quarta-feira, 24 de junho de 2015

Aliança Renault-Nissan já vendeu 250 mil veículos elétricos

A Aliança Renault-Nissan já vendeu 250 mil veículos elétricos, desde o lançamento do Nissan LEAF, há quatro anos e meio. A unidade número 250 mil foi vendida no início de junho a um cliente francês de Bordéus, que adquiriu um Renault ZOE.  
A procura pelos nossos veículos elétricos continua a crescer devido, também, aos incentivos dados pelos diversos governos e pela expansão das infraestruturas de carregamento,” afirmou Carlos Ghosn, Chairman e CEO da Aliança Renault-Nissan. “A resposta dos nossos clientes é também um elemento decisivo para o aumento da procura porque os automóveis elétricos têm das mais altas taxas de satisfação dos clientes em todo o globo.”
Com seis modelos em comercialização, a Aliança Renault-Nissan é o único grupo com uma gama completa de veículos 100% elétricos. Para além do LEAF, a Nissan dispõe do comercial ligeiro e-NV200, cujas vendas se iniciaram no ano passado. A Renault dispõe do ZOE, do Renault Kangoo Z.E Van, do SM3 Z.E. (Renault Samsung Motors) e do Twizy.
A Nissan já vendeu 185,000 automóveis elétricos desde o mês de dezembro de 2010, que marcou o início da comercialização do LEAF. O Nissan LEAF obteve  várias distinções, como o World Car of the Year 2011, o European Car of the Year 2011 e o Car of the Year Japan 2011-2012. O principal mercado para os automóveis elétricos da Nissan é os Estados-Unidos com 80 mil vendas, seguido do Japão com 53.500 unidades e da Europa, com cerca de 41.500.  

A Renault já vendeu 65 mil veículos elétricos desde a comercialização do primeiro modelo, o Kangoo Z.E., em outubro de 2011. O Kangoo Z.E. recebeu o prémio de International Van of the Year 2012. Por Carlos Moura

Volkswagen e-up! abre caminho

O Volkswagen e-up! marca o início da ofensiva da marca alemã no domínio dos veículos elétricos. Esta primeira proposta constitui uma agradável surpresa. A um comportamento dinâmico interessante junta-se uma autonomia que chega aos 160 quilómetros e um custo de energia de apenas 1,7 euros por cada cem quilómetros.
Esteticamente, pouco difere do up! de combustão. As principais diferenças exteriores consistem nos LED’s diurnos que circunscrevem a curvatura dos extremos do pára-choques, as jantes de liga leve de 15 polegadas que recebem pneus de baixa resistência ao rolamento, o lógotipo da marca sobre um fundo azul com a designação do modelo nas portas dianteiras, embaladeiras e piso inferior aerodinamicamente  otimizados. Com um comprimento pouco superior a 3,5 metros,  o interior oferece uma generosa habitabilidade para quatro pessoas, o que se deve a uma distância entre-eixos de 2,42 metros. A qualidade dos materiais é muito boa para este segmento e a montagem rigorosa.
O tablier é dominado em toda a largura por um plástico lacado a branco, que inclui na consola central os comandos da climatização e do áudio. Por cima encontra-se um ecrã tátil Garmin, denominado pela marca de ‘maps+more’, que compreende o sistema de navegação, assim como várias funções relacionadas com a condução: visualização da autonomia (simples, com regresso e combinado); localização de estações de carregamento (sempre que é introduzido um destino, o utilizador é informado através de um novo indicador de autonomia se é possível percorrer a distância com o atual nível de carga da bateria e, em caso negativo, permite planificar as respetivas paragens nas estações de carregamento indicadas nos locais de interesse); indicação do fluxo de potência e travagem regenerativa; sistema de gestão elétrico, que possibilita programar o tempo de carregamento e a pré-programação da climatização.
Em termos de condução, esta é fácil e intuitiva. Antes de ligar o veículo, o utilizador tem de colocar o pé no pedal do acelerador e aguardar que a agulha do velocímetro gire desde o ponto inicial até ao máximo, regressando depois ao ponto original. Os indicadores no painel de instrumentos iluminam-se e o indicador de carga da bateria indica o nível atual, mudando o indicador de energia de ‘Off’ para ‘On. Por fim, surge a mensagem ‘Ready’ no visor central, sendo acompanhada por um sinal sonoro. Depois basta libertar o travão de estacionamento, colocar a alavanca da caixa de uma velocidade no modo ‘D’ e iniciar a marcha.  O Volkswagen e-up! arranca silenciosamente e, como em todos os veículos elétricos, impressiona pela aceleração, que pode ser bastante forte e rápida, uma vez que o binário máximo está imediatamente disponível. 
O motor síncrono permanente de 62 kW (82 cv) oferece uma performance bastante interessante, designadamente uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 12,4 segundos, mas a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 130 km/h, para não penalizar o consumo de energia. O computador de bordo indicou uma média de 12,2 kWh por cada cem quilómetros, o que para um preço de 14 cêntimos por kWh (tarifa baixa tensão EDP até 20,7 kVa) se traduz num custo de energia de apenas 1,7 euros. Em comparação, o Volkswagen up!, equipado com motor de três cilindros a gasolina e com um consumo médio de 6,0 l/100 km, necessita de 9,7 euros para percorrer os mesmos cem quilómetros. Por sua vez, a autonomia de 160 quilómetros é mais do que suficiente para a maioria das deslocações pendulares e urbanas.
As baterias de iões de lítio, que pesam 230 quilogramas, estão localizadas sob o eixo traseiro e proporcionam uma maior estabilidade ao veículo. O reverso da medalha é que tiram espaço disponível na bagageira, mas que é suficiente para algumas compras de fim de semana ou para transportar alguma bagagem de mão. Para um citadino ‘puro’ mais não é necessário. Em termos de preço de aquisição, o Volkswagen e-up! é proposto por 25.700 euros, valor que inclui a bateria. A garantia do veículo é de dois anos e a da bateria de oito anos. 


Três perfis de condução

O Volkswagen e-up! oferece ao utilizador três perfis de condução: ‘Normal’, ‘Eco’ e ‘Eco +’. Estes modos são acionados por botões localizados junto ao seletor de uma caixa que só  tem uma velocidade.  O veículo arranca sempre em modo ‘Normal’, que está vocacionado para trajetos curtos, rápidos e poucas preocupações relativamente ao consumo de energia, uma vez que aproveita toda a potência do motor elétrico. Caso se pretenda alargar a autonomia, o utilizador pode selecionar o modo ‘Eco’. Neste caso, a potência máxima do motor elétrico diminui de 62 kW (82 cv) para 50 kW (67 cv) e a velocidade fica limitada a 115 km/h em vez dos 130 km/h. Simultaneamente, o sistema eletrónico reduz a potência do ar condicionado, enquanto a curva de binário passa a ser mais plana. No modo ‘Eco+’, a potência máxima do motor para 40 kW (55 cv), assim como do climatizador. Por sua vez, a curva de resposta do acelerador torna-se ainda mais plana do que no modo ‘Eco’  e a velocidade máxima não ultrapassa os 90 km/h.
Em associação com os três modos de condução estão disponíveis quatro estágios de travagem regenerativa -- ‘D1’, ‘D2’, ‘D3’ e ‘B’ – que permitem estender a autonomia e estão acessíveis através de toques laterais na alavanca da caixa, a qual tem um ‘layout’ idêntico à de um veículo com caixa de velocidades automática. O e-up! arranca em modo ‘D’, isto é, sem recuperação da travagem regenerativa . O estágio ‘D1’ permite retardar intencionalmente a desaceleração do veículo, aliviando ligeiramente a pressão do pé sobre o pedal do acelerador.  Nos modos ‘D2’, ‘D3’ e ‘B’, o nível de desaceleração é cada vez mais intenso, que faz ativar automaticamente as luzes de travagem. Contudo, se a bateria estiver totalmente carregada não se obtém qualquer regeneração de energia de travagem.


Único nível de equipamento

O Volkswagen e-up! é proposto num único nível de equipamento, que até é bastante generoso, uma vez que compreende o sistema de navegação ‘maps+more’, ar condicionado automático Climatronic, display multifunções, párabrisas aquecido, bancos aquecidos, vidros traseiros escurecidos, serviços móveis ‘Car Net’, os quais podem ser controlados por ‘smartphone’. A dotação de série abrange ainda airbag duplo e lateral, ABS, controlo de estabilidade, cruise-control, volante multifunções, computador de bordo, ligação USB e AUX, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos dianteiros (os traseiros abrem em...compasso!). O preço de venda ao público é de 25.700 euros.

Três modos de carregamento

O e-up! aceita três formas de carregamento. A mais simples para quem tenha garagem consiste em ligar o cabo de carregamento, que é de série, a uma tomada doméstica de 230 V. O tempo de carga completa, a oito Amperes e potência de 2,3 kW, pode atingir as nove horas, especialmente se a bateria estiver quase descarregada. Em opção, a Volkswagen disponibiliza uma ‘wallbox’ para uma garagem ou lugar coberto, que oferece uma potencia de carga de 3,6 kW, uma vez que carrega a 16 A. Nesse caso, o tempo de carga diminui para seis horas, que é idêntico ao obtido num posto de abastecimento público da rede Mobi.e. Finalmente, existe igualmente a possibilidade de utilizar um cabo de carregamento com corrente contínua (DC), que permite ligar a um posto público de carga rápida a 40 kW, o qual carrega 80 por cento da bateria em aproximadamente meia hora. Por Carlos Moura


FICHA TÉCNICA
Motor                     Elétrico síncrono permanente
Potência                             82 cv/12.000 rpm
Binário                                  230 Nm
Bateria                                   Iões de lítio
Capacidade                           18,7 kWh
Peso                                       1.139 kg
Comp/larg/alt (m)               3,54/1,64/1,49
Aceleração 0-100 km           12,4 s
Velocidade máxima              130 km/h
Autonomia                            160 km
Tempo de recarga              30 minutos a 9 horas

Preço                                  25.700 euros








terça-feira, 23 de junho de 2015

Mobi.E mantém gestão da rede pública até 2018

A empresa Mobi.E vai continuar a assegurar a gestão da rede de carregamento pública para veículos elétricos até 12 de junho de 2018, segundo determina um despacho do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, que foi publicado em Diário da República, no dia 18 de junho. Segundo o despacho assinado pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, a “Mobi.E continua a ser a entidade com maior conhecimento e experiência adquiridos no desenvolvimento’ da gestão da rede de mobilidade elétrica e, por isso, esta sociedade anónima continuará a assegurar esta atividade, até 12 de junho de 2018, que poderá ser renovável por períodos mínimos de um ano. O despacho refere ainda que esta solução pode ser ‘transitória, até que se verifique um maior desenvolvimento da rede de mobilidade elétrica”. Por Carlos Moura

segunda-feira, 22 de junho de 2015

França implementa rede de carga rápida Corri-Door

Os dois primeiros pontos de carregamento rápido da rede francesa Corri-Door já entraram ao serviço nas autoestradas operadas pela SANEF. Os pontos de carga estão localizados nas estações de serviço de Bosgouet Nord (A13) e Tardenois Nord (A4) e fazem parte de uma rede de 200 pontos de carga rápido que serão implementados nas autoestradas francesas até dezembro de 2015. Os pontos de carga rápida, que permitem carregar a bateria de um veículo elétrico até 30 minutos, vão ser instalados ao abrigo de um programa co-financiado pela União Europeia (Programa TEN-T) e um consórcio de entidades ligadas à mobilidade elétrica, que é liderado pela EDF.
A rede de pontos de carga rápida será instalada nas autoestradas geridas pelo Grupo SANEF (SANEF e SAPN), APRR e Vinci Autoroutes (ASF, COFIROUTE, ESCOTA), assim como algumas superfícies comerciais localizadas junto a nós de autoestradas. Os pontos de carga da rede Corri-Door irão ser instalados em intervalos de 80 quilómetros, facilitando a condução interurbana com veículos elétricos. O objetivo desta rede é permitir o carregamento das baterias do veículos, enquanto os utilizadores fazem uma pausa na autoestrada: 80 por cento da capacidade da bateria poderá ser recarregada em menos de 30 minutos. Os pontos de carregamento da rede Corri-Door são compatíveis com todos os veículos elétricos que atualmente estão disponíveis. O operador de mobilidade Sodetrel irá lançar o seu próprio serviço de comercialização da rede Corri-Door através de um cartão denominado Sodetrel Pass. Os clientes de outros operadores também poderão utilizar os pontos de carregamento Corri-Door, uma vez que são interoperáveis.

O projeto Corri-Door é co-financiado em 50 por cento pela União Europeia e por um consórcio que inclui a EDF, a sua subsidiária Sodetrel, a Renault, a Nissan, a BMW, a Volkswagen e a ParisTech (12 escolas francesas de engenharia e economia). Por Carlos Moura   

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Correios da Noruega adquirem 300 furgões elétricos

Os Correios da Noruega (Posten Norge) vão adquirir 300 veículos elétricos que se destinam a reduzir a pegada de carbono nas suas operações de distribuição de correio. Esta encomenda é uma das maiores de sempre de veículos elétricos. A Renault vai ser a principal fornecedora dos veículos, mas a Nissan também irá contribuir com algumas unidades. As viaturas serão introduzidas ao longo do próximo ano em todo o país, ao abrigo do programa da empresa para reduzir as emissões de gases de estufa. A Posten Norge adianta que irá utilizar veículos ‘amigos do ambiente’ nas áreas de negócio em que esses veículos se revelem viáveis quer do ponto de vista operacional quer económico. Os veículos serão utilizados nas zonas densamente populadas nas entregas com raio médio de ação. Por Carlos Moura 

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Aldi abriu primeiro posto de carga rápida em Düsseldorf

A cadeia alemã de supermercados Aldi abriu o primeiro posto de carga rápida em Düsseldorf. O carregamento é gratuito e a energia utilizada é fornecida por painéis solares instalados no edifício do supermercado. Neste projeto, a Aldi estabeleceu uma parceria com a empresa de energia alemã RWE, enquanto o posto de carga rápido foi fornecido pela EFACEC, com base no modelo QC20 DC. Dependendo do veículo, o tempo de carga é inferior a uma hora e oferece uma autonomia de 80 quilómetros. O conceito subjacente é que o processo de carga seja tão rápido como as compras do proprietário no supermercado.

Até final de junho, a Aldi irá instalar 50 postos de carga rápidos nos seus supermercados nas regiões metropolitanas alemãs de Düsseldorf, Frankfurt, Colónia, Mülheim an der Ruhr, Munique e Estugarda. Por Carlos Moura 

Mitsubishi vai inscrever Outlander PHEV na Baja Portalegre 500

A Mitsubishi vai inscrever um protótipo do Outlander PHEV na Baja Portalegre 500, que terá lugar entre 22 e 24 de outubro, no Alentejo. A marca japonesa assume o desafio de desenvolver a tecnologia híbrida ‘plug-in’ em ralis de todo-o-terreno.
O Mitsubishi Outlander PHEV é o único SUV Hibrido Plug In de produção série que vem equipado com dois motores elétricos gémeos. Em função das condições de utilização, este sistema combina a tração elétrica e convencional.
O Outlander PHEV será pilotado pelo japonês Hiroshi Masuoka, que venceu o Rali Dakar em 2002 e 2003. A participação da Mitsubishi Motors na Baja Portalegre 500 insere-se na sua estratégia de promoção e desenvolvimento das tecnologias de VE (Veículos Elétricos) e 4WD. O Outlander PHEV, que vai participar na Baja Portalegre, deriva diretamente das soluções mecânicas utilizadas no carro de produção com as modificações naturais e necessárias para um veículo de competição. O conjunto de baterias de tração – que forma o coração de um veículo Plug In Híbrido - é o mesmo de série, mas com modificações na sua estrutura para obter maior capacidade de armazenamento e maior potência. As unidades de controlo dos motores elétricos foram também modificadas para debitarem maior potência. O motor de combustão interna e o gerador que fornece energia elétrica aos motores e à bateria foram também modificados para desenvolverem maior potência e alavancarem o desempenho total do sistema.

A Baja Portalegre 500, que celebra este ano a sua 29ª edição desde a sua criação em 1987, é considerada uma das provas míticas da competição de todo-o-terreno. Organizada pelo ACP, a prova inclui um percurso de aproximadamente 500 quilómetros em redor da cidade alentejana de Portalegre. Com troços de terra batida rápidos e maioritariamente planos, a Baja Portalegre 500 será palco da nona prova do Calendário da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, sendo reconhecida como um local de excelência de preparação para o Rali Dakar. Esperam-se mais de 300 inscritos nas três categorias – Auto, Moto e Quad. Por Carlos Moura 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Grupo PSA Peugeot Citroën fabrica veículo elétrico Bluesummer para grupo Balloré

O Grupo PSA Peugeot Citroën assinou um acordo de parceria estratégica com o Grupo Bolloré, que prevê a distribuição e fabrico do veículo elétrico Bluesummer. Trata-se de um cabriolet de quatro lugares, dotado de uma autonomia de 200 quilómetros em ciclo urbano, que foi concebido pelo Grupo Bolloré e será fabricado no centro industrial PSA Peugeot Citroën de Rennes. O veículo elétrico Bluesummer começará a ser montado a partir de setembro deste ano, com uma capacidade instalada de 15 unidades por dia, o que significa uma produção anual de 3.500 veículos.
O acordo de cooperação estratégica contempla ainda uma colaboração no domínio do ‘carsharing’ que começará na Europa e depois será alargado ao resto do mundo através da criação de uma joint-venture destinada a desenvolver soluções de carsharing com veículos elétricos (particulares e comerciais ligeiros) e veículos térmicos de baixas emissões.
A cooperação estratégica assenta na combinação das experiências de ambas as entidades. O Grupo Bolloré está presente no mercado da mobilidade elétrica, para o qual concebeu e desenvolveu vários veículos elétricos (nomeadamente o Bluecar, o Bluesummer, o Bluebus e o Bluetram) e explora igualmente, através de filiais próprias, uma rede de carsharing de veículos elétricos em várias áreas metropolitanas de França (Paris, Lyon, Bordéus e os seus municípios limítrofes), bem como no estrangeiro.

A PSA Peugeot Citroën estabeleceu diversas atividades de carsharing desde 2013, com uma oferta dedicada às empresas em França e, através da sua marca Citroën, na Alemanha (Multicity Berlin). A marca Peugeot lançou uma oferta de aluguer de curta duração em 2009 (Mu by Peugeot). Por Carlos Moura

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Volvo introduz autocarro elétrico na cidade de Gotemburgo

O Volvo Electric Bus entra, hoje, dia 15 de junho, ao serviço regular na cidade de Gotemburgo na nova carreira 55, que será operada por três autocarros totalmente elétricos e sete híbridos (todos Volvo), no âmbito do projeto ElectricCity.

O Volvo Electric Bus tem um comprimento de 10,7 metros (menos um metro do que um autocarro convencional) e pode transportar até 86 passageiros. Uma das novidades é a localização do posto de condução, no centro da cabina, uma solução que contribui para aumentar a lotação do autocarro. O Volvo Electric Bus ainda é um protótipo, mas a marca sueca prevê o lançamento comercial deste modelo para 2017.Por Carlos Moura 

Junta de Freguesia do Parque das Nações recebe primeiros veículos elétricos

A Junta de Freguesia do Parques das Nações vai introduzir dois veículos elétricos para a sua frota, sendo que o primeiro foi entregue no segundo dia do Encontro Nacional de Veículos Elétricos. A opção da Junta de Freguesia do Parque das Nações recaiu no modelo Renault Kangoo ZE, tendo adquirido uma versão de mercadorias e uma de cinco lugares. Os veículos irão estar afetos ao serviço da gestão urbana. «Além de termos uma superfície plana no nosso território queremos também dar o exemplo ao apostarmos na aquisição das duas primeiras viaturas para a frota da junta de freguesia e seguimos do exemplo da Câmara Municipal de Lisboa, que está a reconverter a sua frota para veículos elétricos. Nâo fazia sentido estarmos a adquirir as primeiras viaturas da frota que não fossem elétricas», afirma Luís Lucas Lopes, da Junta de Freguesia do Parque das Nações. «Isso vai permitir não só uma economia de utilização, mas também uma sensibilização das pessoas do espaço do Parque das Nações para a utilização dos veículos elétricos». No furgão de dois lugares, o aspeto prioritário consistiu no espaço útil para o transporte de ferramentas e equipamentos do serviço de gestão urbana. A viatura de cinco lugares destina-se a assegurar as deslocações das equipas de fiscalização e manutenção dos serviços da junta de freguesia. Por Carlos Moura

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Volta Motorbikes apresentada oficialmente no Encontro Nacional de Veículos Elétricos

A ZEVtech vai apresentar oficialmente a Volta Motorbikes no Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que se realiza este fim de semana (13 e 14 de junho). A marca espanhola disponibiliza duas versões da sua primeira moto elétrica: BCN City e BCN Sport. Ambas vêm equipadas com um motor elétrico de 25 kW de potência que permite atingir uma velocidade máxima de 120 km/h. A bateria de iões de lítio proporciona uma autonomia de 70 quilómetros. O tempo de carga é de duas horas numa tomada doméstica de 220 V. Por Carlos Moura   

Energica estabelece parceria com EFACEC

A Energica e a EFACEC estabeleceram uma parceria que permite o carregamento das motos elétricas da marca italiana em qualquer posto de carregamento do fabricante português quer no nosso país quer nos países que utilizam os seus sistemas de carregamento. A EFACEC, recorde-se,

A EFACEC tem hoje projetos de referência em cerca de 15 países em todo o mundo, entre os quais se destacam Portugal, Noruega, EUA, Turquia, Abu Dhabi, Brasil, Espanha, Holanda, Reino Unido, África do Sul, Bélgica, Japão, Luxemburgo e República da Geórgia. Por Carlos Moura

Energica representada em Portugal pela ZEVtech


A ZEVtech ganhou a representação da marca italiana de motos elétricas, Energica, passando assim a distribuir oficialmente os modelos Ego e Eva no mercado nacional.  “A ZEVtech sempre investiu em marcas “premium” que desenvolvem produtos de excelente design e que incorporam tecnologias pioneiras”, afirma Sérgio Almeida, CEO da ZEVtech. “Depois de conhecer as pessoas por trás do projeto “Energica”, a ZEVtech não ficou com quaisquer dúvidas: Uma parceria com a Energica permitiria o acesso de uma Superbike fenomenal ao mercado português. O nosso objetivo é mudar o paradigma da mobilidade, mantendo o desejo e a acessibilidade, mas sem perder o prazer da condução. Com a Energica EGO isto é possível!”

A Ego Energica é uma moto superdesportiva, que vem equipada com um motor elétrico síncrono que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 195 Nm. Para alcançar os 100 km/h necessita apenas de três segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 240 km/h. A bateria tem uma capacidade de 11,7 kWh. O tempo de carga total da bateria é de 3,5 horas numa tomada doméstica, mas é possível carregar 85 por cento da sua capacidade num ponto de carga rápida em 30 minutos. A autonomia anunciada situa-se entre os 100 e os 190 km. Por Carlos Moura

terça-feira, 9 de junho de 2015

Ford Focus Electric integra frota de car-sharing de Londres

A Ford lançou um serviço de car sharing em Londres, denominado GoDrive, que disponibiliza uma frota de 50 veículos em 20 localizações diferentes. O GoDrive permite a utilização do veículo num único sentido e tem estacionamento garantido. O serviço é tarifado ao minuto e inclui todas as despesas de utilização. Os condutores reservam e acedem aos veículos através de uma aplicação para smartphone. Metade da frota do GoDrive é constituída por veículos elétricos do modelo Focus Electric e a restante por viaturas do modelo Fiesta 1.0 EcoBoost.
O programa-piloto arrancou com 100 membros registados os quais tiveram acesso aos 50 veículos que podem ser encontrados em zonas de estacionamento seguras e junto a interfaces de transportes públicos, tais como as estações de comboios de Waterloo e Victoria. A Ford convida dois mil londrinos a registarem para experimentarem um serviço que será gratuito durante um período alargado de tempo. O GoDrive também se destaca pela sua avaliação e melhoria contínuas através de aprendizagem estruturada. São adicionadas regularmente novas caraterísticas ao serviço tendo por base as informações recebidas a partir dos clientes.

A Ford está também a desenvolver experiências de car-sharing na Alemanha, Índia e nos EUA que ajudarão a empresa a determinar a melhor maneira de servir os clientes globais à medida que estes se deparam com novas opções de mobilidade no futuro. Por Carlos Moura

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Volvo V60 PHEV: primeiro híbrido diesel com função 'plug -in'


 A Volvo é o primeiro fabricante a utilizar um motor diesel num híbrido com a função ‘plug-in’. Esta solução oferece uma autonomia real em modo elétrico de 35 quilómetros e um consumo de combustível de aproximadamente 3,2 l/100 km. Com um interior onde impera uma elevada qualidade de construção e um nível luxuoso, V60 Plug-In Hybrid carateriza-se ainda por ser um quatro em um: elétrico, híbrido, desportivo e quatro rodas motrizes. 
O Volvo V60 Plug-In Hybrid tem a capacidade para percorrer cerca de 35 quilómetros em modo totalmente elétrico. Para o efeito conta com um ‘pack’ de baterias de iões de lítio, localizado por cima das rodas traseiras, com uma capacidade de 11,2 kWh, e um motor elétrico acoplado ao eixo anterior. O utilizador tem ao seu dispor cinco modos de condução: Hybrid, Pure, Power, AWD, Save. Por defeito, sempre que se liga a ignição, entra em funcionamento o primeiro modo, funcionando em simultâneo os dois motores – o elétrico com 68 cv e o diesel de cinco cilindros em linha de 2,4 litros com 215 cv – gerindo as fontes de energia da forma mais eficiente possível, isto é, o motor de combustão só trabalha quando se atinge uma determinada rotação. Caso o condutor tenha preferência por circular apenas em modo elétrico pode selecionar o modo ‘Pure’, que permite percorrer cerca de 35 quilómetros até uma velocidade máxima de 125 km/h. O modo ‘Power’, por sua vez, permite tirar partido da potência combinada de 280 cv do motor elétrico e diesel para garantir um comportamento desportivo a este veículo, que se traduz 6,6 segundos. O reverso da moeda é um consumo de combustível que facilmente pode chegar aos 7,0 l/100 km. A colocação do motor elétrico no eixo traseiro possibilita que a tração possa ser feita às quatro rodas, bastando para isso selecionar a função ‘AWD’ num botão da consola central. O modo ‘Save’, por sua vez, conserva a energia elétrica da bateria para que possa ser utilizada quando se entra numa zona urbana de emissões zero. Existe ainda uma função denominada ‘Charge’, que obriga o motor diesel a funcionar como gerador de energia elétrica, carregando a bateria até esta atingir uma autonomia de 20 quilómetros. Para obter uma carga total, o utilizador terá de ligar o cabo de alimentação a um posto público ou a uma tomada doméstica de 220V, uma operação que pode demorar entre três a sete horas.
Será de referir que o consumo de combustível pode variar entre os 0 l/100 km no modo ‘Pure’ e os 9,0 l/100 km quando se seleciona a função ‘Charge’. Para se obter o mais baixo custo energético possível, a melhor tática será circular sempre com carga na bateria e ligá-la à ‘corrente´ na primeira oportunidade. A marca anuncia um consumo combinado de 1,8 l/100 km e uma autonomia até 50 quilómetros, mas em condições reais de utilização dificilmente se alcançarão esses valores. 
Um concentrado de tecnologia como este disponibilizado pela Volvo, que torna o mesmo veículo num elétrico, num híbrido e num desportivo com tração às quatro rodas, tem um preço, que, no caso até, é elevado: 62.700 euros. Isto sem opções. Se incluir pacotes adicionais, o investimento pode subir até aos 69.170 euros. O preço no mercado nacional é elevado, mas o fabricante não estará muito preocupado com essa situação, uma vez que 80 por cento da produção do V60 PHEV se destina à Holanda. Os benefícios fiscais existentes naquele país para veículos elétricos e 'híbridos plug-in' fazem deste modelo uma solução muito interessante e procurada pelos consumidores holandeses.        


Qualidade superior

O Volvo V60 Plug-In Hybrid é proposto numa versão denominada R-Design, que se carateriza por um estilo de cariz mais desportivo, caso, por exemplo, da grelha cromada ou das ponteiras de escape. Essa linguagem de design também se estende ao habitáculo, que apresenta bancos desportivos e volante em couro,  painel de instrumentos desportivo e pedais em alumínio. Num ambiente luxuoso e requintado, onde predomina a elevada qualidade de construção, que se deve aos materiais utilizados e ao rigor da montagem, este híbrido plug-in da Volvo oferece ainda um vasto equipamento. Como já é apanágio da marca sueca, o equipamento de segurança ativa e passiva é um dos pontos fortes e o V60 Plug-In Hybrid não constitui exceção: airbags dianteiros e laterais, adaptative cruise control (ACC), aviso de saída de faixa, sistema de informação de ângulo morto, luz de esquina, faróis com tecnologia Xenon são alguns dos elementos presentes, de série. Quanto ao conforto, destaque para o ar condicionado automático, teto de abrir elétrico, computador de bordo, faróis automáticos, sensor de chuva, sistema de audio integrado na consola com ligações USB e AUX, comunicação sem fios, entre outros.    
Muitas das opções estão integradas nos pacotes Xenium (banco passageiro elétrico ou sensores de estacionamento à frente ou atrás), Business (sistema navegação), Light (faróis dual xenon), Security (alarme ou sistema sem chave), ou Family (bancos elevatórios integrdos de duas fases), só para mencionar alguns dos itens presentes na unidade ensaiada.

   
V60 Hybrid Plug-In em números

Preço: 62.700 euros
Custo energia / 100 km: 2,31 euros
Autonomia  bateria: 35 km


Ficha técnica
Motor combustão       Diesel 2.401 cc
Potência                   215 cv às 4.000 rpm
Binário                      440 Nm às 4.500 rpm

Motor elétrico            Elétrico síncrono
Potência                   75 cv às 4.000 rpm
Binário                     300 Nm às 4.500 rpm
Bateria                     Iões de lítio
Capacidade               11,2 kWh
Peso                        1.961 kg
Comp/larg/alt (m)    4,63/1,86/1,48
Aceleração 0-100 km  6,1s
Veloc. Max                230 km/h

Consumo                  3,0 a 6,0 l/100 km

Autonomia               35 km (elétrico)
                              1.000 km (total)
Tempo de recarga      3 a 7 horas

Custo energia por cem quilómetros
Volvo V60 Plug-In Hybrid: 3,82 a 7,07 euros
Volvo V60 D4: 8,61 euros