A Volkswagen apresentou o protótipo Budd-e no Consumer
Electronics Show, em Las Vegas. Consiste num monovolume/microbus elétrico de
tração integral que estreia uma nova plataforma modular para veículos elétricos
do Grupo Volkswagen, que recebeu a designação MEB (Modular Toolkit).
O Buud-evem equipado com uma bateria de 101 kWh de
capacidade que, segundo a marca, possibilitará uma autonomia até 600
quilómetros, enquanto o tempo de carga até 80 por cento da capacidade é de
apenas 15 minutos.
A plataforma MEB permite reduzir o
espaço normalmente ocupado pelos motores elétricos e pelas baterias, deixando
mais espaço no interior para os ocupantes. As baterias estão alojadas debaixo
do piso, enquanto os motores elétricos, que são motores elétricos, se encontram
em cada um dos eixos. Na parte traseira do habitáculo há um banco de grandes
dimensões em forma de um “L” e à frente o banco do pendura roda num ângulo de
180 graus.A conetividade é outra das caraterísticas desta Budd-e concept, pois
permite a ligação a dispositivos domésticos ou no escritório. O condutor tem ao
seu dispor três ecrãs totalmente personalizáveis e possíveis de controlar por
gestos, tato e comandos de voz, o que permite prescindir quase na totalidade os
botões. Os comandos por gestos também podem ser utilizados pelo passageiro da
frente. No interior, há câmaras que reconhecem quando os ocupantes dos lugares
traseiros se levantam para sair, abrindo automaticamente as portas deslizantes
laterais. Atrás, existe um portão elétrico que pode ser aberto ao pisar uma luz
laser projetada no chão. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário