O operador de transportes públicos de Berlim, BVG, está a
testar quatro autocarros elétricos que são carregados por indução, nos
terminais da carreira. Os veículos estão em operação na linha 204, entre a
estação de Südkreuz e a Universidade Técnica de Berlim. Os autocarros elétricos
foram desenvolvidos e construídos pela Solaris, com base no modelo urbano
Urbino 12, enquanto o equipamento elétrico, incluindo as baterias, é da
responsabilidade da Bombardier. Cada autocarro elétrico possui no teto uma
bateria com uma capacidade de 90 kWh, que é carregada por indução através do
sistema PRIMOVE nos dois terminais da carreira 204, que tem uma extensão de 6,1
quilómetros, demorando cerca de 24 minutos a ser percorrida. A frequência da carreira
é de 20 minutos.
O sistema de indução tem uma potência de 200 kW, o que
permite recarregar as baterias num período de tempo entre quatro e sete
minutos. Os parâmetros dos veículos foram configurados para que nunca fiquem
sem carga enquanto circulam nas movimentadas ruas do centro de Berlim.
Os quatro autocarros Solaris Urbino 12 Electric ao serviço
da BVG foram financiados pelo programa ‘E-Bus Berlin’, o qual conta com um
apoio de 4,1 milhões de euros do Ministério Federal dos Transportes e Infraestruturas
Digitais da Alemanha. A Universidade Técnica de Berlim contribuiu com o suporte
científico.
O Solaris Urbino 12 Electric de Berlim vem equipado com um
motor elétrico assícrono de 160 kW, baterias de tração de iões de lítio PRIMOVE,
com uma capacidade de 90 kWh e 660 V. O veículo tem um peso bruto de 18
toneladas e pode alcançar uma velocidade máxima de 65 km/h. O autocarro pode
transportar até 70 passageiros e possui 33 lugares sentados, além de mais 19
bancos escamoteáveis. Por Carlos Moura
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