quarta-feira, 12 de junho de 2013

Audi vai comercializar A3 Sportback e-tron em 2014

A Audi anunciou que vai comercializar o seu modelo desportivo A3 Sportback com tecnologia híbrida Plug-in (e-tron) em 2014. Concebido como um híbrido paralelo vem equipado com um motor de combustão a gasolina 1.4 TFSI de 150 cv (110 kW) e um binário máximo de 250 Nm que está ligado através de uma embraiagem a um motor elétrico de 75 kW, o qual se encontra integrado numa transmissão e-S tronic de seis velocidades com uma nova conceção, que transfere a força motriz para as rodas dianteiras. 
Os dois sistemas de propulsão são complementares: o motor elétrico estabelece o seu binário máximo desde o arranque até aproximadamente às 2.200 rpm, enquanto o bloco de combustão TFSI alcança a sua potência máxima numa faixa de rotações entre as 1.750 e as 4.000 rpm. Como acumulador de energia do Audi A3 Sportback e-tron é utilizada uma bateria de iões de lítio que, ao ocupar um reduzido espaço, está montada debaixo do piso do banco traseiro. Esta bateria de alta voltagem, com um revestimento construído principalmente em alumínio, possui uma capacidade de 8,8 kWh, sendo constituída por oito módulos com um total de 96 células.  Um sistema de refrigeração líquida, com circuito de baixa temperatura assegura o funcionamento da bateria na gama ideal de temperatura. Esta complexa tecnologia contribui decisivamente para melhorar a potência e o tempo de vida útil do sistema de propulsão elétrico, funcionando inclusive com baixas temperaturas exteriores.

O Audi A3 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 222 km/h. Regendo-se pela norma padrão ECE para automóveis híbridos ‘plug-in’, este modelo de cinco portas necessita de apenas 1,5 litros de combustível para percorrer 100 km, o que corresponde a 35 g/km de emissões de CO2. Em modo elétrico, o Audi A3 e-tron alcança uma velocidade máxima de 130 km/h, com uma autonomia máxima de 50 km. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário