A Mercedes-Benz vai alargar a sua oferta de veículos
híbridos plug-in com a introdução no mercado do novo C350 e, que estará
disponível em duas carroçarias: berlina e station-wagon. Com apresentação ao
público marcada para o Salão de Genebra, a nova proposta vem equipada com um
motor de quatro cilindros a gasolina, que desenvolve uma potência de 211 cv e
um motor elétrico de 60 kW. Os dois motores combinados disponibilizam uma
potência total de 279 cv e um binário de 600 Nm. A transmissão é assegurada por
uma caixa automática de sete velocidades (7G-TRONIC PLUS). O motor elétrico é
alimentado por uma bateria de iões de lítio que tem uma capacidade de 6,38 kWh
e pode ser carregada externamente, operação que demora entre 90 minutos
(wallbox) e duas horas (tomada elétrica). O construtor de Estugarda anuncia uma
autonomia em modo elétrico até 31 quilómetros e um consumo médio de combustível
de 2,1 l/100 km. Em termos de prestações, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de
5,9 segundos na berlina e de 6,2 segundos na ‘station-wagon’. A velocidade de
máxima é de 250 km/h. Na Alemanha, o Mercedes-Benz 350 e estará à venda no
próximo mês de março, com um preço de 50.961 euros para a berlina e 52.627
euros para a ‘station’. Por Carlos Moura
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Toyota reformula gama Prius PHEV em Portugal
A Toyota Caetano Portugal decidiu reformular a gama do Prius
Plug-In, acrescentando um novo nível de equipamento denominado Premium e passou
a disponibilizar uma versão base com um preço de venda ao público de 35 mil euros.
A marca japonesa reagiu assim às medidas introduzidas pela Fiscalidade Verde,
no início do ano, que permitem aos clientes, particulares ou empresas, de
beneficiarem de uma redução no custo de aquisição do Prius PHEV.
Os particulares que recorrerem ao incentivo ao abate de
veículos em fim de vida, com mais de dez anos, podem usufruir de uma redução do
valor do ISV + IVA do Prius PHEV de 940,54 euros. Para as empresas e empresários
individuais, a opção por este modelo pode ser ainda mais vantajosa, uma vez que
além da possibilidade do incentivo ao abate, também podem deduzir a totalidade
do IVA a viatura, além de acederem ao escalão de dez por cento da Tributação
Autónoma. Para as empresas, é aceite como gasto fiscal o aumento do valor de
depreciação da viatura. Por Carlos Moura
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Preço das baterias vai baixar para metade até 2020
O preço das baterias para veículos elétricos e híbridos irá
diminuir para metade até 2020, afirmou o CEO da Bosch, Volker Denner, durante o
simpósio automóvel organizado pelo fabricante alemão. O responsável acredita
que cerca de 15 por cento dos veículos novos construídos em todo o mundo em
2025 terão, pelo menos, uma cadeia cinemática híbrida. Por outro lado, as
baterias terão o dobro da densidade energética, mas o custo será inferior em 50
por cento. O CEO da Bosch considera ainda que as motorizações híbridas passarão
a ser de série nos veículos do tipo SUV, pois esta será uma uma forma de
cumprirem os objetivos da União Europeia para emissões de CO2 por parte das
frotas. Com apoio elétrico, os motores de combustão do futuro irão consumir
menos combustível e serão mais ‘limpos’. O binário adicional proporcionado pelo
motor elétrico irá melhorar a agradibilidade de condução. Além disso, a
diminuição do custo das baterias irá tornar mais acessível o preço de aquisição
dos híbridos. Por Carlos Moura
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