Em estreia mundial, a a Volkswagen revelou o modelo
GolfSportWagen HyMotion, equipado com tecnologia de células de combustível
(fuel cell), no salão automóvel de Los Angeles.
O veículo utiliza hidrogénio como combustível que se combina
com o oxigénio na célula de combustível para formar água. A energia é libertada
neste processo de ‘combustão fria’ e fornece a alimenta o motor elétrico, que
produz emissões zero. O Golf SportWagen HyMotion possui tração dianteira e
oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. O hidrogénio é
armazenado em quatro depósitos cilíndricos, construídos em fibra de carbono,
que estão localizados na parte traseira da carroçaria do veículo, por baixo dos
bancos e da bagageira. O capacidade do depósito de hidrogénio permite uma
autonomia para aproximadamente 500 quilómetros. A operação de abastecimento não
demora mais de três minutos. O sistema de célula de combustível, que tem uma
potência de 136 cv (100 kW), foi desenvolvido no Centro de Tecnologia da
Volkswagen para Tração Elétrica. O veículo possui ainda uma bateria de iões de
lítio, que armazena a energia cinética recuperada pelo sistema de travagem
regenerativa, assiste a ‘fuel cell’ na fase de arranque e impulsiona a
aceleração máxima. A célula de combustível e a bateria fornecem energia a um
motor elétrico adaptado do e-Golf. Por Carlos Moura
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