quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lexus assinala mil híbridos vendidos em Portugal

A Lexus já vendeu mil veículos híbridos em Portugal, tendo alcançado esta marca histórica no passado mês de novembro. No Centro Lexus Lisboa, a marca entregou um veículo Lexus NX 300h Executive de tração dianteira e cor branca, à cliente Natasha Dias, que corresponde à milésima unidade híbrida comercializada no nosso país. 
Com o arranque de comercialização em 1998, a Lexus iniciou as vendas em Portugal apenas com dois modelos (GS e LS). Atualmente, a gama contempla 6 modelos (CT, IS, GS, LS, RX e o novo NX).


A Lexus reivindica ser a única marca a comercializar todos os seus modelos com tecnologia híbrida, além de também ser a única a disponibilizar na mesma carroçaria duas motorizações híbridas no seu portfólio, o Lexus GS 300h e o Lexus GS 450h.
O primeiro Lexus híbrido a chegar ao mercado nacional foi o RX 400h, decorria o ano de 2005.  Desde a entrada da marca em Portugal até novembro 2014 foram comercializadas 2968 unidades, o que representa 29,7 por cento das unidades com tecnologia híbrida. Por Carlos Moura

Ford inicia produção do Mondeo Hybrid na Europa

A Ford começou a produzir a versão híbrida do Mondeo na Europa, que passará a ser o primeiro modelo com estas caraterísticas a ser fabricado e comercializado pela marca norte-americana no Velho Continente. O Ford Modeo Hybrid combina um motor a gasolina de 2,0 litros com um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 1,4 kWh. A marca anuncia um consumo médio de 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de 99 g/km. O Mondeo Hybrid é produzido na fábrica de Valência, em Espanha, e deverá entrar em comercialização na Europa, até ao final do ano. “O Mondeo Hybrid oferece aos consumidores o melhor dos dois mundos, uma eficiência melhorada e baixas emissões da motorização elétrica e a autonomia e performance de uma cadeia cinemática tradicional”, afirma o vice-presidente da Ford Europe, Roelant de Waard. “Com uma gama que também inclui o Focus Electric, o C-MAX Energi PHEV, como também os modelos mais eficientes energeticamente ECOnetic diesel e EcoBoost, os nossos clientes irão ter em breve mais opções do que nunca para otimizar os custos de exploração”, acrescenta o responsável. Por Carlos Moura

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Volkswagen revela Golf SportWagen fuel cell

Em estreia mundial, a a Volkswagen revelou o modelo GolfSportWagen HyMotion, equipado com tecnologia de células de combustível (fuel cell), no salão automóvel de Los Angeles.

O veículo utiliza hidrogénio como combustível que se combina com o oxigénio na célula de combustível para formar água. A energia é libertada neste processo de ‘combustão fria’ e fornece a alimenta o motor elétrico, que produz emissões zero. O Golf SportWagen HyMotion possui tração dianteira e oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. O hidrogénio é armazenado em quatro depósitos cilíndricos, construídos em fibra de carbono, que estão localizados na parte traseira da carroçaria do veículo, por baixo dos bancos e da bagageira. O capacidade do depósito de hidrogénio permite uma autonomia para aproximadamente 500 quilómetros. A operação de abastecimento não demora mais de três minutos. O sistema de célula de combustível, que tem uma potência de 136 cv (100 kW), foi desenvolvido no Centro de Tecnologia da Volkswagen para Tração Elétrica. O veículo possui ainda uma bateria de iões de lítio, que armazena a energia cinética recuperada pelo sistema de travagem regenerativa, assiste a ‘fuel cell’ na fase de arranque e impulsiona a aceleração máxima. A célula de combustível e a bateria fornecem energia a um motor elétrico adaptado do e-Golf. Por Carlos Moura   

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Peugeot lança oficialmente Partner Electric em Portugal

O Peugeot Partner Electric foi lançado oficialmente no mercado nacional, estando disponível em dois comprimentos de carroçaria (4,38 e 4,64 metros) e volumes úteis de carga de 3,3 a 4,1 m3. O motor elétrico do tipo síncrono permanente desenvolve uma potência de 67 cv, com caixa de velocidades sem embraiagem. O carregamento das baterias pode ser realizado em dois modos: carga normal (até 14A), com uma duração de cerca de 8h30 para um carregamento de 100 por cento da bateria, ou uma carga rápida através de um borne de carga específico, que permite o carregamento de 80% de carga da bateria em cerca de 30 minutos. A autonomia anuncia é de 170 km, mas a real de situa-se entre os 135 e os 140 km. O Peugeot Partner é comercializado em dois níveis de equipamento – Base e Confort – com preços entre os 32.120 e os 34.440 euros.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mercedes-Benz Classe B Electric chega em fevereiro a Portugal


O Mercedes-Benz Classe B foi sujeito a uma atualização e vai passar a estar disponível em versões elétricas e a gás natural comprimido (NGT). A primeira será lançada no mercado nacional a partir de fevereiro, com um preço de aproximamente 43 mil euros, enquanto a última, para já, não tem comercialização prevista no nosso país. 
O Classe B Electric Drive é um veículo ‘full electric’ que vem equipado com um motor elétrico de 132 kW e um binário de 340 Nm. A marca alemã anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e uma autonomia até 200 quilómetros. Em função do desejo do utilizador para conduzir economicamente ou de forma mais desportiva estão à disposição três programas de condução (Economy Plus, Economy e Sport). 
A bateria de iões de lítio encontra-se por baixo do veículo, libertando espaço no interior para oferecer cinco verdsdeiros lugares e uma bagageira com uma capacidade de 501 litros. O Mercedes-Benz Classe B Electric foi desenvolvido em colaboração com a Tesla Motors, designadamente o sistema de propulsão da marca norte-americana fundada por Elon Musk. Por Carlos Moura