A
Peugeot vai apresentar no Salão de Paris um protótipo arrojado, denominado
Exalt, que utiliza materiais e revestimentos pouco habituais. Berlina de cinco
portas e um comprimento de 4,7 metros possui uma carroçaria em tons de cinza, do aço bruto de que se
compõem os seus volumes e do Shark Skin
que veste parte do exterior. A bordo, o revestimento em Newspaper Wood «espelha» a secção de
economia dos principais jornais diários.
Pesando apenas 1.700 kg, é alimentado através de uma mecânica HYbrid4 plug-in com uma potência total de 340 cv, distribuídos pelas quatro
rodas.O capot esculpido, cobre um motor 1.6 THP 270 cv desenvolvido pela
Peugeot Sport, acoplado a uma transmissão automática
de seis velocidades. Este bloco de quatro cilindros a gasolina desenvolve uma
potência específica de cerca de 170 cv por litro, colocando-se entre os
melhores do mundo.
Na traseira, sob o trem multi-braços assenta
um propulsor elétrico de 50 kW para as fases de condução em modo elétrico ou híbrido. Este último contribuiu para recarregar a bateria pelo processo de travagem regenerativa. Ao
libertar a pressão sobre o pedal do acelerador, o processo de travagem produz
binário pela resistência da componente eléctrica, carregando a bateria. A
tecnologia HYbrid4 converte, assim, a energia cinética em eletricidade que, de outro modo, se perderia pelos discos e pastilhas.
A tecnologia
inteligente HYbrid4 adapta-se de modo instantâneo aos desejos do condutor, que
seleciona o modo adequado: apenas elétrico, apenas a gasolina, ou híbrido a
gasolina/elétrico. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário