal é da responsabilidade da Quercus e co-financiado pela Agência para a Energia (ADENE), o projeto Topten consiste numa ferramenta de pesquisa “online” que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos consumidores de energia, entre os quais os automóveis.
"Este selo é uma ferramenta para divulgar as marcas mais eficientes, com mais preocupações em desenvolvimento tecnológico e boas práticas ambientais dos consumidores. Será mais uma útil ajuda para os consumidores identificarem, diretamente nos suportes publicitários e nos pontos de venda, os produtos menos consumidores em termos energéticos," refere Francisco Ferreira, presidente da Quercus.
No setor automóvel são avaliadas várias propostas e publicadas as dez melhores escolhas de cada segmento. Na fórmula de cálculo da eficiência energética (Eco-Avaliação) de cada modelo, são levadas em linha de conta variáveis que influenciam o ambiente e a saúde, entre as quais emissões de CO2, emissões sonoras, poluentes atmosféricos na saúde humana e impacto sobre a natureza. Por Carlos Moura

Renault ZOE bateu recorde de distância percorrida por veículo elétrico


O anel de velocidade de Aubevoye, no norte de França, foi palco do novo recorde de distância percorrida por um automóvel elétrico de série que foi estabelecido pelo Renault ZOE. Num espaço de 24 horas, dois veículos conduzidos por 15 pessoas percorreram 1.618 e 1.506 quilómetros, respetivamente superando o anteriormente máximo de 1.280 quilómetros para esta categoria. Será de referir que as 24 horas foram cumpridas a uma velocidade constante pouco superior a 100 km/h e com raras situações de regeneração de energia, um cenário pouco favorável para a máxima exploração da autonomia de um automóvel elétrico.
O novo recorde mundial foi obtido graças a um novo carregador, batizado de “Caméléon” pela Renault, que permite carregar as baterias de iões de lítio em qualquer tipo de tomada e com qualquer amperagem. A marca francesa reivindica um carregamento de 80 por cento da capacidade da bateria, em carga rápida, em menos de 30 minutos, o que permitiu explorar toda a autonomia anunciada do ZOE (210 quilómetros em ciclo NEDC), que é a melhor da categoria.
O Renault ZOE já está disponível para reserva, com um preço a partir de 21.750 euros. A chegada ao nosso País está prevista para o último trimestre de 2012. O aluguer mensal da bateria é de 79 euros para 36 meses e um 12.500 quilómetros por ano. O motor elétrico síncrono com rotor bobinado desenvolve uma potência de 65 kW (88 cv) e um binário de 220 Nm. A velocidade máxima está limitada a 135 km/h e a autonomia anunciada é de 210 quilómetros. Por Carlos Moura

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Opel Ampera foi líder de vendas de veículos elétricos na Europa


O Opel Ampera foi o automóvel elétrico na Europa nos primeiros cinco meses deste ano, com uma taxa de penetração do mercado de 20 por cento. O modelo da marca alemã é líder no segmento na Holanda, com uma quota de 50 por cento, na Alemanha, com uma penetração superior a um terço do mercado, e na Suíça, onde atingiu 44 por cento. Em Portugal, com nove unidades matriculadas até maio, o Ampera detém uma quota de mercado de 21 por cento no segmento.

Opel criou espaços "Ampera Brand Store"


A Opel abriu espaços dedicados ao modelo elétrico Ampera em Lisboa e Matosinhos. Nos “Ampera Brand Store”, onde os visitantes são convidados a conhecer em detalhe o automóvel, a tecnologia de motorização com extensor de autonomia e o impacto positivo da mobilidade elétrica no ambiente. Para além de modelos Ampera, a exposição utiliza ferramentas multimédia para interagir com os visitantes.
O ‘Ampera Brand Store’ de Lisboa está situado no novo edifício Lisbon Stone Block, na Av. Defensores de Chaves, nº 67. O horário de abertura ao público é das 14 às 21 horas, nos dias úteis, e das 14 às 19 horas nos sábados. O espaço em Matosinhos, constituído por uma grande tenda tipo ‘dome’, ocupa parte da Praça da Cidade de Salvador, no Passeio Marítimo, e está aberto todos os dias das 10 às 19 horas. Este ‘Ampera Brand Store’ inclui ainda uma área dedicada às crianças, as quais poderão conduzir pequenos quadriciclos elétricos alimentados a energia solar. Por Carlos Moura