O sucesso da Telsa parece estar a incomodar os construtores
alemães, que lançaram uma verdadeira ofensiva no domínio dos veículos elétricos
e híbridos ‘plug-in’.
A BMW abriu as ‘hostilidades’ com o lançamento o i3 e do i8
(prometendo para mais tarde o X5 eDrive40e), seguindo-se o grupo Volkwagen, com
os modelos e-up, e-Golf, Golf GTE (estando mais alguns na calha), ao que se
juntou a Audi com o A3 e-tron (estando mais alguns modelos prometidos, como o
Q7 e-tron quattro). Para não ficar atrás, a Mercedes-Benz introduziu o Classe B
ED, o S 500 Plug-In Hybrid, C 350e e
anunciou o lançamento do GLE 500 eMATIC.
O mais recente fabricante alemão a entrar nesta área é a
Porsche e...em força, reivindicando ser a primeira do mundo a disponibilizar
três modelos híbridos ‘plug-in’: 918 Spyder, Panamera S E-Hybrid e Cayenne S
E-Hybrid. A tecnologia híbrida presente nestes três modelos da Porsche foi
desenvolvida pela Bosch, que se juntaram para ‘eletrificar’ automóveis
desportivos. O sistema de gestão eletrónica, as baterias, os motores elétricos
do Cayenne, do Panamera e do 918 Spyder são de origem Bosch.
O 918 Syper dispõe de dois motores elétricos, um em cada
eixo, com 129 e 159 cv, respetivamente, além de um motor de combustão a
gasolina V8 de 4,7 litros e 608 cv. A
combinação do sistema de proulsão elétrico e de propulsão permite
disponibilizar uma potência máxima de 887 cv. Isto permite ao 918 Spyder
acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos. O motor elétrico dianteiro
oferece a possibilidade de condução em modo totalmente, sendo a autonomia da
bateria de 6,8 kWh de aproximadamente 20 km. O tempo de carga da bateria demora
entre 2,5 a 4 horas.
O Porsche Cayenne S E-Hybrid é anunciado como o primeiro SUV
híbrido , estando equipado com motor de combustão e elétrico que oferecem uma
potência combinada de 416 cv e um consumo oficial de 3,4 litros, enquando o
Panamera S E-Hybrid dispõe da mesma motorização, mas o consumo é ligeiramente
inferior – 3,1 l/100 km – devido ao seu menor peso. Em ambos os casos, o motor
elétrico tem uma potência de 70 kW (95 cv). O Panamera S E-Hybrid recebe uma
bateria de iões de lítio com uma capacidade de 9,4 kWh, sendo de 10,8 kWh
aquele que se encontra instalada no Cayenne S E-Hybrid. O tempo de carga é de
quatro horas numa tomada doméstica de 220V ou de duas horas num posto de
carregamento público convencional (lento). Por Carlos Moura
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