terça-feira, 27 de maio de 2014

Frota a hidrogénio da GM cumpriu 4,8 milhões de km

A frota de 119 automóveis da General Motors equipada com pilha de combustível (‘fuel cell’), no âmbito do programa ‘Project Driveway’, já cumpriu 4,8 milhões de quilómetros (três milhões de milhas), que foram atingidos em utilização diária e em condições reais. Alguns dos automóveis movidos a hidrogénio já totalizaram mais de 190 mil quilómetros.
O programa ‘Project Driveway’ foi lançado pela General Motors em 2007 e está a ser realizado à escala mundial. Mais de cinco mil condutores têm vindo a fornecer informações sobre a funcionalidade e o comportamento da tecnologia das células de de combustível numja base diária.
A pilha de combustível a hidrogénio é parte importante da gama de motorizações avançadas da GM, e continuamos a fazer progressos substanciais nesta tecnologia», refere o Diretor Executivo da Engenharia Fuel Cell da GM, Charlie Freese,. “Estes automóveis passaram por sete invernos e estiveram expostos às mais variadas condições meteorológicas, tendo provado que as células de combustível estão aptas a satisfazer as todas as exigências, em condições reais.”

Na Europa cabe à Opel representar a casa-mãe neste teste e desde o final de 2008 que participa com 30 protótipos HydroGen4. Aqueles automóveis têm circulado na Alemanha no âmbito da iniciativa ‘Clean Energy Partnership, um programa de investigação promovido pelo governo federal para o desenvolvimento da tecnologia ‘fuel cell’. Os automóveis da Opel têm estado integrados em frotas operacionais de várias empresas, como 3M, Air Liquide, Allianz, Bild, Coca Cola, Condor, E-Plus, ESWE, Hilton, IKEA, Linde, Neckermann, NH Hotels, Schindler, Siemens, Shell, Total e Vattenfall, incluindo o automóvel clube alemão ADAC. Estes 30 veículos já completaram uma distância total superior a 350 mil quilómetros, perfazendo 13 mil horas de funcionamento e circulação no tráfego intenso das cidades de Berlim, Hamburgo, Düsseldorf e Frankfurt. No total, a frota efetuou 2.700 reabastecimentos de hidrogénio. Por Carlos Moura 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Investigadores de Singapura desenvolveram e-táxi

A TUM Create, de Singapura, desenvolveu um protótipo de táxi elétrico, com o nome de código EVA, que, entre outrtas vantagens, oferece uma carga super-rápida, em apenas 15 minutos, e uma autonomia até 200 quilómetros, com o ar condicionado ligado.

O EVA foi projetado do zero como e-táxi por uma equipa interdisciplinar nas áreas de armazenamento de energia, carga de bateria, gestão térmica, materiais leves. A TUM Create é um projeto de eletromobilidade que resultou de uma parceria entre a Universidade Técnica de Munique e a Nanyang Technological de Institute, sendo financiando pela Fundação Nacional de Pequisa, um órgão do gabinete do primeiro-ministro de Singapura.Por Carlos Moura 

terça-feira, 20 de maio de 2014

Quant e-Sportlimousine estreia tecnologia ‘flow cell’

A Quant NanoFlowcell, do Liechtenstein, concebeu um veículo desportivo, denominado Quant e-Sportlimousine,  que estreia a tecnologia de baterias ‘flow cell’, que combina aspetos das células de acumuladores eletroquímicos e das células de combustível. Os eletrólitos líquidos são mantidos em dois depósitos e circulam através da célula. No coração do sistema encontra-se uma membrana que separa as duas soluções eletrolíticas, mas permite a passagem da corrente elétrica para alimentar a cadeia cinemática. O Quant  e-Sportlimousine vem equipado com quatro motores elétricos – um em cada roda – que garantem uma potência combinada de 925 cv e um binário de 11.600 Nm. Com 5,25 metros de comprimento e um peso de 2,3 toneladas, este veículo elétrico oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 380 km/h. O fabricante pretende desenvolver protótipos de estrada, com base no concept, para homologar o veículo em 2015.Por Carlos Moura 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Volkswagen comercializa e-Golf em Portugal

A Volkswagen anunciou o início da comercialização do modelo e-Golf em Portugal no próximo mês de junho, com um preço de aproximadamente 38 mil euros. A marca alemã refere que a versão eletrificada do ‘best seller’ Golf terá uma autonomia até 190 quilómetros e um equipamento de elevada tecnologia que assegura uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 140 km/h.
O e-Golf vem equipado de série com o sistema de rádio e navegação de elevada tecnologia “Discover Pro” e com a App “Car-Net-e-Remote” que possibilita a carga da bateria, a ativação do aquecimento auxiliar / climatizador de série (durante o procedimento de carga da bateria) e a procura de dados do veículo através de um Smartphone.
O e-Golf dispõe de um elétrico síncrono que desenvolve uma potência de 85 kW e um binário de 270 Nm.
Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 60 km/h em 4,2 segundos e atinge os 100 km/h em apenas 10,4 segundos. O consumo é inferior a 12,7 kWk/100 km, o que se traduz num custo de energia de aproximadamente 1,9 euros. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio que tem uma capacidade total de 24,2 kWh, que pode ser carregada numa tomada doméstica convencional (13 horas), numa wallbox com uma potência de carga de 3,6 kW (oito horas) ou num posto público de carregamento (oito horas).

O Volkswagen e-Golf dispõe, de série, de três perfis de condução – “Normal”, “Eco” e “Eco+. O veículo arranca automaticamente no modo “Normal”, mas se o utilizador pretender aumentar a autonomia pode recorrer ao modo “Eco”, que reduz a potência máxima do motor elétrico para 70 kW e o binário no momento do arranque para 220 Nm. Ao mesmo tempo, o sistema eletrónico reduz a potência do climatizador automático e modifica para uma resposta mais plana a curva característica do pedal do acelerador. Neste caso, o e-Golf atinge uma velocidade máxima até 115 km/h. No modo “Eco+”, o sistema eletrónico limita a potência máxima a 55 kW e o binário de arranque a 175 Nm. Paralelamente reduz-se a potência do climatizador automático e modifica-se também para uma resposta mais plana a curva caraterística do pedal do acelerador. O e-Golf alcança, neste modo, uma velocidade máxima de 90 km/h, sendo a aceleração correspondentemente mais espaçada. Todavia, existe a possibilidade de obter a potência máxima, o binário máximo e a velocidade máxima de 140 km/h nos modos ”Eco” e “Eco+” através do interruptor kick-down. Por Carlos Moura

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Volkswagen lança e-up! em Portugal


A Volkswagen vai iniciar no próximo mês de junho a comercialização do modelo e-up!, que terá um preço a rondar os 25.700 euros. Com um sistema de acionamento totalmente elétrico conta com uma bateria de iões de lítio que, segundo a marca alemã, oferece uma autonomia até 160 km. O motor elétrico desenvolve uma potência de 82 cv e um binário de 210 Nm, o que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 12,4 segundos. 
O e-up pode ser carregado em qualquer tomada doméstica, numa ‘wallbox’, num ponto de carregamento lento da rede MobiE ou num ponto de carregamento rápido. Neste último caso, a bateria é carregada a 80 por cento em menos de 30 minutos.
Uma caraterística marcante para a sua identificação é a montagem de LED’s diurnos a circunscrever a curvatura dos extremos do para-choques. A seção dianteira, as embaladeiras e o piso inferior também foram melhorados aerodinamicamente. O veículo está equipado com jantes de liga leve de 15 polegadas polidas com pneus de baixa resistência ao rolamento e exibe o logótipo da Volkswagen sobre um fundo azul com a designação e-up! nas portas dianteiras, tornando este modelo elétrico de quatro lugares imediatamente inconfundível.
Disponível em apenas um nível de equipamento, o e-up! oferece de série o sistema de navegação “maps+more”, sistema de ar condicionado Climatronic, display multifunções, pára-brisas aquecido, bancos aquecidos e vidros traseiros escurecidos. 
Os serviços móveis online “Car Net ", que podem ser controlados via smartphone, surgem no e-up! pela primeira vez e também fazem parte do equipamento de série.  Por Carlos Moura

segunda-feira, 12 de maio de 2014

BMW apresentou ‘scooter’ elétrica C evolution

A BMW apresentou em Barcelona a ‘scooter’ elétrica ‘C Evolution’ que oferece uma autonomia até 100 quilómetros. Desenvolvida com base nos modelos C 600 Sport e C 650 GT, com motor de combustão, a nova BMW C evolution recebeu um motor elétrico síncrono que disponibiliza uma potência de 11 kW (15 cv), com uma potência de pico de 35 kW (47 cv). A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 120 km. O motor elétrico da nova ‘scooter’da BMW é alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 8 kW que pode ser carregada em qualquer tomada doméstica. O tempo de carregamento total numa tomada de 220 V é de aproximadamente quatro horas. A C evolution dispõe de um sistema inteligente de recuperação da energia de travagem e de desaceleração. A ‘scooter’ elétrica da BMW oferece quatro modos de condução: Estrada, Eco Pro, Sail e Dinâmico. Por Carlos Moura

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Mercedes e BYD desenvolveram DENZA para a China

A joint-venture constituída entre a germânica Daimler e a chinesa BYD estreou o modelo DENZA no salão automóvel ‘Auto China’, que decorreu em Pequim.
Desenvolvido em conjunto por alemães e chineses, combina a reconhecida tradição de engenharia da Daimler e a liderança tecnológica da BYD no domínio das baterias. O novo modelo vai ser produzido e comercializado na China, devendo chegar ao mercado local no mês de setembro. O DENZA foi concebido a partir da bateria de iões de lítio, que se encontra protegida por uma estrutura em alumínio e está localizada por baixo da carroçaria. Esta disposição permitiu que todos os componentes da cadeia cinemática estejam separados do habitáculo. A bateria tem uma capacidade de 47,5 kWh e pode ser carregada numa tomada doméstica, em pontos de carga públicos ou em carregadores de parede. O tempo de carga situa-se entre as sete horas e menos de uma hora, em função do tipo de carregador. O veículo conta com um motor elétrico de 86 kW que permite alcançar uma velocidade máxima até 150 km. A autonomia anunciada é de 300 km. Por Carlos Moura