segunda-feira, 16 de março de 2015

BMW i3 e Nissan LEAF já são propostas competitivas para empresas, revela estudo da Leaseplan

Os veículos elétricos Nissan LEAF e BMW i3, e o híbrido ‘plug in’ Mitsubishi Outlander PHEV já são propostas competitivas para as empresas em termos de custo total de utilização, revela um estudo da gestora de frotas Leaseplan, que analisa o impacto das medidas da Fiscalidade Verde nas frotas empresariais. Aquelas medidas representam um desagravamento fiscal para veículos elétricos, híbridos ‘plug in’ e movidos a GPL / GNV.
  


O estudo ‘A Fiscalidade Verde e as oportunidades para as frotas empresariais’, da Leaseplan, aponta para um impacto favorável de 12 por cento decorrente da redução de custos com IVA, uma vez que os custos de aquisição / locação são dedutíveis em 100 por cento; nos veículos híbridos ‘plug in’ há uma diminuição de 24 por cento no seu custo de utilização devido à possibilidade de dedução da totalidade do IVA e da introdução de taxas de tributação autónomas reduzidas para estes veículos, que anteriormente estavam sujeitos às taxas normais.  
    

No estudo conduzido pela Leaseplan conclui-se que as medidas vieram trazer competitividade aos veículos movidos por motores elétricos e híbridos ‘plug in’, designadamente nos segmentos dos familiares pequenos, onde o Nissan LEAF apresenta custo total de utilização mensal equivalente à melhor proposta analisada com motorização diesel – Ford Focus 1.5 TDCi –, enquanto no segmento do familiar pequeno ‘premium’, o BMW i3 é o mais competitivo, conseguindo ter um custo total de utilização mensal dez por cento mais baixo do que um modelo diesel equiparável, no caso o BMW 118D. Na análise quilómétrica verifica-se que ambos os casos, o veículo elétrico e o híbrido ‘plug in’ se tornam ainda mais competitivos à medida que se percorrem mais quilómetros, uma diferença que chega aos seis por cento nos 40 mil quilómetros anuais, no caso do Nissan LEAF, e de 16 por cento nos 30 mil quilómetros anuais no caso do BMW i3. No segmento familiar médio ‘premium’, a melhor proposta é um híbrido ‘plug in’, o Mitsubishi Outlander PHEV, que apresenta uma diferença de sete por cento no custo total de utilização mensal face ao melhor diesel analisado, no caso o BMW 318D. 

A Leaseplan realça, no entanto, que a opção por um veículo totalmente elétrico só é interessante para utilizações diárias até 120 quilómetros. Por Carlos Moura 

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