A
Nissan iniciou a comercialização da nova versão do LEAF, equipada com bateria
de 30 kWh e permite uma autonomia anunciada até 250 quilómetros. Disponível em
dois níveis de equipamento – Acenta e Teckna – tem um preço recomendado de venda
ao público a partir de 30.300 euros (com aluguer de bateria) e 38.600 euros
(com aquisição da bateria).
A
nova bateria de 30 kWh permite aumentar a autonomia do LEAF, mas possui as
mesmas dimensões interiores que a de 24 kWh, com um aumento de peso de apenas
21 kg. As principais novidades introduzidas pela marca nesta bateria
consistiram no recurso a um cátodo de alta vel ocidade que melhora o desempenho
e na alteração da disposição das células. Para a nova bateria de 30 kWh, a
Nissan passa a oferecer uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.
Todas as versões
Nissan LEAF Acenta e Tekna do ano 2016 estarão equipados com a mais recente
evolução do reputado sistema NissanConnect, específico para veículos elétricos
da marca, e substitui o Carwings. Uma das várias melhorias do sistema
NissanConnect EV é o novo mapa de carregamento que é capaz de indicar quais os
postos de carregamento que se encontram disponíveis e quais estão a ser
utilizados. Possuindo uma nova interface e recetor de rádio digital,
disponibiliza também um ecrã tátil de 7 polegadas que permite aos utilizadores
ampliarem e reduzirem mapas e percorrer entre menus apenas com o toque no ecrã.
Para uma avaliação
das potencialidades do novo LEAF 30 kWH, a marca organizou um evento,
denominado Electric Journey, entre Lisboa e Alenquer, com subida e (descida) à
serra de Montejunto, que permitiu comprovar que a autonomia em condições reais
de utilização aumentou para mais de 200 quilómetros. Para quem faz percursos menores e não necessita de uma capacidade de bateria tão elevada, a Nissan continua a disponibilizar a versão anterior do LEAF, com 24 kWh de capacidade da bateria, e um preço que venda ao público mais acessível, entre os 24.500 euros (com aluguer de bateria) e os 36.600 euros (com aquisição da bateria). Será de referir que a nova bateria de 30 kWh também passará a estar disponível no modelo e-NV200, que, no entanto, só deverá chegar no final de 2016. Por Carlos Moura
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