sexta-feira, 29 de maio de 2015

BMW i3 introduzido em serviço de car sharing de Londres

A frota do serviço de car sharing de Londres, DriveNow, foi reforçada com a introdução de 30 unidades do veículo elétrico BMW i3. Com a implementação deste modelo, os clientes do serviço DriveNow terão acesso a cerca de uma dúzia de pontos de carregamento e poderão entrar no centro da capital britânica sem pagarem a portagem que é aplicada aos veículos de combustão.

Com a inclusão do BMW i3 na frota da DriveNow, a marca alemã está a implementar uma iniciativa estratégica para a promoção da mobilidade elétrica, uma vez que serviços deste tipo são encaradados como complementares ao transporte público, contribuindo para a redução do congestionamento de trânsito e a poluição.Por Carlos Moura

 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Citroën Berlingo Electric disponível em Espanha por 20.500 euros

A Citroën está a propor o Berlingo Van Electric no mercado espanhol por 20.500 euros. A marca aproveita o incentivo do governo espanhol, até oito mil euros, para aquisição de veículos comerciais ‘Full Electric’, que está previsto no Programa Movele (aprovado pelo Real Decreto 287/2015, de 17 de abril), e acrescenta um desconto comercial de 4.400 euros. Assim, o preço da versão curta do Berlingo Electric Van fica em 20.500 euros, valor que inclui sistema de carregamento rápido.

Produzido na Galiza, na fábrica de Vigo, o Citroën Berlingo Van Electric oferece um volume útil e uma capacidade carga idênticos ao da versão diesel, até 3,7 m3 e 695 kg, respetivamente. A motorização elétrica desenvolve uma potência máxima de 67 cv e um binário máximo de 200 Nm, enquanto os 22,5 kWh de capacidade total da bateria proporcionam uma autonomia que pode chegar aos 170 km. O Berlingo Electric Van dispõe de dois modos de carregamento: normal, que pode demorar entre oito e quinze horas; e rápido, que possibilita carregar até 80 por cento da bateria em 30 minutos.Por Carlos Moura  

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Aliança Renault-Nissan vai ceder 200 veículos elétricos para Conferência ‘Paris Clima 2015’

A Aliança Renault-Nissan vai será parceira oficial da conferência das Nações Unidas COP21 que se realizará de 30 de novembro a 11 de dezembro, e colocará à disposição da organização uma frota de 200 automóveis elétricos.
O acordo foi assinado entre a Aliança Renault-Nissan e o Secretariado Geral encarregado da preparação e da organização da 21ª Conferência Anual (chamada COP21). A frota de automóveis elétricos assegurará o transporte dos delegados acreditados para o evento.
Nesta cimeira anual sobre o clima são esperados mais de 20 000 participantes, de 195 países, e as Nações Unidas utilizarão, pela primeira vez, uma frota de automóveis zero emissões para assegurar o transporte dos participantes. A frota de automóveis para o COP21 será composta pelos modelos Renault ZOE, Renault Kangoo Z.E e Renault Fluence Z.E, bem como pelos modelos Nissan LEAF e Nissan e-NV200 na versão de 7 lugares. Estes automóveis estarão à disposição dos delegados 24 horas por dia nos diversos locais onde se desenrola a conferência. Na capital francesa e na sua periferia será implementada uma rede de 50 postos de carregamento, que serão inteiramente alimentados por energias renováveis. 
A cimeira de Paris tem um duplo objetivo: obter um novo acordo universal sobre as alterações climáticas destinado a acompanhar a transição para economias de carbono reduzido, e o início da distribuição do Fundo Verde criado para ajudar os países em vias de desenvolvimento a reduzir as suas emissões de CO2.

«A tecnologia dos veículos 100% elétricos é uma solução eficaz para o transporte prático e acessível e tem um impacto positivo no clima e na qualidade do ar nas nossas cidades. Agora é preciso difundi-la em grande escala graças ao trabalho conjunto dos parceiros envolvidos» declara Carlos Ghosn, Presidente Director-Geral da Aliança Renault-Nissan. Por Carlos Moura 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Correios da Croácia lançam concurso para 180 e-bikes

Os Correios da Croácia lançaram um concurso público para aquisição de 180 bicicletas com apoio elétrico, que se destinam a substituir as suas scooters com motor de combustão. O concurso é lançado no seguimento da participação no projeto europeu PRO-E-BIKE, que contou com a participação dos Correios da Croácia num projeto-piloto para avaliar a possibilidade de substituição de scooters por e-bikes nos serviços de distribuição postal.
As novas e-bikes deverão ser entregues no último trimestre deste ano para entrarem ao serviço no início de 2016. “Esta é uma grande renovação e com um forte impacto. Isto mostra que o apoio aos veículos elétricos e à tecnologia pode fazer uma grande diferença no mercado do transporte e da logística”, afirma Zeljka Fistrek, da Agência de Energia da Croácia, um dos parceiros da PRO-E-BIKE.

A decisão da administração dos Correios da Croácia foi tomada com base em vários fatores como, por exemplo, a autonomia da bateria da e-bike é idêntica à da scooter convencional, mas, por outro lado, pode continuar a ser utilizada quando se esgota a carga na bateria. O caderno de enacargos exige uma garantia de dois anos para as baterias que têm de ter a capacidade para 800 ciclos de carga para reduzir os custos de manutenção. O Fundo Verde da Croácia irá subsidiar a aquisição destas e-bikes em 40 por cento. Por Carlos Moura 

Maior desfile de veículos elétricos realizou-se em Berlim

Berlim bateu o recorde mundial do maior desfile de veículos elétricos no passado dia 23 de maio, tendo contado com a presença de 577 veículos, entre motos e automóveis. Os veículos desfilaram na pista onde se realizou o Grande Prémio de Fórmula E, reservada a monolugares ‘full electric’. O recorde anterior tinha sido alcançado em Silicon Valley, nos Estados Unidos, em 22 de setembro de 2014, onde estiveram presentes 507 veículos.
O novo recorde de Berlim decorreu na pista da prova de Formula E, que tem uma extensão de 3,4 quilómetros e realizou-se duas horas antes do início da corrida. O objetivo do desfile era promover a utilização de veículos elétricos no dia a dia, como um modo ‘limpo’ de transporte individual, especialmente numa cidade como Berlim. No desfile participaram veículos pequenos, scooters, picks-ups e carros de luxo. O evento foi organizado pelo ativista ambiental suíço Louis Palmer, detentor do título de “Campeão do Prémio da Terra” do Programa Ambiental das Nações Unidas por ter efetuado duas vezes a volta ao mundo em veículos solares.

A maioria dos participantes no desfile do novo recorde mundial de Berlim eram da Alemanha, mas alguns vieram da Noruega (3), Holanda (1), Suécia (2), Suíça (22), Áustria (9), República Checa (6), Eslováquia (1), Inglaterra (1), Itália (1), Turquia (3) e Índia (1). O veículo elétrico mais representado no evento era o Citroën C-Zero, com 111 unidades, seguindo-se o Tesla S, com 96, scooters e veículos de duas rodas de diferentes marcas, com 60, o Nissan LEAF, com 59, o Renault ZOE, com 43, o BMW i3, com 36, o Volkswagen e-Golf, com 24, o Volkswagen e-Up, com 21, o Renault Twizy, com 16 e o smart fortwo ED, com 12.  Por Carlos Moura

quarta-feira, 20 de maio de 2015

AVIS Dinamarca vai operar a maior frota de veículos elétricos da Europa

A AVIS Dinamarca vai passar a ter uma frota de 861 veículos elétricos, que será a maior da Europa. A empresa de rent-a-car adquiriu no ano passado 400 automóveis à Nissan do modelo LEAF e este ano efetuou uma nova encomenda, que inclui 401 furgões e-NV200 e mais 60 automóveis LEAF. "Tivemos um enorme sucesso com o Nissan LEAF na Dinamarca e alugámos muito rapidamente todas as unidades que adquirimos à Nissan, o que nos levou a encomendar mais. Para prosseguirmos com esse sucesso, decidimos acrescentar a e-NV200, de modo a alargar a nossa oferta e a atrair novos tipos de clientes," afirma o director executivo da AVIS Dinamarca, Kasper Gjedsted. Por sua vez, o diretor de Veículos Elétricos para a Nissan Europa, Jean-Pierre Diernaz, refere que este acordo é uma demonstração da confiança que as empresas têm nos veículos elétricos Nissan, e comentou: "Estamos muito felizes por trabalhar novamente com a AVIS, com o objetivo de criar uma oferta para os seus clientes na Dinamarca. Com grandes empresas como a AVIS na Dinamarca e a DHL em Itália a fazerem encomendas significativas de veículos elétricos Nissan, constatamos que cada vez mais pessoas se apercebem que a combinação única entre uma condução confortável, baixos custos de funcionamento e as emissões zero é muito atrativa". Por Carlos Moura

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Alemanha abriu primeira estação de hidrogénio numa autoestrada

A primeira estação de abastecimento de hidrogénio para veículos fuel cell numa autoestrada foi recentemente aberta e está localizada na área de serviço da Total de Geiselwind na A3. Aquela infraestrutura rodoviária veio complementar os postos de abastecimento de hidrogénio existentes nas regiões metropolitanas de Frankfurt/Main, Estugarda e Munique, passando a constituir um ‘hub’ para abastecimento de veículos ‘fuel cell’ no sul da Alemanha. A nova estação de abastecimento de hidrogénio, que custou quase um milhão de euros, foi construída pelo Clean Energy Partnership (CEP), que é uma ‘joint-venture’ entre a Daimler, a Linde e a Total para a expansão de uma infraestrutura pública de fornecimento deste combustível na Alemanha. A construção da estação de Gieselwind foi financiada pelo Programa Nacional de Inovação da Alemanha e insere-se num plano que prevê a abertura de 50 postos de abastecimento de hidrogénio naquele país até final de 2015, os quais irão estar localizados nas zonas metropolitanas e ao longo das principais vias rodoviárias. Atualmente, encontram-se ao serviço 18 estações de abastecimento de hidrogénio na Alemanha, das quais sete são operadas pela Total, incluindo a de Gieselwind. A capacidade instalada da rede de hidrogénio permite o abastecimento de mil veículos fuel cell. Por Carlos Moura  

terça-feira, 12 de maio de 2015

Porsche entra em força com três modelos híbridos ‘plug-in’

O sucesso da Telsa parece estar a incomodar os construtores alemães, que lançaram uma verdadeira ofensiva no domínio dos veículos elétricos e híbridos ‘plug-in’.
A BMW abriu as ‘hostilidades’ com o lançamento o i3 e do i8 (prometendo para mais tarde o X5 eDrive40e), seguindo-se o grupo Volkwagen, com os modelos e-up, e-Golf, Golf GTE (estando mais alguns na calha), ao que se juntou a Audi com o A3 e-tron (estando mais alguns modelos prometidos, como o Q7 e-tron quattro). Para não ficar atrás, a Mercedes-Benz introduziu o Classe B ED, o S 500 Plug-In Hybrid,  C 350e e anunciou o lançamento do GLE 500 eMATIC.
O mais recente fabricante alemão a entrar nesta área é a Porsche e...em força, reivindicando ser a primeira do mundo a disponibilizar três modelos híbridos ‘plug-in’: 918 Spyder, Panamera S E-Hybrid e Cayenne S E-Hybrid. A tecnologia híbrida presente nestes três modelos da Porsche foi desenvolvida pela Bosch, que se juntaram para ‘eletrificar’ automóveis desportivos. O sistema de gestão eletrónica, as baterias, os motores elétricos do Cayenne, do Panamera e do 918 Spyder são de origem Bosch.
O 918 Syper dispõe de dois motores elétricos, um em cada eixo, com 129 e 159 cv, respetivamente, além de um motor de combustão a gasolina V8 de  4,7 litros e 608 cv. A combinação do sistema de proulsão elétrico e de propulsão permite disponibilizar uma potência máxima de 887 cv. Isto permite ao 918 Spyder acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos. O motor elétrico dianteiro oferece a possibilidade de condução em modo totalmente, sendo a autonomia da bateria de 6,8 kWh de aproximadamente 20 km. O tempo de carga da bateria demora entre 2,5 a 4 horas.

O Porsche Cayenne S E-Hybrid é anunciado como o primeiro SUV híbrido , estando equipado com motor de combustão e elétrico que oferecem uma potência combinada de 416 cv e um consumo oficial de 3,4 litros, enquando o Panamera S E-Hybrid dispõe da mesma motorização, mas o consumo é ligeiramente inferior – 3,1 l/100 km – devido ao seu menor peso. Em ambos os casos, o motor elétrico tem uma potência de 70 kW (95 cv). O Panamera S E-Hybrid recebe uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 9,4 kWh, sendo de 10,8 kWh aquele que se encontra instalada no Cayenne S E-Hybrid. O tempo de carga é de quatro horas numa tomada doméstica de 220V ou de duas horas num posto de carregamento público convencional (lento). Por Carlos Moura 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Primeiros autocarros full electric da Volvo vão para Gotemburgo

A Volvo Buses vai colocar em operação um autocarro urbano “Full Electric” na cidade de Gotemburgo, o que irá ser testado em condições normais de tráfego, a partir do dia 15 de junho. O primeiro autocarro totalmente elétrico da Volvo irá estar ao serviço na carreira 55, que estabelece a ligação entre Lindholmen e Chalmers / Johanneberg. Esta nova linha será operada por três autocarros totalmente elétricos e sete autocarros híbros ‘plug-in’, todos Volvo. Os veículos serão equipados por baterias que podem ser carregadas rapidamente com eletricidade renovável nos terminais das carreiras. A Volvo Buses refere que o consumo energético destes veículos é 80 por inferior em relação a autocarros diesel convencionais. A nova carreira é o resultado de uma cooperativa denominada ElectriCity, que desenvolve, demonstra  e avalia soluções inovadoras para um transporte público sustentável no futuro.

O novo autocarro totalmente elétrico da Volvo apresenta um design específico e tem um comprimento ligeiramente inferior ao de um autocarro standard (10,7 metros em vez de 12 metros), mas oferece uma capacidade para transportar até 86 pessoas. O posto de condução central contribui para o aumento da capacidade total do veículo. Este novo autocarro elétrico ainda é um protótipo, mas a Volvo Buses pretende iniciar a sua produção em série de um veículo deste tipo em 2017. Por Carlos Moura 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Polícia da Sardenha recebe 15 scooters elétricas

A BMW Motorrad entregou 15 scooters elétricas à polícia da cidade de Cagliari, que se localiza na ilha da Sardenha. As scooters BMW C Evolution foram apresentadas às forças policiais na presença do presidente da câmara de Cagliari, Massimo Zedda, e de outros representantes daquele munícipio, assim como o chefe da polícia, Mario Delogu.

Com uma potência nominal de 11 kW (15 cv) e de pico de 35 kW (47,5 cv), uma velocidade máxima de 120 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h que supera algumas maxi scooters equipadas com motores de 600 cc, a BMW C Evolution constitui uma solução vocacionada para utilização em meio urbano. Um outro factor positivo em termos de operação é a autonomia média de aproximadamente 100 quilómetros. A versão desta scooter elétrica fornecida à polícia de Cagliari é idêntica ao modelo de série, tendo apenas recebido alguns dispositivos próprios para utilização policial como altifalantes e equipamento de sinalização. Por Carlos Moura