Os dois primeiros pontos de carregamento rápido da rede
francesa Corri-Door já entraram ao serviço nas autoestradas operadas pela
SANEF. Os pontos de carga estão localizados nas estações de serviço de Bosgouet
Nord (A13) e Tardenois Nord (A4) e fazem parte de uma rede de 200 pontos de carga
rápido que serão implementados nas autoestradas francesas até dezembro de 2015.
Os pontos de carga rápida, que permitem carregar a bateria de um veículo
elétrico até 30 minutos, vão ser instalados ao abrigo de um programa
co-financiado pela União Europeia (Programa TEN-T) e um consórcio de entidades
ligadas à mobilidade elétrica, que é liderado pela EDF.
A rede de pontos de carga rápida será instalada nas
autoestradas geridas pelo Grupo SANEF (SANEF e SAPN), APRR e Vinci Autoroutes
(ASF, COFIROUTE, ESCOTA), assim como algumas superfícies comerciais localizadas
junto a nós de autoestradas. Os pontos de carga da rede Corri-Door irão ser
instalados em intervalos de 80 quilómetros, facilitando a condução interurbana
com veículos elétricos. O objetivo desta rede é permitir o carregamento das
baterias do veículos, enquanto os utilizadores fazem uma pausa na autoestrada:
80 por cento da capacidade da bateria poderá ser recarregada em menos de 30
minutos. Os pontos de carregamento da rede Corri-Door são compatíveis com todos
os veículos elétricos que atualmente estão disponíveis. O operador de
mobilidade Sodetrel irá lançar o seu próprio serviço de comercialização da rede
Corri-Door através de um cartão denominado Sodetrel Pass. Os clientes de outros
operadores também poderão utilizar os pontos de carregamento Corri-Door, uma
vez que são interoperáveis.
O projeto Corri-Door é co-financiado em 50 por cento pela
União Europeia e por um consórcio que inclui a EDF, a sua subsidiária Sodetrel,
a Renault, a Nissan, a BMW, a Volkswagen e a ParisTech (12 escolas francesas de
engenharia e economia). Por Carlos Moura
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