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Hyundai entregou à cidade dinamarquesa de Copenhaga as primeiras 15 unidades do
modelo ix35 com pilha de combustível a hidrogénio que foram fabricados em série
na sua linha de produção. Os veículos foram entregues durante a cerimónia de
inauguração do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio na Dinamarca.
O ix35 Fuel Cell não produz
emissões nocivas de gases de escape, apenas vapor de água, e por isso a sua
utilização vai ajudar a cidade de Copenhaga a atingir o seu objetivo de zero
emissões de carbono até 2025. Desde 2011 que a Hyundai Motor tem vindo a
disponibilizar os protótipos da terceira geração do ix35 com pilha de
combustível numa ampla gama de iniciativas para aumentar a consciencialização
sobre os benefícios do hidrogénio como combustível automóvel, para apoiar o
esforço de estabelecer uma infraestrutura de reabastecimento pan-europeia e
também para demonstrar às organizações públicas e privadas a facilidade do uso
destes veículos no dia-a-dia.
Desde a sua primeira pesquisa
em 1998, a Hyundai Motor tem sido líder mundial no desenvolvimento da
tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio. Esta tecnologia é propriedade
da Hyundai e é desenvolvida no Eco Technology Research Institute, na Coreia. A Hyundai
pretende construir mil unidades do ix35 Fuel Cell até 2015 na sua fábrica em
Ulsan, também na Coreia.
O Hyundai ix35 Fuel Cell está
equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 CV) e regista uma velocidade
máxima de 160 km/h. Os dois tanques de armazenamento de hidrogénio, localizados
entre o eixo traseiro do veículo, têm uma capacidade total de 5,64 kg e vão
permitir ao ix35 Fuel Cell uma autonomia de 594 km apenas com um abastecimento.
Atestar os depósitos de hidrogénio até à sua capacidade máxima leva apenas
alguns minutos. Por Carlos Moura
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