A Honda revelou ao público no Salão de Tóquio a nova geração
do seu veículo a células de combustível, o Clarity Fuel Cell, que oferece uma
autonomia até 700 quilómetros. Trata-se de um automóvel de quatro portas, com
carroçaria sedan, que possui a motorização e as células de combustível alojadas
no espaço por baixo do capot.
Este novo modelo da Honda vem ainda equipado com baterias de
iões de lítio para armazenar a energia elétrica recuperada através do sistema
de regeneração da energia cinética nas fases de desaceleração e travagem.
A célula de combustível do novo Clarity Fuel Cell é mais
compacta do que da geração anterior, com uma redução de 33 por cento, e mais
potente. O motor elétrico também viu a potência máxima aumentar para 130 kW
(170 cv) e a densidade da potência subiu em 60 por cento, para 3,1kW/L.
O Clarity Fuel Cell dispõe de um depósito de alta pressão
com capacidade para armazenar hidrogénio a 70 MPa, aumentando a massa de
hidrogénio armazenada e a autonomia do veículo, que pode chegar aos 700
quilómetros. A operação de enchimento do depósito demora cerca de três minutos.
O motor elétrico foi concebido para utilizar a energia de
elevada potência da pilha de célula de combustível e do conjunto das baterias
de iões de lítio, acionando as rodas motrizes. O Clarity Fuel Cell oferece dois
modos de condução: Normal, com equilíbrio entre economia e performance; e
Sport, que dá prioridade às acelerações.
O Clarity Fuel Cell vai ser lançado no Japão no início de
2016, estando prevista a sua comercialização em alguns mercados europeus também
no próximo ano. A Honda é uma das cinco marcas de automóveis que compõem o
consórcio HyFive e irá fornecer veículos que farão parte de uma frota europeia
constituída por 110 unidades fuel cell, cujo objetivo é dar a conhecer esta
tecnologia, promover o seu desenvolvimento, a sua utilização e viabilidade. Por Carlos Moura
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