Já conhecíamos as e-bikes (bicicletas com assistência
elétrica), mas com a apresentação do protótipo H2Bike, a companhia de tecnologia alemã The Linde Group abriu mais uma nova possibilidade de mobilidade sustentável emissões zero. Trata-se de uma bicicleta com apoio elétrico,
mas a bateria foi substituída por uma célula de combustível compacta que produz
eletricidade a partir do hidrogénio e oxigénio existente no ar. Este sistema de
propulsão emissões zero oferece um apoio elétrico ao ciclista até 100
quilómetros com um único cilindro de hidrogénio de 34 gramas. Este sistema de
abastecimento permite encher o cilindro em menos de seis minutos.
A H2Bike, que a Linde irá produzir como uma série limitada
de protótipos, utiliza hidrogénio que é obtido a partir de fontes renováveis. O
hidrogénio pode ser obtido através da eletrólise da água, utilizando energia
eólica ou biogás. A Linde reivindica que o balanço de carbono da H2Bike é
bastante inferior ao de uma e-bike com bateria, uma vez que a energia elétrica utilizada
é oriunda de fontes mistas da rede elétrica alemã.
“A Linde está a implementar ideias novas e pouco convencionais
para contribuir para uma comercialização alargada do hidrogénio como tecnologia
limpa”, afirma o CEO da Linde AG, Wolfgang Büchele. “Com a bicicleta H2Bike demonstramos que as vantagens do
hidrogénio não se limitam aos automóveis – as bicicletas também são outra
aplicação interessante”, acrescenta. Por Carlos Moura
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