A Audi está convencida que os automóveis híbridos ‘plug-in’
serão, a médio prazo, a melhor solução para a eletrificação da mobilidade
porque permitem uma utilização em modo elétrico ou híbrido em ambiente urbano e
quando é necessário fazer uma viagem mais longa lá está o motor de combustão
para assegurar a autonomia necessária até ao destino final. A primeira solução
da marca dos quatro anéis consiste no A3 Sportback e-tron.
Como todos os modelos A3, a versão híbrida ‘plug-in’ desta
gama utiliza a plataforma transversal modular MQB do Grupo Volkwagen. Com todos
os componentes elétricos, o A3 Sportback e-tron pesa em vazio cerca de 1.540
quilos, resultado da filosofia de construção ultra-leve. A utilização de aços
endurecidos e moldados a quente permitiram reduzir o peso da célula do
habitáculo, enquanto o capot do motor e os guarda-lamas dianteiros são
fabricados em alumínio. O A3 Sportback tem um comprimento de 4,31 metros, uma
largura de 1,78 metros e uma altura de 1,42 metros. A sua alongada e desportiva
carroçaria de cinco portas, graças a uma distância entre-eixos de 2,63 metros,
destaca uma dianteira baixa e uma secção traseira com um spoiler traseiro no
topo do tejadilho.
Em termos tecnológicos, o A3 Sportback e-tron estreou o
sistema de propulsão híbrido que depois foi transposto para outros híbridos
‘plug-in’ do Grupo Volkswagen, designadamente o Golf GTE e o Passat GTE. O
sistema de propulsão e da transmissão é constituído por um motor a gasolina de
injeção direta 1.4 TFSI de 150 cv (110 kW), um motor elétrico com potência de 75
kW (102 cv) e uma caixa de seis velocidades de dupla embraiagem (S Tronic). A
combinação dos motores de combustão e elétrico permite disponibilizar uma
potência conjunta de 204 cv (150 kW), assegurando um comportamento de
caraterísticas desportivas. A aceleleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 7,6
velocidades e a velocidade máxima anunciada é de 222 km/h.
O sistema elétrico é composto por uma bateria de iões de
lítio, com 96 células agrupadas em oito módulos de 12 células e uma capacidade
de 8,8 kWh, um módulo eletrónico de
potência compacto e leve, um sistema de carregamento
que aproveita ao máximo a energia fornecida pela tomada elétrica. O sistema de
carregamento é constituído por uma unidade de controlo com display gráfico e dois
cabos de alimentação para tomada doméstica e industrial, desenhadas para cada
país, sendo que no caso português corresponde a um cabo Mennekes. A bateria
demora cerca de duas horas a carregar numa tomada da rede pública e cerca de
3h45m numa tomada doméstica.
O Audi A3 Sporback e-tron arranca quase sempre em modo
elétrico (exceto com temperaturas extremas -- muito baixas ou elevadas -- ou
quando a carga bateria está muito baixa). O modo elétrico permanece em
funcionamento até o veículo alcançar os 130 km/h. Acima dessa velocidade é
ativado o modo híbrido e entra em operação o motor de combustão. A autonomia em
modo elétrico pode chegar aos 50 quilómetros. Se o utilizador selecionar o modo
desportivo S, os dois motores começam a trabalhar em conjunto, entrando em ação
o modo ‘boost’, que permite tirar partido do binário máximo combinado de 350
Nm. Quando se levanta o pé do acelerador entra em funcionamento o sistema de
regeneração que recupera a energia em aceleração no modo ‘S’, enquanto no modo
‘D’ o sistema híbrido desativa os dois motores, mudando para o modo ‘roda
livre’.
O Audi A3 Sportback e-tron tem um preço de venda ao público
de 43.040 euros, embora para as empresas, com a dedução do valor do IVA ao
abrigo da Lei da Fiscalidade Verde, é possível obter um valor final de 34.412
euros. Será de referir que uma versão
equiparável, o Audi A3 Sportback 2.0 TDI Sport S Tronic, tem um preço de venda
ao público de 38.963 euros e um consumo médio de combustível de 5,3 l/100 km, o
que torna a versão híbrida ‘plug-in’ competitiva, especialmente para empresas.
O equipamento de série do A3 Sportback e-tron inclui faróis
em LED, jantes de 17 polegadas, ar condicionado automático com regulação para
condutor e passageiro, sistema de carregamento da bateria e também uma
aplicação para ‘smartphone’, que permite gerir o carregamento e a temperatura
no interior do habitáculo. Em opção estão disponíveis sistemas de assistência
ao condutor e sistemas de informação e de entretenimento, casos do sistema de
navegação MMI plus ou o Audi Connect.
Quatro modos de condução
O Audi A3 Sportback e-tron oferece ao utilizador quatro
modos de condução – EV, Auto, Hybrid Hold, Battery Charge – que são
selecionados através de um comando no painel de instrumentos. O modo EV dá prioridade
ao modo elétrico e permite conduzir em emissões zero até uma distância de 50
quilómetros. Para uma utilização diária, com possibilidade de carregamento da
bateria, possibilita um custo de utilização energético muito baixo. O modo
otimiza a utilização a energia elétrica, em combinação com o motor de
combustão, para atingir o mais baixo custo de combustível, mesmo em longas
distâncias. No contacto realizado com a unidade ensaiada obtivemos valores, em
modo híbrido, entre 2,9 l/100 km e os 7,1 l/100 km, em função de uma condução
mais urbana ou extra-urbana. A opção ‘Hybrid Hold’ permite armazenar a energia
da bateria para uma utilização posterior em modo elétrico, por exemplo, sendo
de notar que o sistema de regeneração consegue recuperar alguma energia
cinética para a bateria, aumentando mesmo a autonomia ‘elétrica’. A opção
‘Battery Charge’ permite carregar a bateria durante a condução, funcionando o
motor de combustão como gerador. Por Carlos Moura
Ficha técnica
Motor
combustão Gasolina 1.395 cc
Potência 150 cv das 5.000-6.000 rpm
Binário 250 Nm, das 1.600-3.500 rpm
Motor elétrico Elétrico síncrono
Potência 75 kW / 102 cv às 7.000
rpm
Binário 330
Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade
Armazenagem 8,8 kWh
Peso 1.540 kg
Comp/larg/alt
(m) 4,31/1,79/1,42
Aceleração
0-100 km 7,6s*
Veloc.
Max 222 km/h*
Consumo electricidade 18,4 kWh/100 km
Consumo combustível 2,9 a 7,2 l/100 km*
Autonomia até 50 km (elétrico)
até 940 km (total)
Tempo de
recarga 2h00m a 3h45m
Preço: 43.040 euros (PVP)
34.412 euros (empresas)
* Modo híbrido com bateria carregada