Os veículos elétricos Nissan LEAF e BMW i3, e o híbrido ‘plug
in’ Mitsubishi Outlander PHEV já são propostas competitivas para as empresas em
termos de custo total de utilização, revela um estudo da gestora de frotas
Leaseplan, que analisa o impacto das medidas da Fiscalidade Verde nas frotas
empresariais. Aquelas medidas representam um desagravamento fiscal para
veículos elétricos, híbridos ‘plug in’ e movidos a GPL / GNV.
O estudo ‘A
Fiscalidade Verde e as oportunidades para as frotas empresariais’, da Leaseplan,
aponta para um impacto favorável de 12 por cento decorrente da redução de custos
com IVA, uma vez que os custos de aquisição / locação são dedutíveis em 100 por
cento; nos veículos híbridos ‘plug in’ há uma diminuição de 24 por cento no seu
custo de utilização devido à possibilidade de dedução da totalidade do IVA e da
introdução de taxas de tributação autónomas reduzidas para estes veículos, que
anteriormente estavam sujeitos às taxas normais.
No estudo conduzido pela Leaseplan conclui-se que as medidas
vieram trazer competitividade aos veículos movidos por motores elétricos e
híbridos ‘plug in’, designadamente nos segmentos dos familiares pequenos, onde
o Nissan LEAF apresenta custo total de utilização mensal equivalente à melhor
proposta analisada com motorização diesel – Ford Focus 1.5 TDCi –, enquanto no
segmento do familiar pequeno ‘premium’, o BMW i3 é o mais competitivo,
conseguindo ter um custo total de utilização mensal dez por cento mais baixo do
que um modelo diesel equiparável, no caso o BMW 118D. Na análise quilómétrica
verifica-se que ambos os casos, o veículo elétrico e o híbrido ‘plug in’ se
tornam ainda mais competitivos à medida que se percorrem mais quilómetros, uma
diferença que chega aos seis por cento nos 40 mil quilómetros anuais, no caso
do Nissan LEAF, e de 16 por cento nos 30 mil quilómetros anuais no caso do BMW
i3. No segmento familiar médio ‘premium’, a melhor proposta é um híbrido ‘plug
in’, o Mitsubishi Outlander PHEV, que apresenta uma diferença de sete por cento
no custo total de utilização mensal face ao melhor diesel analisado, no caso o
BMW 318D.
A Leaseplan realça, no entanto, que a opção por um veículo totalmente
elétrico só é interessante para utilizações diárias até 120 quilómetros. Por Carlos Moura
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