Primeira
marca ‘premium’ a entrar no segmento de mercado de veículos elétricos, a BMW
criou uma submarca própria para o efeito, designada ‘i’. A estreia no segmento
coube ao modelo i3, que é proposto em duas versões: ‘Full Electric’, que
oferece uma autonomia entre 130 e 160 quilómetros, e EXA (extensor de
autonomia), que permite percorrer entre 120 e 140 quilómetros em modo elétrico
e mais 120 a 150 quilómetros, com ajuda de um pequeno motor de combustão. A
versão ‘EXA’ está vocacionada para quem sofre da chamada ‘ansiedade de
autonomia’ ou para os utilizadores que nas suas deslocações pendulares
percorram mais de 120 ou 130 quilómetros. Em relação à versão ‘Full Electric’,
o BMW i3 EXA representa um custo adicional de cinco mil euros, além de estar
sujeito ao Imposto Único de Circulação.
A
estreia no mercado não poderia ter corrido melhor para a BMW: o i3 foi o
segundo veículo ‘elétrico’ mais vendido no nosso país no ano passado, perdendo
para o Nissan LEAF por apenas uma unidade. Para o seu sucesso pode apontar-se o
seu design visionário, que chama a atenção. Com uma carroçaria alta e esguia,
dimensões compactas – o comprimento exterior é ligeiramente inferior a quatro
metros –, o BMW i3 não deixa ninguém indiferente. Entre os elementos estéticos marcantes
destaque para a grelha fechada em forma de rim, que inclui um estrutura com
realces em azul, ou os faróis LED em forma de U, os quais representam uma nova
interpretação do design dos faróis da marca. A faixa em preto brilhante, desde
o capot, passando pelo tejadilho, até à traseira, divide visualmente o i3. Os
defletores atrás das rodas traseiras e à frente das dianteiras otimizam a
aerodinâmica. Relativamente à versão totalmente elétrica, a ‘EXA’ distingue-se
apenas por abertura extra para bocal do depósito de
nove litros de gasolina que alimenta o motor de 647.
O caráter inovador do i3 é ainda reforçado pelas portas com
abertura na direção oposta, uma solução que, se, por um lado, facilita o acesso
aos bancos traseiros, pelo outro obriga os ocupantes da frente a terem de tirar
o cinto de segurança (que está fixo às portas) sempre alguém queira entrar para
os lugares de trás.
O habitáculo oferece quatro lugares, mas o assento traseiro corrido
serve apenas para dois ocupantes, uma vez que a parte central está ocupada por
um porta-copos. Destaque para a boa visibilidade proporcionada aos ocupantes
dos lugares traseiros, graças a posição mais elevada dos bancos, que estão
montados por cima da bateria. O interior
é marcado por um ambiente simples e acolhedor, sendo dominado pela utilização
de materiais renováveis. Os principais comandos de condução e do motor do i3
estão localizados num módulo, no lado direito do volante, que além de selecionar
os modos (D – P – N – R), permite ainda ligar e desligar o motor. No centro do
tablier encontra-se um enorme ecrã que possibilita o acesso a todo o tipo de
informação em tempo real, bastando para o efeito girar o botão do sistema
‘iDrive’ que se encontra entre os bancos dianteiros.
O princípio de construção do i3, assente numa célula do
passageiro sobre o chassis em alumínio, traduziu-se num aumento da altura do
veículo e numa posição mais elevada de condução. Por outro lado, a instalação
da bateria sob o piso veio permitir uma diminuição do centro de gravidade, a
redução do rolamento da carroçaria e aumento da aderência.
O comportamento do motor elétrico, que desenvolve uma potência
de 125 kW (170 cv) e um binário de 250 Nm – disponível logo no arranque – tornam a
condução do i3 numa experiência muito agradável. No modo Comfort, a aceleração
é fulgurante – 7,9 segundos dos 0 aos 100 km/h. Para preservar a autonomia da
bateria, a velocidade máxima está limitada a 150 km/h.
Cada carga completa na versão ‘EXA’ permite percorrer entre 120
a 140 quilómetros em modo elétrica e quando esta se esgota o condutor não tem
de chamar o reboque, uma vez que entra em funcionamento um motor a gasolina,
com uma cilindrada de 647 cc e uma potência de 34 cv, que liga automaticamente
quando a carga da bateria atinge o mínimo.
A partir de uma carga de cerca de 75 por cento, o extensor de
autonomia também pode ser ligado manualmente através do iDrive.
Três modos de condução
Para otimizar o consumo de energia, o BMW i3 disponibiliza três
modos de condução: Comfort, Eco Pro e Eco Pro Plus. No primeiro caso, o
utilizador não tem qualquer limitação de prestações; a segunda opção otimiza o
consumo através de uma diminuição do binário máximo no arranque; o terceiro
modo desliga a climatização e limita a veloccidade máxima a 90 km/h. A ativação
dos modos Eco Pro e Eco Pro Plus permite um ganho de autonomia até 20 km/h.
Destaque para o potente sistema de regeneração de energia na fase de
desaceleração, que em alguns casos faz acionar as luzes de ‘stop’.
No contacto realizado com a unidade ensaiada registou-se um
consumo médio de energia de 17,3 kWh/100 km, que confirma os valores entre os
15 e os 18 kWh/100 km anunciados pelo fabricante para um utilizador médio. Isso
traduz-se num custo energético de 2,42 euros, com base na tarifa baixa tensão
EDP. Atestar o depósito de nove litros de gasolina custa cerca de 13 euros, mas
permite duplicar a autonomia total do veículo. Por comparação, o BMW 120d,
aquele que na gama mais aproxima em termos de preço de venda ao público (38.350
euros) e potência (184 cv), apresenta um consumo real (segundo dados da
imprensa especializada) de 6,5 l/100, o que pressupõe um custo de 8,35 euros em
gasóleo para percorrer cem quilómetros. O tempo de carga da bateria situa-se
entre os 30 minutos (80 por cento em modo rápido) e as oito horas (numa tomada
doméstica de 220 V).
Com a
introdução da Lei da Fiscalidade Verde, que possibilita a dedução do IVA pelas
empresas, o BMW i3 EXA constitui uma alternativa interessante e
competitiva face às algumas opções diesel, uma vez que oferece uma maior autonomia total em relação à versão totalmente elétrica. Em termos de custos energéticos
ganha claramente. Quanto ao resto é uma questão de fazer as contas, como diria
um antigo primeiro-ministro.
Ecológico, até nos materiais
O design interior do BMW i3 é proposto em quatro níveis de
acabamento: Atelier, Loft, Lodge e Suite. A unidade ensaiada correspondia ao
nível Lodge, que se carateriza pela carateriza-se pela cor Cassia da pele em
tons terra e os realces em cinza Carum, volante em pele com realce em prata,
frisos interiores em madeira de eucalipto, revestimentos dos estofos que
combinam tecido em lã e e pele com tratamento natural.
No desenvolvimento do i3, os engenheiros da BMW procuram
reforçar o caráter ‘sustentável’ do veículo pela utilização de materiais
recicláveis ou renováveis. Um exemplo consiste no recurso à madeira de
eucalipto, de origem portuguesa, nos frisos interiores das versões ‘Lodge’ e
‘Suite’ e de fibras naturais nos revestimentos laterais. Os estofos, por sua vez,
possuem revestimento em lã ‘Climate Active’, que oferece um equílibrio positivo
entre a temperatura do corpo e a superfície dos bancos, aquecendo menos a
temperaturas elevadas e mais a temperaturas baixas. Esta solução engenhosa
permite economizar energia no arrefecimento ou aquecimento do habitáculo.
Alem disso, os tecidos utilizados nos bancos, no teto e no piso
foram fabricados com recurso a fibras recicladas.
Célula do passageiro em fibra de carbono
Para
otimizar o peso, o BMW i3 possui uma célula do passageiro construída em fibra
de carbono com plástico reforçado. Trata-se de um material leve mas
extremamente rígido que permitiu dispensar o pilar B e facilita o acesso às
duas filas de bancos. A estrutura de carbono, parcialmente visível com as
portas abertas, serve de elemento de ligação entre o exterior e o interior. A
célula do passageiro encontra-se a uma estrutura da carroçaria em alumínio que
alberga o chassis e a cadeia cinemática. Este princípio de construção
possibilita um baixo centro de gravidade do veículo, uma correta distribuição
do peso – a tara do i3 EXA é de 1.315 kg (pesa mais 120 kg do que a versão
‘Full Electric’ –, um interior espaçoso com quatro lugares e uma posição de
condução relativamente elevada.
Muitas opções
Em termos de equipamento de série no mercado nacional, o BMW i3
EXA conta com ar
condicionado, rádio BMW Professional com monitor a cores de 6,5”, design
interior BMW i Atelier, volante em pele, kits mãos livres com interface USB,
desativação do airbag do passageiro frontal, sensores de estacionamento
traseiros, cabo de carregamento, serviços Remote com serviços específicos BMW
i, ‘eCall’ inteligente, jantes de liga leve de 19”. O seu preço base é de
43.250 euros. Por mais 2.900 euros está disponível o pack ‘Comfort Package
Advance’, presente na unidade ensaiada, que oferece volante multifunções,
espelhos interiores e exteriores antiencadeamento, apoio de braço frontal, pack
de arrumação, sensor de chuva e luz, ar condicionado automático, cruise control
com função travão e faróis LED.
O design
interior Lodge é opção, assim como as jantes de liga leve, alarme, carregamento
rápido, sistema de navegação profissional, assistente de condução Plus,
serviços Connected Drive ou a conectividade para aparelhos móveis, Bluetooth e
USB, elevando o preço da unidade ensaiada para 60.670 euros.
BMW i3
EXA em números
Preço
Base: 46.150. euros (versão Comfort Package Advanced)
Preço
com opções: 60.670 euros
Custo
energia / 100 km: euros
Autonomia bateria: 120 a 150 km
Autonomia
com extensor de bateria: 120 a 150 km
Ficha
técnica
Motor Elétrico síncrono
Binário 250 Nm
Motor
combustão 647 cc
Potência 34 cv/4.300 rpm
Binário 55 Nm/4.300 rpm
Bateria Iões de lítio
Capacidade 18,8 kW
Peso 1.315 kg
Comp/larg/alt
(m) 3,99/1,75*/1,58
Aceleração
0-100 km 7,9s
Veloc.
Max 150 km/h
Autonomia 120 a 150 km (elétrico)
120 a 150 km (extensor)
Tempo de
recarga 30 min a 8 horas
*2.03
com espelhos
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