sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Projeto Ele.C.Tra realiza conferência final em Lisboa

A Conferência Internacional “To ‘e’ ou not to ‘e’, that is the question’, que assinala a conclusão do projeto europeu Ele.C.Tra – Electric City Transport, vai decorrer na cidade de Lisboa, no próximo dia 25 de novembro. O evento contará com a participação de representantes de várias cidades europeias -  Génova, Florença, Barcelona, entre outras – que partilharão as suas experiências no quadro do projeto Ele.C.Tra e, ainda, com o contributo dos ‘stakeholders’ e parceiros associados ao projeto, possibilitando uma reflexão alargada sobre a mobilidade elétrica.
O projeto Ele.C.Tra – Electric City Transport desenrolou-se ao abrigo do programa europeu ‘Intelligent Energy Europe’, que tem como objetivo promover a partilha em regime de aluguer de curta duração de scooters elétricas em áreas urbanas. O projeto contou com o envolvimento de 11 parceiros de oito países da União Europeia e inclui experiências piloto em três cidades – Génova, Florença e Barcelona – onde a utilização de scooters convencional é comum. O projeto arrancou no mês de julho de 2014 e teve uma duração de 30 meses, até dezembro de 2015. As ações piloto naquelas cidades vão permitir transferir as boas práticas para a implementação de sistemas de utilização partilhada de ‘scooters’ elétricas em pelo menos cinco cidades – Suceava (Roménia), La Valetta (Malta), Western Attica (Grécia), Skopje (Macedónia), Zagreb (Croácia) e Lisboa (Portugal). O parceiro português deste projeto é a empresa Exacto, Estudos e Planeamento.

A Conferência Internacional “To ‘e’ ou not to ‘e’, that is the question’, irá abordar os objetivos e resultados do projeto Ele.C.Tra, assim como as vantagens proporcionadas às cidades piloto. No evento serão partilhadas algumas experiências de cidades não piloto (Lisboa, Skopje, Suceava e Múrcia), bem como de parceiros associados (ZEEV, Nissan Portugal, EMEL, Sharen’Go de Florença e CEIIA. As experiências nacionais dos projetos Flexibus de Almada e Dorothy também serão partilhadas com os participantes desta conferência. Por Carlos Moura 

Sem comentários:

Enviar um comentário