Com
base no descapotável Bluesummer desenvolvido pelo Grupo Bolloré, a Citroën
recuperou o conceito do descapotável de quatro lugares Mehari para o espírito do Século XXI, regressando mais de 40 anos depois como um veículo totalmente elétrico, o E-Mehari.
Segundo
a marca francesa, o E-Mehari é um automóvel colorido,
repleto de impertinência, completamente dentro do espírito Citroën. O modelo E-MEHARI
é um denominado «it car», proposta que saberá seduzir quem procura
diferenciação, com um olhar positivo sobre a vida, pessoas atentas às
tendências e ao ambiente.
O
design exterior do E-Mehari inscreve-se completamente no posicionamento da
Citroën, que adota os códigos estilísticos da marca, incluindo um olhar
expressivo, composto de um grupo óptico duplo, assinatura da Marca dos chevrons; o design original e otimista de
modelos completos e calorosos, de formas suaves e uma frente sorridente; o estilo
apurado, símbolo de alegrias simples e verdadeiras, num outro modo de falar
sobre prazer automóvel.
Esta
personalidade carismática é acompanhada por tons e elementos fortes, uma vez
que estão disponíveis quatro cores de carroçaria – um azul que convida à
evasão, um laranja gerador de energia e de otimismo, um amarelo revigorante e
um bege elegante –, duas cores da tela do tejadilho – preto e vermelho
alaranjado –, duas decorações interiores – um bege muito natural e outro, de visual
técnico vermelho-alaranjado, em que a impressão na secção central é inspirada
no mundo dos desportos aquáticos. Elaboradas em TEP, são completamente impermeáveis.
Tal como
o Méhari lançado em 1968, o E-Mehari é um modelo descapotável, com uma capa
removível, que se fecha através de um sistema de oclusão lateral retráctil, com
grandes janelas transparentes. O utilizador pode decidir conduzir com a capota
aberta apenas à frente, atrás, nas laterais ou na sua totalidade. O E-Mehari
oferece quatro lugares reais, tendo um assento rebatível e está equipado com um
chassis elevado para uma condução em todos os tipos de terreno. O veículo é construído
por termoformação, recorrendo a um material plástico que não sofre efeitos da corrosão,
não necessita de manutenção de pintura e é resistente a pequenos toques, fruto
da sua elasticidade.
O
Citroën E-Mehari vem equipado com baterias LMP ((Polímero de Lítio Metálico)
que se distinguem sua elevada densidade
de energia e segurança de utilização. As baterias Permitem uma velocidade
superior a 110 km/h e uma autonomia de 200 km em ciclo urbano.
As baterias recarregam-se completamente em 8 horas em 16A em
instalações de recarga (terminais domésticos ou públicos do tipo Autolib) ou em
13 horas em tomadas domésticas de 10A.
O E-Mehari vai ser produzido na fábrica de Rennes da PSA Peugeot
Citroën e será comercializado na primavera de 2016. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário