O mercado português de veículos elétricos, incluindo
comerciais ligeiros, atingiu as 758 unidades em 2015, o que representou um
crescimento superior a 230 por cento face a 2014.
O veículo elétrico
mais vendido no mercado nacional foi o Nissan LEAF, com 209 unidades, o que
constitui um crescimento de 348 por cento face a 2014 e mais do que triplicou
as vendas face ao período homólogo anterior. Só em 2015, o Nissan LEAF vendeu
quase tantas unidades como no total de anos anteriores desde o seu lançamento
em 2010. Além LEAF, a Nissan matriculou ainda 36 unidades do comercial ligeiro
e-NV200. O resultado acumulado permitiu à marca alcançar uma taxa de penetração
no segmento de 33 por cento. A segunda marca que também está a obter retorno da
sua aposta e investimento na mobilidade elétrica é a Renault, que matriculou
180 unidades dos modelos ZOE e Kangoo ZE, o que representa uma quota de mercado
de 25,3 por cento. A marca francesa vendeu ainda 88 unidades do quadriciclo
pesado Twizy. Com a contribuição deste veículo, a taxa de penetração da Renault
no mercado de veículos elétricos subiria para 30,8 por cento. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário