terça-feira, 26 de abril de 2016

Governo alemão vai conceder incentivos fiscais na aquisição de veículos elétricos e híbridos

O Ministério das Finanças alemão vai propor a criação de um incentivo fiscal de cinco mil euros para aquisição de veículos elétricos e de três mil euros para compra de veículos híbridos. A medida tem como objetivo dinamizar as vendas de veículos ‘amigos’ do ambiente e pretende ser mais um passo para a Alemanha atingir a meta já estabelecida para que a partir de 2017 um em cada cinco automóveis vendidos sejam elétricos.
O ministério das Finanças alemão pretende aplicar este programa de incentivos fiscais até junho de 2018. A partir dessa data, o valor dos benefícios fiscais será reduzido para três mil euros na aquisição de veículos elétricos e dois mil euros na compra de híbridos. Os incentivos não são aplicáveis a veículos que tenham um preço de venda superior a 60 mil euros. O custo deste programa de incentivos está avaliado em cerca de 1,2 mil milhões de euros e será repartido entre o governo alemão e a indústria automóvel alemã.Por Carlos Moura


Renault Twizy chegou ao Canadá

A empresa Azra introduziu o Renault Twizy no Canadá e anunciou o investimento de 40 milhões de dólares canadianos para instalar duas mil estações de carregamentos para veículos elétricos nos próximos 18 meses. A Azra é uma empresa que tem como missão contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa ao melhorar as condições de acesso a energia mais limpa e acelerar a transição dos veículos de combustão interna para veículos elétricos. “Na Azra, somos agentes da mudança na missão de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa,” afirma Jean-François Carrière, presidente e CEO da Azra. “Orgulhamo-nos de investir na eletrificação do transporte porque é a única forma de reduzir a nossa pegada ambiental no futuro”.
O Renault Twizy irá estar disponível em regime de leasing por 99 dólares canadianos por mês, valor que inclui custo de registo e seguro. A parceria AZRA – Renault escolheu a empresa Uni-Selecte para assegurar a gestão e a manutenção da frota.

Além da disponibilização do Renault Twizy, a Azra irá instalar duas mil estações de carregamento para veículos elétricos, as quais serão construídas totalmente em alumínio. Cada uma contará com carregadores com potências de 7 a 50 kW, que poderão servir até quatro utilizadores, o que perfaz um total de oito mil pontos de carregamento. As estações de carregamento será instaladas gratuitamente um edifícios privados, ao abrigo de protocolos com proprietários de edifícos de escritórios, centros comerciais e outros tipos de edifícios. Por Carlos Moura

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Volvo Cars pretende vender um milhão de veículos elétricos até 2025

A Volvo Cars pretende comercializar um milhão de automóveis elétricos até 2025. Para alcançar essa meta, a marca sueca irá lançar, pelo menos, duas versões híbridas de cada modelo da sua gama e em 2019 irá apresentar o seu primeiro automóvel cem por cento elétrico (BEV). O presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, refere que se trata de  “um objetivo ambicioso e desafiante, mas pretendemos estar na vanguarda do “shift” para a eletrificação.”
Nos últimos anos, a Volvo Cars tem vindo a preparar-se para a mobilidade elétrica, tendo desenvolvido duas novas plataformas para os seus automóveis de maiores e menores dimensões que sejam capazes de incorporar, não só a tecnologia híbrida, mas também a tecnologia totalmente elétrica – Plataformas SPA - Scalable Product Architecture e CMA - Compact Modular Architecture (CMA), respetivamente.
As séries 90 e 60 serão construídas tendo como base a plataforma SPA, e, em breve, será lançada a nova série 40 na plataforma CMA. Todas terão versões elétricas. O objetivo de um milhão de unidades vendidas refere-se a um total mundial acumulado.

Este novo objetivo faz parte integrante de um vasto programa estratégico anunciado pela Volvo, que contém diversos compromissos que colocam a sustentabilidade no centro das suas operações de negócios futuras. Este novo compromisso foi mesmo batizado como “omtanke” a palavra sueca que significa “consideração” ou “cuidado”. Carlos Moura

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Renault ZOE replica carreira de elétrico de Lisboa



A Renault Portugal decidiu efetuar o trajeto da linha de elétrico entre o Principe Real e a Estrela com uma frota de veículos elétricos ZOE. A ação irá decorrer até sexta-feira, entre as 08h00 e as 18h00, e tem como objetivo proporcionar uma experiência da mobilidade em emissões zero e sensibilizar as pessoas para o contributo que os automóveis elétricos têm na melhoria da qualidade de vida das cidades.

A carreira do Renault ZOE, que tem guarda-freio a bordo mas dispensa cobrador, percorre uma das mais emblemáticas rotas turísticas de Lisboa e inclui pontos de passagem intermédios no Miradouro de São Pedro de Alcântara, Largo de Camões e na Estrela. Nesses locais foram instaladas paragens inspiradas nas dos icónicos elétricos que, desde 1901, servem a cidade de Lisboa. Por Carlos Moura    

quarta-feira, 30 de março de 2016

Normas de carregamento rápido iguais para autocarros elétricos na Europa

Os principais fabricantes de autocarros elétricos europeus – Volvo, Solaris, Solaris e Irizar – assinaram um acordo que permitirá utilizar a mesma infraestrutura de carregamento desenvolvida pelas empresas ABB, Heliox e Siemens. Este protocolo pretende assegurar um interface entre os autocarros elétricos e a infraestrutura de carregamento, bem como facilitar a introdução de sistemas para estes veículos nas cidades europeias.

A iniciativa marca o início da padronização através do organismo europeu CEN-CENELEC e da organização mundial para a standardização ISO/IEC. Está previsto que as normas comuns sejam implementadas na Europa até 2019 e no ano seguinte no resto do mundo. O acordo, que se antecipa este calendário, procura dar uma solução às cidades europeias que já estão a introduzir sistemas de autocarros elétricos. Por Carlos Moura  

quinta-feira, 24 de março de 2016

UVE apresentada oficialmente em Lisboa


O Museu da Eletricidade Lisboa, foi o local escolhido para a apresentação pública da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos. Nascida a 6 de dezembro de 2015 em Coimbra, a associação tem personalidade jurídica e, segundo o presidente do conselho diretivo, Henrique Sánchez, tem como objetivo “ajudar os utilizadores de veículos elétricos e a implementação da rede de mobilidade elétrica no nosso país”. Os 21 fundadores da UVE têm neste momento mais de 1,5 milhões de quilómetros percorridos em modo elétrico e alguns dos utilizadores já têm mais de 150 mil quilómetros percorridos, utilizasndo mais do que um veículo – combinando automóvel e moto – e outros utilizadores já ultrapassaram os cem mil quilómetros num único automóvel.
A Associação UVE pretende impulsionar a mobilidade elétrica através da divulgação de veículos elétricos em comercialização em Portugal, das inovações apresentadas pelo mercado, pela realização de encontros, por conferências e ações de formação sobre a mobilidade elétrica – abordando os veículos, a condução, as baterias e os sistemas de carregamento –, a promoção e infraestrutura de carregamento público e privado, a construção de uma solução política de incentivos públicos.
Na apresentação pública da UVE serviu igualmente para anunciar a data do 4º Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que se realizará em Coimbra, nos dias 4 e 5 de junho. O local escolhido foi a Praça da Canção, na margem poente do rio Mondego.

O programa do evento contou com intervenções do presidente do conselho diretivo da UVE, Henrique Sanchéz, do presidente da GAL (Global Association for Life), Eduardo Rêgo, do vice-presidente da APVE, Robert Stüssi, do secretário-geral da APREN – Associaçlão de Energias Renováveis, e Marco Lopes, membro da direção da UVE. O evento foi encerrado pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que apresentou algumas das orientações do Governo para a mobilidade elétrica, designadamente a finalização da rede piloto, constituída por 1.240 pontos de carga lenta e 50 postos de carga rápida, financiados pelo Fundo Português de Carbono, num esforço financeiro de 1,9 milhões de euros e que deverão estar operacionais até final de 2016, assim como a reabilitação dos cerca de 20 por cento de postos de carregamento da rede MobiE, que deixaram de funcionar. O governante prometeu ainda a publicação para breve da portaria que regulamenta o regime da mobilidade elétrica, designadamente ao nível da comercialiação de energia para veículos elétricos ou o plano da administração pública para aquisição de veículos elétricos, estando prevista a introdução na frota do Estado de 170 viaturas elétricas em 2016, que representarão um investimento de 5,3 milhões de euros. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente referiu ainda o incentivo do Estado ao abate de veículos em fim de vida com mais de dez anos que em 2016 é de 2.250 euros, o qual se prolongará até 2017, voltando a descer para metade. Por Carlos Moura

terça-feira, 22 de março de 2016

GALP converteu primeiros três pontos de carga rápida

A Galp anunciou ter convertido os pontos de carregamento elétrico disponíveis na sua rede em Oeiras, Aveiras e Pombal, que passam a permitir o carregamento em modo rápido de todos os veículos elétricos comercializados em Portugal.
A conversão destes postos, que permitem carregar um veículo em cerca de 30 minutos, foi realizada em parceria com a BMW, a Renault e a Volkswagen, com suporte tecnológico da Efacec.
O aumento significativo de vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in em 2015, triplicando as verificadas no ano anterior, gerou um aumento das taxas de utilização da rede Mobi-E e do respetivo volume de carregamentos.
Em 2015, registaram-se na rede Galp cerca de dez por cento das transações de carga elétrica, tendo a totalidade dos carregamentos efectuados permitido percorrer um total de 116 mil quilómetros.
De acordo com o comunicado divulgado pela Galp, a iniciativa conjunta entre a empresa portuguesa, a BMW, a Renault e a Volkswagen visa criar condições para uma adopção sustentada da mobilidade elétrica, visando ultrapassar barreiras como é o caso da autonomia. As companhias envolvidas têm previstas novas iniciativas quer ao nível de lançamentos de novos modelos de veículos quer no alargamento da infraestrutura da rede elétrica, o que resultará numa maior poupança e em benefícios para os clientes.
Desta forma, a Galp promove mais uma iniciativa que vai ao encontro da dinamização de formas de mobilidade mais sustentáveis, um esforço que no caso da mobilidade eléctrica remonta a outubro de 2010, quando inaugurou na área de serviço de Oeiras, sentido Cascais-Lisboa, o primeiro posto de abastecimento de combustíveis da Europa a disponibilizar um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos.
Como operador energético de referência, a Galp garante promover ativamente a adopção por parte dos seus clientes de soluções de mobilidade mais sustentáveis, o que, além da aposta nos veículos elétricos, passa também pelo desenvolvimento e oferta de gasolinas e gasóleos de qualidade superior, mais eficientes e amigos do ambiente, pelo alargamento da rede de gás propano de petróleo liquefeito (GPL) e pela introdução do gás natural veicular (GNV).