O
carregador rápido QC45 da EFACEC foi utilizado pela BMW Portugal no Gaia Design
Meeting Industria, onde apresentou a gama de veículos elétricos i3. O carregamento
dos automóveis foi assegurado pela EFACEC Electric Mobility, através dos seus
alimentadores rápidos QC45, equipamentos compatíveis com a norma CCS utilizada
pela marca alemã.
Promovido
pela Associação Nacional de Designers (AND), o evento realizou-se no espaço
Corpus Christi Gaia entre os dias 18 e 20 de setembro, contando com uma
exposição e seminários onde oradores provenientes de diferentes ramos da
indústria e instituições debateram a importância do Design na comunicação de
uma marca e o valor acrescentado que ele representa para as mesmas. Por Carlos Moura
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Nissan revela protótipo e-NV200 VIP Shuttle em Hannover
A Nissan apresetou o protótipo e-NV200 VIP Shuttle no 65º Salão
de Veículos Comerciais de Hannover. Desenvolvido com base no e-NV200,
recentemente lançado no mercado nacional, este protótipo dispõe de apenas
quatro bancos em couro – dois na frente e dois assentos ‘Club Class’ atrás – combinam
perfeitamente com a tranquilidade e suprema qualidade de referência da e-NV200.
Este VIP Shuttle
também prevê uma genuína inovação: o Espelho Retrovisor Inteligente. O primeiro
retrovisor do mundo baseado num monitor LCD, em que o espelho projeta imagens
da parte de trás do veículo, e suportado por uma câmara de alta resolução
colocada na parte traseira. Por Carlos Moura
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Novo Iveco Daily vai contar com versão elétrica
A nova geração do Iveco Daily, que foi eleita “Veículo Comercial
Internacional do Ano 2015”, também irá contar em breve com uma versão ‘Full
Electric’, à semelhança do que sucede na atual. O Daily Electric recebe as
mesmas alterações adotadas nas restantes versões: arquitetura, distâncias
entre-eixos, suspensões, design exterior e interior. A gama estará disponível
como furgão e miniautocarro urbano. A Iveco introduziu a primeira versão
elétrica do Daily em 2009 e a sua rede assegura a comercialização, garantia e
assistência após-venda. Por Carlos Moura
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Protótipo EOLAB antecipa família híbrida da Renault
A Renault desenvolveu o
protótipo EOLAB, que integra várias tecnologias que deverão ser,
progressivamente, introduzidas nos modelos ‘Z.E. Hybrid’ da Renault. Este protótipo,
que tem um consumo de combustível anunciado de 1,0/100 km, combina a utilização de materiais ultra leves,
como o alumínio ou o magnésio, mas assumindo, desde o início do projecto, que a
produção, em grande série, deste tipo de veículo deverá ser possível num
horizonte de dez anos.
O consumo anunciado pelo fabricante é o resultado do
trabalho efetuado em três domínios: aerodinâmica,
redução do peso e tecnologia ‘Z.E. Hybrid’ gasolina-eléctrico. Na primeira
vertente, as linhas foram delineadas para assegurarem a menor resistência ao
ar, ao que se juntam equipamentos como um ‘spoiler ativo’ e ‘flaps’ laterais
que se ativam como ailerons. Por outro lado, o veículo pesa menos 400
quilogramas do que um automóvel do segmento ‘B’, graças a uma carroçaria que
combina aço, alumínio e materiais compósitos, assim como um tejadilho em
magnésio que pesa apenas quatro quilogramas.
A diminuição
do peso também se traduziu em dimensões inferiores do protótipo e, por
consequência, em menores custos dos órgãos mecânicos do veículo, (motor,
bateria, rodas, travões) para financiar a escolha de materiais mais onerosos
para a carroçaria.
Por
fim , o EOLAB adota a tecnologia Z.E. Hybrid, uma solução
híbrida recarregável que assegura baixos consumos e a possibilidade de
mobilidade ‘zer emissões’ em trajetos inferiores a 60 quilómetros, a uma
velocidade até 120 km/h. A tecnologia Z.E. Hybrid irá complementar, nos próximos
anos, a oferta 100% elétrica ‘zero emissões’ da Renault. Por Carlos Moura
Hyundai entrega oito unidades do ix35 Fuel Cell
A Hyundai Motor
entregou oito unidades do ix35 Fuel Cell no Reino Unido e na Holanda, ao abrigo
da sua estratégia de se tornar na primeira marca com produção em série de um veículo
movido a hidrogénio. No Reino Unido, o construtor coreano fez a entrega dos veículos
fuel cell a organizações como Transport for London, Air Product, Johnson
Matthey e ITM Power. Cada uma recebeu um Hyundai ix35 Fuel Cell. As outras duas
unidades foram fornecidas ao Rijkswaterstaat, a autoridade holandesa das
estradas). Coincidindo com a entrega dos dois carros com zero emissões ao Rijkswaterstaadt,
a ministra do Ambiente da Holanda Wilma Mansveld, inaugurou oficialmente uma
estação de abastecimento de hidrogénio.
Allan Rushforth,
Vice Presidente Senior e COO da Hyundai Motor Europe, comentou: “A crescente adopção dos x35 Fuel Cell
simboliza o aumento da importância dos
veículos movidos a pilha de combustível na Europa. Acreditamos que o hidrogénio
é o combustível do futuro, proporcionando grande autonomia sem emissão de gases
de escape. Ter organizações chave, a operar com ix35 Fuel Cell na região
europeia, é mais uma evidência do hidrogénio como combustível alternativo.”
A Hyundai tem
investido em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de pilha de combustível
a hidrogénio desde 1998, com o ix35 Fuel Cell a tornar-se no primeiro FCEV (Veículo
Eléctrico movido a Pilha de Combustível de Hidrogénio) a ser produzido em série
em janeiro de 2013.
Num teste
independente realizado recentemente, o ix35 Fuel Cell obteve a sua maior
autonomia com um depósito, percorrendo uns impressionantes 700 km, o que
constituiu mais100 km do que a distância
estimada. O teste foi realizado por consultores independentes da fundação
ambiental norueguesa sem fins lucrativos – Zero Emission Resource Organisation – ‘ZERO’.
O ix35 Fuel Cell
produz zero emissões de gases nocivos e está equipado com um motor elétrico de
100 kW (136 cv), que permite atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Os dois
depósitos de armazenamento de hidrogénio, localizados entre as rodas traseiras
do veículo, conferem uma autonomia de 594 quilómetros com um só abastecimento. Por Carlos Moura
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Tesla prevê instalar três estações de carregamento em Portugal
A Tesla prevê ter três estações ‘Supercharger’
em Portugal em 2015, no norte, centro e sul do país. A marca norte-americana
está a implementar uma rede de carregadores rápidos para os seus veículos, que
disponham dessa funcionalidade, sendo de série no S 85 e S 85 Performance e
opção no S60. A rede de estações Supercharger foi introduzida nos Estados
Unidos e tem o objetivo de disponibilizar um ponto de carregamento de 300 em
300 km. Geralmente, os postos estão localizados em áreas de serviço de
autoestradas ou junto a movimentados espaços comerciais ou de restauração. Em
muitos casos, as estações de carregamento dispõem de painéis solares que
produzem eletricidade para ‘alimentar’ as baterias dos veículos. Mais tarde, a
Tesla alargou a rede à Europa Ocidental para permitir viagens aos proprietários
destes automóveis elétricos entre países tão distantes como a Noruega e
Portugal. O primeiro posto europeu foi inaugurado precisamente na Noruega em
setembro de 2013 e seguiram-se mais 14 em países como a Alemanha, Suíça, Áustria e Holanda.O Tesla Supercharger
disponibiliza uma potência até 120 kW em corrente contínua à bateria do modelo
S através da utilização de um cabo especial que evita o equipamento de
carregamento interno do veículo. O tempo de carga completa é de aproximadamente
20 minutos. Por Carlos Moura
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Nissan lidera projeto ‘Rapid Charge Network’
A Nissan
está a liderar uma parceria de fabricantes de baterias de veículos elétricos
(BEV) num projeto que tem como objetivo criar um multi-padrão interoperável de
rede de carga rápida em todo o território do Reino Unido e da Irlanda. Este
projeto insere-se no âmbito do programa da União Europeia para uma Rede
Transeuropeia de Transportes (TEN-T, Trans-European Transport Network).
Além de ajudar a financiar este programa
que representa um investimento de mais de sete milhões de euros, o consórcio de
fabricantes de baterias liderado pela Nissan está a disponibilizar aos outros
membros do projeto o benefício da sua extensa experiência no campo das BEV.
Além da
Nissan participam neste projeto a BMW, a Volkswagen e a Renault, sendo a
primeira vez que as principais marcas de veículos elétricos se uniram para
acelerar o crescimento da infra-estrutura de carregamento de EVs, considerado
como um factor-chave para tornar a mobilidade de emissão zero uma realidade. Gerido
pela Zero Carbon Futures de Sunderland, o projeto baseia-se na experiência da
rede da ESB - uma das empresas de energia mais importantes da Irlanda e líder
de um projeto anterior nesta área e concluído este verão - e da Universidade de
Newcastle.
Quando
concluído, o RCN (Rapid Charge Network) do Reino Unido terá instalado mais des
de 70 carregadores rápidos de multi-padrão, cobrindo cerca de 1.100 km das
principais rotas de trânsito e oferecendo rotas preferenciais para EVs para
cinco portos marítimos e cinco aeroportos internacionais.
Funcionando
em dois eixos rodoviários prioritários no Reino Unido, o RCN vai ligar os
principais portos e cidades, incluindo Stranraer, Liverpool, Holyhead,
Birmingham, Felixstowe, Leeds e Kingston upon Hull. Haverá também redes a ligar
Dublin (Irlanda) e Belfast (Irlanda do Norte).
Os
carregadores rápidos vão utilizar as mais recentes tecnologias de carga
multi-padrão e são compatíveis com os veículos que utilizam corrente eléctrica
em 44kW CCS, 44kW CHAdeMO ou 43kW AC. Isto irá garantir que os condutores de EV
no Reino Unido e na Irlanda poderão fazer viagens longas com a certeza de que
nunca estarão longe de um carregador rápido. Por Carlos Moura
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Peugeot reconduz tecnologia Hybrid4 no novo 508
A Peugeot renovou a gama 508, que irá continuar a
disponibilizar a tecnologia híbrida diesel Hybrid4 nas carroçarias berlina e
break (RXH). O motor de combustão
Diesel 2.0 HDi de 163 cv e o motor elétrico de 37 cv, acoplados às rodas
traseiras, trabalham de modo alternado ou em simultâneo, em total transparência
para o utilizador. Os quatro modos selecionáveis – ZEV, 4WD, Sport e Auto –
permitem ao condutor uma agradável utilização e experiência de condução,
mantendo-se toda a sobriedade: homologado com 85 g/km de CO2 e com um
consumo misto de 3,3 l/100 km, o Peugeot 508 HYbrid4 regista os melhores
valores de emissões de CO2 e de consumos do seu segmento. Por Carlos Moura
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Peugeot apresenta protótipo EXALT no Salão de Paris
A
Peugeot vai apresentar no Salão de Paris um protótipo arrojado, denominado
Exalt, que utiliza materiais e revestimentos pouco habituais. Berlina de cinco
portas e um comprimento de 4,7 metros possui uma carroçaria em tons de cinza, do aço bruto de que se
compõem os seus volumes e do Shark Skin
que veste parte do exterior. A bordo, o revestimento em Newspaper Wood «espelha» a secção de
economia dos principais jornais diários.
Pesando apenas 1.700 kg, é alimentado através de uma mecânica HYbrid4 plug-in com uma potência total de 340 cv, distribuídos pelas quatro
rodas.O capot esculpido, cobre um motor 1.6 THP 270 cv desenvolvido pela
Peugeot Sport, acoplado a uma transmissão automática
de seis velocidades. Este bloco de quatro cilindros a gasolina desenvolve uma
potência específica de cerca de 170 cv por litro, colocando-se entre os
melhores do mundo.
Na traseira, sob o trem multi-braços assenta
um propulsor elétrico de 50 kW para as fases de condução em modo elétrico ou híbrido. Este último contribuiu para recarregar a bateria pelo processo de travagem regenerativa. Ao
libertar a pressão sobre o pedal do acelerador, o processo de travagem produz
binário pela resistência da componente eléctrica, carregando a bateria. A
tecnologia HYbrid4 converte, assim, a energia cinética em eletricidade que, de outro modo, se perderia pelos discos e pastilhas.
A tecnologia
inteligente HYbrid4 adapta-se de modo instantâneo aos desejos do condutor, que
seleciona o modo adequado: apenas elétrico, apenas a gasolina, ou híbrido a
gasolina/elétrico. Por Carlos Moura
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Mitsubishi vai revelar Outlander PHEV Concept-S em Paris
Dois
anos depois de ter estreado o Outlander PHEV no Salão Automóvel de Paris de
2012, a Mitsubishi Motors Corporation voltou a escolher o “Mondial de
L’Automobile” para revelar um novo PHEV: Outlander PHEV Concept-S. Com base no
Outlander PHEV, o Concept-S adota um
design interior e exterior mais sofisticado, para dar um novo realce à experiência
de condução do Outlander PHEV que se encontra atualmente em produção. Segundo a
marca, o Outlander PHEV Concept-S adota o conceito de “Desportivo e Sofisticado”,
expressando uma combinação única da performance 4X4, do silêncio de utilização
e do comportamento em estrada exemplar que o sistema PHEV proporciona.
O
Outlander PHEV atualmente em produção é o primeiro SUV Plug-In Híbrido 4WD de
duplo motor elétrico. Com uma autonomia exclusivamente eléctrica de 52 km, um
consumo ponderado de 1.9 l/100 km e uma autonomia total superior a 800 km, o
Outlander PHEV combina a tecnologia de um Veículo Elétrico com a versatilidade
de um SUV convencional e o comportamento e segurança ativa de um desportivo. Por Carlos Moura