O fabricante sueco de veículos pesados Scania está a
desenvolver um camião híbrido ‘plug-in’ e um dos protótipos foi revelado à
imprensa, à margem da competição “Jovem Motorista Europeu 2015’, que se
realizou na Suécia.
Um dos veículos em teste no Centro de Pesquisa e
Desenvolvimento da Scania corresponde a um camião rígido de três eixos, G360,
com peso bruto de 20 toneladas, que, atualmente, oferece uma autonomia em modo
elétrico até 10 quilómetros. O veículo vem equipado com um motor diesel de
cinco cilindros em linha de nove litros e 360 cv, caixa de velocidades
automatizada Scania Opticruise, motores elétricos e bateria de iões de lítio. A
bateria pode ser recarregada através de uma ligação a um ponto de carregamento
elétrico.
Na via para a eletrificação, a Scania refere que estão a ser
estudadas e desenvolvidas duas opções: carregamento por via área, através de um
pantógrafo que estabelece a ligação entre o veículo e uma catenária, ou
carregamento da bateria por cabo ou sistema de indução. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário