A
Hyundai avançou mais detalhes sobre o seu novo produto IONIQ, que estará
disponível em três variantes: elétrica (EV), híbrida ‘plug-in’ (PHEV) e híbrida
(HEV).
O
chassis foi desenvolvido especificamente para acomodar aqueles três tipos de
motorizações e incorpora 53 por cento de aço avançado de alta resistência combinado com alumínio muito leve. O novo modelo
pesa menos 12,6 kg (45 por cento do peso) por incorporar alumínio em alguma da
carroçaria não estrutural como o capô, a bagageira e algumas componentes da
suspensão. Nas zonas onde é necessária acomodar zonas de impacto ou de absorção
de energia, a estrutura apresenta um aço avançado de alta resistência que
permite suportar forças significativas de colisão.
O novo modelo foi criado para proporcionar
uma condução dinâmica, uma caraterística única que distingue o IONIQ de outros
veículos híbridos. Ao posicionar as baterias do IONIQ numa zona baixa e
frontal, isto permite alcançar um centro de gravidade baixo que lhe confere uma
elevada capacidade de resposta e estabilidade nas curvas.
A
gama completa do IONIQ apresentará três opções de motorização: híbrida, híbrida
“plug-in” e elétrica. Na apresentação da Coreia do Sul foram apresentados os
detalhes da versão híbrida, a primeira a chegar ao mercado. Para o efeito, o
construtor coreano desenvolveu um novo motor de injeção direta de 1,6 litros
para a sua gama híbrida que oferece uma potência máxima de 105 cv e um motor
elétrico de 43,5 cv.
No motor a
gasolina é atingida uma eficiência térmica líder na sua classe de 40 por cento,
enquanto a cabeça e o bloco do motor são divididos para uma refrigeração
otimizada. Adicionalmente, a bomba de alta pressão que comprime o combustível
até 200 bar permite melhorar ainda mais o consumo de combustível e as emissões
de CO₂.
Simultaneamente,
a bateria de iões de lítio oferece um desempenho excecional ao nível de carga e
descarga, otimizando a potência do motor de alta tensão e permitindo uma
regeneração rápida. Para controlar a distribuição, encontra-se uma transmissão
de dupla embraiagem (DCT), um exclusivo nos híbridos, que faz com que o IONIQ
ofereça uma experiência única de condução dinâmica. A eficiência de 95,7 por
cento na transmissão, proporciona uma resposta rápida, um excelente desempenho
da aceleração e uma engrenagem suave, o que ao somar à eficiência do híbrido,
irá deliciar os condutores. Por Carlos Moura
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