A Audi anunciou que vai
comercializar o seu modelo desportivo A3 Sportback com tecnologia híbrida
Plug-in (e-tron) em 2014. Concebido como um híbrido paralelo vem equipado com
um motor de combustão a gasolina 1.4 TFSI de 150 cv (110 kW) e um binário
máximo de 250 Nm que está ligado através de uma embraiagem a um motor elétrico
de 75 kW, o qual se encontra integrado numa transmissão e-S tronic de seis
velocidades com uma nova conceção, que transfere a força motriz para as rodas
dianteiras.
Os dois sistemas de propulsão são
complementares: o motor elétrico estabelece o seu binário máximo desde o
arranque até aproximadamente às 2.200 rpm, enquanto o bloco de combustão TFSI
alcança a sua potência máxima numa faixa de rotações entre as 1.750 e as 4.000
rpm. Como acumulador de energia do Audi A3 Sportback e-tron é utilizada uma
bateria de iões de lítio que, ao ocupar um reduzido espaço, está montada
debaixo do piso do banco traseiro. Esta bateria de alta voltagem, com um
revestimento construído principalmente em alumínio, possui uma capacidade de
8,8 kWh, sendo constituída por oito módulos com um total de 96 células. Um sistema de refrigeração líquida, com
circuito de baixa temperatura assegura o funcionamento da bateria na gama ideal
de temperatura. Esta complexa tecnologia contribui decisivamente para melhorar
a potência e o tempo de vida útil do sistema de propulsão elétrico, funcionando
inclusive com baixas temperaturas exteriores.
O Audi A3 e-tron acelera
de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 222 km/h.
Regendo-se pela norma padrão ECE para automóveis híbridos ‘plug-in’, este
modelo de cinco portas necessita de apenas 1,5 litros de combustível para
percorrer 100 km, o que corresponde a 35 g/km de emissões de CO2. Em modo
elétrico, o Audi A3 e-tron alcança uma velocidade máxima de 130 km/h, com uma
autonomia máxima de 50 km. Por Carlos Moura
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