A joint-venture constituída entre a germânica Daimler e a
chinesa BYD estreou o modelo DENZA no salão automóvel ‘Auto China’, que decorreu
em Pequim.
Desenvolvido em conjunto por alemães e chineses, combina a
reconhecida tradição de engenharia da Daimler e a liderança tecnológica da BYD
no domínio das baterias. O novo modelo vai ser produzido e comercializado na
China, devendo chegar ao mercado local no mês de setembro. O DENZA foi
concebido a partir da bateria de iões de lítio, que se encontra protegida por
uma estrutura em alumínio e está localizada por baixo da carroçaria. Esta
disposição permitiu que todos os componentes da cadeia cinemática estejam
separados do habitáculo. A bateria tem uma capacidade de 47,5 kWh e pode ser
carregada numa tomada doméstica, em pontos de carga públicos ou em carregadores
de parede. O tempo de carga situa-se entre as sete horas e menos de uma hora,
em função do tipo de carregador. O veículo conta com um motor elétrico de 86 kW
que permite alcançar uma velocidade máxima até 150 km. A autonomia anunciada é
de 300 km. Por Carlos Moura
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