Para o segmento SUV Premium, a Audi desenvolveu a segunda
geração do modelo Q7, que será apresentado ao público no Salão Automóvel de
Detroit. Este modelo vai receber uma versão híbrida recarregável (plug-in), que
oferecerá uma autonomia em modo elétrico até 56 quilómetros. O Audi Q7 e-tron
quattro será o primeiro híbrido plug-in da marca dos quatro anéis com motor
diesel e tração permanente ‘quattro’. A combinação do propulsor 3.0 TDI e do
motor elétrico permitirá desenvolver uma potência de 373 cv e um binário máximo
de 700 Nm. O consumo médio anunciado pela marca é de 1,7 l/100 km e emissões de
de 50 g de CO2 por quilómetro. Por Carlos Moura
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Hyundai apresenta Sonata Hybrid e promete versão plug-in
A Hyundai Motor apresentou a versão híbrida do modelo
Sonata, que apresenta um design híbrido único, avançados sistemas de conforto, espaçosos
habitáculo e bagageira e um grupo motopropulsor melhorado que oferece uma economia
de combustível líder na classe, 5,5 ℓ/100km. O Sonata Hybrid recebe um motor
2.0 GDI associado a uma caixa automática de seis velocidades.
Em linha com o objetivo da Hyundai Motor Group em ocupar
os dois primeiros lugares entre os fabricantes de automóveis ecológicos em
2020, a marca coreana irá nessa altura, expandir a sua gama de viaturas amigas
do ambiente a todos os segmentos, com a sub-marca Blue Drive. Como parte desta
iniciativa, ao novo Sonata Híbrido será acrescentada uma variante Plug-in no próximo
ano, que será o primeiro Híbrido Plug-in da Hyundai Motor.
Com essa versão Híbrida Plug-in, a Hyundai Motor irá
oferecer uma gama completa de modelos amigos do ambiente, impulsionando
ainda mais a popularidade dos modelos. Enquanto o novo Sonata Híbrido
fará a sua estreia na América do Norte, no 2015 North American
International Auto Show, informação detalhada da versão Plug-in será disponibilizada
no Salão de Detroit, nos Estados Unidos da América. Por Carlos Moura
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Audi A3 Sportback e-tron disponível em Portugal por 43.040 euros
A SIVA deu início à comercialização no mercado português do Audi
A3 Sportback e-tron, o primeiro automóvel híbrido ‘plug-in’ da marca germânica.
Este modelo oferece uma autonomia em modo totalmente elétrico até 50
quilómetros e de 890 quilómetros com o motor de combustão 1.4 TFSI de 150 cv e
um motor elétrico de 75 cv. O Audi A3 Sportback e-tron permite acelerar dos 0
aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 222 km/h.
Em modo totalmente elétrico, a velocidade máxima está limitada a 130 km/h. O
consumo médio de gasolina anunciado pela marca é de 1,5 litros por cada cem
quilómetros percorridos. O sistema híbrido dispõe de uma gestão inteligente com
vários modos de condução. A bateria de iões de lítio possui uma capacidade de
8,8 kWh. Por Carlos Moura
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Mercedes-Benz S500 Plug-In Hybrid recebe certificado ambiental
O
primeiro automóvel híbrido recarregável (plug in) da Mercedes-Benz, o S 500 Plug-In Hybrid, foi galardoado com o Certificado Ambiental, de acordo com a norma ISO
TR 14062. A sua compatibilidade ambiental foi confirmada pelos inspetores da
TÜV Süd. O prémio é baseado numa avaliação detalhada ao ciclo de vida útil do S
500 Plug-In Hybrid, documentando todos os detalhes relevantes para o ambiente.
Esta versão do topo de gama da marca de Estugarda oferece uma autonomia em modo
elétrico até 33 quilómetros e uma redução de 56 por cento nas emissões de CO2
durante a sua vida útil.
No
certificado ambiental do S 500 Plug-In Hybrid emitido pela TÜV Süd pode ler-se
que “ao longo de toda a vida útil, incluindo o fabrico, utilização superior a 300.000 quilómetros
e a reciclagem, as vantagens sobre o S 500 são claras: o carregamento externo, considerando
um misto de redes europeias de eletricidade, consegue reduzir as emissões de
CO2 em cerca de 43 por cento (35 toneladas). Através da utilização de eletricidade hídrica renovável, é possível uma redução de 56 por cento (46 toneladas).” Por Carlos Moura
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
BMW i8 eleito “Carro do Ano” pela Top Gear
A revista inglesa ‘Top Gear’ elegeu o BMW i8 como ‘Carro do
Ano 2014’. O veículo híbrido ‘plug in’ da marca alemã impõe-se face a um
conjunto de propostas de marcas ‘premium’ e de luxo para conquistar o troféu. A
equipa editorial da conhecida publicação britânica e automóveis apontou como
principais argumentos do i8 o seu motor sobrealimentado de 1,5 litros em
combinação com o motor elétrico que proporciona uma aceleração vigorosa e
prazer de condução, mas tudo envolvido num conjunto que permite levar ao
extremo a filosofia EfficientDynamics da BMW, com emissões de CO2 inferiores a
49 g/km e um consumo de 2,1 l/100 km. “O BMW i8 é um marco nos anais da
história da indústria automóvel e testemunho glorioso para um futuro excitante
e positivo”, afirma o chefe de redação da Top Gear, Charlie Turner. “O i8 é
um automóvel que devemos comemorar, uma bonita visão do futuro, que está
disponível hoje”, conclui. Por Carlos Moura
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Proprietários do Nissan LEAF já percorreram mil milhões de quilómetros
Os
proprietários do Nissan LEAF ultrapassaram a barreira dos mil milhões de
quilómetros percorridos, com base nos veículos registados no sistema telemático
Nissan Carwings. Isto permitiu evitar a emissão para a atmosfera de 180 mil
toneladas de CO2. A marca foi alcançada desde o lançamento deste veículo
totalmente elétrico do construtor japonês em 2010 e que é um dos primeiros
automóveis ‘Full Electric’ vendidos em todo o mundo. O Nissan LEAF conta já com
147 mil unidades comercializadas, das quais 31 mil na Europa.
O
sistema de telemetria Nissan CarWings utilizado no Nissan LEAF permitiu ao
fabricante manter um registo da distância total coberta por cada Nissan LEAF
registado no CarWings desde o lançamento do veículo. A Nissan tem registado os
quilómetros num contador online e envolvendo ativamente os proprietários na
contagem com diversos vídeos comemorativos. Por Carlos Moura
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Oficial: BMW confirma gama de híbridos ‘plug –in’
A BMW planeia introduzir uma nova gama de veículos híbridos ‘plug-in’
e proceder à transferência da tecnologia ‘i’ para os principais modelos da
marca. Para o efeito, a BMW já desenvolveu um protótipo híbrido ‘plug in’ com
base no atual Série 3 e irá revelar uma nova geração de protótipos de veículos
híbridos que incorporam a tecnologia já em utilização nos modelos BMW i. Como
estratégia de longo prazo, a BMW tem como objetivo disponibilizar versões
híbridas ‘plug in’ dos seus principais modelos.
A tecnologia utilizada inclui eficientes motores de combustão
interna e motores elétricos alimentados por baterias de alta voltagem que são
carregadas pelo exterior. As distâncias curtas poderão ser percorridas apenas
em modo elétrico, enquanto nas longas o veículo irá operar no ‘modo combinado’,
com os dois sistemas a funcionarem em conjunto. O BMW Série 3 Híbrido Plug In
dispõe de um motor de quatro cilindros a gasolina com um motor elétrico. Este último,
assim como o sistema de gestão eletrónica, baseiam-se na tecnologia BMW eDrive,
que foi estreada nos modelos BMW i3 e BMW i8. A bateria de iões de lítiio deste
primeiro protótipo, incluindo o sistema de gestão da bateria e de refrigeração
direta, também assentam na experiência e conhecimentos adquiridos na gama BMW
i. Por Carlos Moura
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Lexus assinala mil híbridos vendidos em Portugal
A Lexus já vendeu mil veículos híbridos em Portugal, tendo
alcançado esta marca histórica no passado mês de novembro. No Centro Lexus
Lisboa, a marca entregou um veículo Lexus NX 300h Executive de tração dianteira
e cor branca, à cliente Natasha Dias, que corresponde à milésima unidade
híbrida comercializada no nosso país.
Com o arranque de comercialização em 1998, a Lexus iniciou as vendas em
Portugal apenas com dois modelos (GS e LS). Atualmente, a gama contempla 6
modelos (CT, IS, GS, LS, RX e o novo NX).
A Lexus reivindica ser a única marca a comercializar todos
os seus modelos com tecnologia híbrida, além de também ser a única a disponibilizar
na mesma carroçaria duas motorizações híbridas no seu portfólio, o Lexus GS
300h e o Lexus GS 450h.
O primeiro Lexus híbrido a chegar ao mercado nacional foi o RX 400h, decorria o
ano de 2005. Desde a entrada da marca em Portugal até novembro 2014 foram
comercializadas 2968 unidades, o que representa 29,7 por cento das unidades com
tecnologia híbrida. Por Carlos Moura
Ford inicia produção do Mondeo Hybrid na Europa
A Ford começou a produzir a versão híbrida do Mondeo na
Europa, que passará a ser o primeiro modelo com estas caraterísticas a ser
fabricado e comercializado pela marca norte-americana no Velho Continente. O Ford
Modeo Hybrid combina um motor a gasolina de 2,0 litros com um motor elétrico e
uma bateria de iões de lítio com capacidade de 1,4 kWh. A marca anuncia um
consumo médio de 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de 99 g/km. O Mondeo Hybrid é
produzido na fábrica de Valência, em Espanha, e deverá entrar em
comercialização na Europa, até ao final do ano. “O Mondeo Hybrid oferece aos
consumidores o melhor dos dois mundos, uma eficiência melhorada e baixas emissões
da motorização elétrica e a autonomia e performance de uma cadeia cinemática
tradicional”, afirma o vice-presidente da Ford Europe, Roelant de Waard. “Com
uma gama que também inclui o Focus Electric, o C-MAX Energi PHEV, como também
os modelos mais eficientes energeticamente ECOnetic diesel e EcoBoost, os
nossos clientes irão ter em breve mais opções do que nunca para otimizar os
custos de exploração”, acrescenta o responsável. Por Carlos Moura
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Volkswagen revela Golf SportWagen fuel cell
Em estreia mundial, a a Volkswagen revelou o modelo
GolfSportWagen HyMotion, equipado com tecnologia de células de combustível
(fuel cell), no salão automóvel de Los Angeles.
O veículo utiliza hidrogénio como combustível que se combina
com o oxigénio na célula de combustível para formar água. A energia é libertada
neste processo de ‘combustão fria’ e fornece a alimenta o motor elétrico, que
produz emissões zero. O Golf SportWagen HyMotion possui tração dianteira e
oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. O hidrogénio é
armazenado em quatro depósitos cilíndricos, construídos em fibra de carbono,
que estão localizados na parte traseira da carroçaria do veículo, por baixo dos
bancos e da bagageira. O capacidade do depósito de hidrogénio permite uma
autonomia para aproximadamente 500 quilómetros. A operação de abastecimento não
demora mais de três minutos. O sistema de célula de combustível, que tem uma
potência de 136 cv (100 kW), foi desenvolvido no Centro de Tecnologia da
Volkswagen para Tração Elétrica. O veículo possui ainda uma bateria de iões de
lítio, que armazena a energia cinética recuperada pelo sistema de travagem
regenerativa, assiste a ‘fuel cell’ na fase de arranque e impulsiona a
aceleração máxima. A célula de combustível e a bateria fornecem energia a um
motor elétrico adaptado do e-Golf. Por Carlos Moura
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Peugeot lança oficialmente Partner Electric em Portugal
O Peugeot Partner Electric foi lançado oficialmente no
mercado nacional, estando disponível em dois comprimentos de carroçaria (4,38 e
4,64 metros) e volumes úteis de carga de 3,3 a 4,1 m3. O motor elétrico do tipo
síncrono permanente desenvolve uma potência de 67 cv, com caixa de velocidades
sem embraiagem. O carregamento das
baterias pode ser realizado em dois modos: carga normal (até 14A), com uma
duração de cerca de 8h30 para um carregamento de 100 por cento da bateria, ou
uma carga rápida através de um borne de carga específico, que permite o carregamento
de 80% de carga da bateria em cerca de 30 minutos. A autonomia anuncia é de 170
km, mas a real de situa-se entre os 135 e os 140 km. O Peugeot Partner é
comercializado em dois níveis de equipamento – Base e Confort – com preços
entre os 32.120 e os 34.440 euros.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Mercedes-Benz Classe B Electric chega em fevereiro a Portugal
O Mercedes-Benz Classe B foi sujeito a uma atualização e vai
passar a estar disponível em versões elétricas e a gás natural comprimido
(NGT). A primeira será lançada no mercado nacional a partir de fevereiro, com
um preço de aproximamente 43 mil euros, enquanto a última, para já, não tem
comercialização prevista no nosso país.
O Classe B Electric Drive é um veículo ‘full
electric’ que vem equipado com um motor elétrico de 132 kW e um binário de 340
Nm. A marca alemã anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e
uma autonomia até 200 quilómetros. Em função do desejo do utilizador para
conduzir economicamente ou de forma mais desportiva estão à disposição três
programas de condução (Economy Plus, Economy e Sport).
A bateria de iões de
lítio encontra-se por baixo do veículo, libertando espaço no interior para
oferecer cinco verdsdeiros lugares e uma bagageira com uma capacidade de 501
litros. O Mercedes-Benz Classe B Electric foi desenvolvido em colaboração com a
Tesla Motors, designadamente o sistema de propulsão da marca norte-americana
fundada por Elon Musk. Por Carlos Moura
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Lamborghini revela primeiro híbrido plug-in de 910 cv
A Lamborghini apresentou o seu primeiro híbrido com
tecnologia híbrida no Salão Automóvel de Paris. O Asterion LPI 910-4 vem
equipado com um motor V10 de 5,2 litros aspirado atmosfericamente e três
motores elétricos, oferecendo uma potência total de 910 cv. Em termos de
prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km em três segundos e
uma velocidade máxima de 320 km/h. Em modo totalmente elétrico, o veículo pode
percorrer até 50 quilómetros. O consumo médio de combustível é de 4,12 l/100
km.
O Lamborghini Asterion LPI 910-4 possui uma carroçaria
monocoque fabricada interiramente em fibra de carbono, um motor V10 montado em
posição central-traseira, transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades e
bateria de iões de lítio localizada na zona do túnel central, que normalmente
está reservada para a transmissão. Por Carlos Moura
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Carregador rápido da EFACEC em apresentação do BMW i3
O
carregador rápido QC45 da EFACEC foi utilizado pela BMW Portugal no Gaia Design
Meeting Industria, onde apresentou a gama de veículos elétricos i3. O carregamento
dos automóveis foi assegurado pela EFACEC Electric Mobility, através dos seus
alimentadores rápidos QC45, equipamentos compatíveis com a norma CCS utilizada
pela marca alemã.
Promovido
pela Associação Nacional de Designers (AND), o evento realizou-se no espaço
Corpus Christi Gaia entre os dias 18 e 20 de setembro, contando com uma
exposição e seminários onde oradores provenientes de diferentes ramos da
indústria e instituições debateram a importância do Design na comunicação de
uma marca e o valor acrescentado que ele representa para as mesmas. Por Carlos Moura
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Nissan revela protótipo e-NV200 VIP Shuttle em Hannover
A Nissan apresetou o protótipo e-NV200 VIP Shuttle no 65º Salão
de Veículos Comerciais de Hannover. Desenvolvido com base no e-NV200,
recentemente lançado no mercado nacional, este protótipo dispõe de apenas
quatro bancos em couro – dois na frente e dois assentos ‘Club Class’ atrás – combinam
perfeitamente com a tranquilidade e suprema qualidade de referência da e-NV200.
Este VIP Shuttle
também prevê uma genuína inovação: o Espelho Retrovisor Inteligente. O primeiro
retrovisor do mundo baseado num monitor LCD, em que o espelho projeta imagens
da parte de trás do veículo, e suportado por uma câmara de alta resolução
colocada na parte traseira. Por Carlos Moura
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Novo Iveco Daily vai contar com versão elétrica
A nova geração do Iveco Daily, que foi eleita “Veículo Comercial
Internacional do Ano 2015”, também irá contar em breve com uma versão ‘Full
Electric’, à semelhança do que sucede na atual. O Daily Electric recebe as
mesmas alterações adotadas nas restantes versões: arquitetura, distâncias
entre-eixos, suspensões, design exterior e interior. A gama estará disponível
como furgão e miniautocarro urbano. A Iveco introduziu a primeira versão
elétrica do Daily em 2009 e a sua rede assegura a comercialização, garantia e
assistência após-venda. Por Carlos Moura
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Protótipo EOLAB antecipa família híbrida da Renault
A Renault desenvolveu o
protótipo EOLAB, que integra várias tecnologias que deverão ser,
progressivamente, introduzidas nos modelos ‘Z.E. Hybrid’ da Renault. Este protótipo,
que tem um consumo de combustível anunciado de 1,0/100 km, combina a utilização de materiais ultra leves,
como o alumínio ou o magnésio, mas assumindo, desde o início do projecto, que a
produção, em grande série, deste tipo de veículo deverá ser possível num
horizonte de dez anos.
O consumo anunciado pelo fabricante é o resultado do
trabalho efetuado em três domínios: aerodinâmica,
redução do peso e tecnologia ‘Z.E. Hybrid’ gasolina-eléctrico. Na primeira
vertente, as linhas foram delineadas para assegurarem a menor resistência ao
ar, ao que se juntam equipamentos como um ‘spoiler ativo’ e ‘flaps’ laterais
que se ativam como ailerons. Por outro lado, o veículo pesa menos 400
quilogramas do que um automóvel do segmento ‘B’, graças a uma carroçaria que
combina aço, alumínio e materiais compósitos, assim como um tejadilho em
magnésio que pesa apenas quatro quilogramas.
A diminuição
do peso também se traduziu em dimensões inferiores do protótipo e, por
consequência, em menores custos dos órgãos mecânicos do veículo, (motor,
bateria, rodas, travões) para financiar a escolha de materiais mais onerosos
para a carroçaria.
Por
fim , o EOLAB adota a tecnologia Z.E. Hybrid, uma solução
híbrida recarregável que assegura baixos consumos e a possibilidade de
mobilidade ‘zer emissões’ em trajetos inferiores a 60 quilómetros, a uma
velocidade até 120 km/h. A tecnologia Z.E. Hybrid irá complementar, nos próximos
anos, a oferta 100% elétrica ‘zero emissões’ da Renault. Por Carlos Moura
Hyundai entrega oito unidades do ix35 Fuel Cell
A Hyundai Motor
entregou oito unidades do ix35 Fuel Cell no Reino Unido e na Holanda, ao abrigo
da sua estratégia de se tornar na primeira marca com produção em série de um veículo
movido a hidrogénio. No Reino Unido, o construtor coreano fez a entrega dos veículos
fuel cell a organizações como Transport for London, Air Product, Johnson
Matthey e ITM Power. Cada uma recebeu um Hyundai ix35 Fuel Cell. As outras duas
unidades foram fornecidas ao Rijkswaterstaat, a autoridade holandesa das
estradas). Coincidindo com a entrega dos dois carros com zero emissões ao Rijkswaterstaadt,
a ministra do Ambiente da Holanda Wilma Mansveld, inaugurou oficialmente uma
estação de abastecimento de hidrogénio.
Allan Rushforth,
Vice Presidente Senior e COO da Hyundai Motor Europe, comentou: “A crescente adopção dos x35 Fuel Cell
simboliza o aumento da importância dos
veículos movidos a pilha de combustível na Europa. Acreditamos que o hidrogénio
é o combustível do futuro, proporcionando grande autonomia sem emissão de gases
de escape. Ter organizações chave, a operar com ix35 Fuel Cell na região
europeia, é mais uma evidência do hidrogénio como combustível alternativo.”
A Hyundai tem
investido em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de pilha de combustível
a hidrogénio desde 1998, com o ix35 Fuel Cell a tornar-se no primeiro FCEV (Veículo
Eléctrico movido a Pilha de Combustível de Hidrogénio) a ser produzido em série
em janeiro de 2013.
Num teste
independente realizado recentemente, o ix35 Fuel Cell obteve a sua maior
autonomia com um depósito, percorrendo uns impressionantes 700 km, o que
constituiu mais100 km do que a distância
estimada. O teste foi realizado por consultores independentes da fundação
ambiental norueguesa sem fins lucrativos – Zero Emission Resource Organisation – ‘ZERO’.
O ix35 Fuel Cell
produz zero emissões de gases nocivos e está equipado com um motor elétrico de
100 kW (136 cv), que permite atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Os dois
depósitos de armazenamento de hidrogénio, localizados entre as rodas traseiras
do veículo, conferem uma autonomia de 594 quilómetros com um só abastecimento. Por Carlos Moura
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Tesla prevê instalar três estações de carregamento em Portugal
A Tesla prevê ter três estações ‘Supercharger’
em Portugal em 2015, no norte, centro e sul do país. A marca norte-americana
está a implementar uma rede de carregadores rápidos para os seus veículos, que
disponham dessa funcionalidade, sendo de série no S 85 e S 85 Performance e
opção no S60. A rede de estações Supercharger foi introduzida nos Estados
Unidos e tem o objetivo de disponibilizar um ponto de carregamento de 300 em
300 km. Geralmente, os postos estão localizados em áreas de serviço de
autoestradas ou junto a movimentados espaços comerciais ou de restauração. Em
muitos casos, as estações de carregamento dispõem de painéis solares que
produzem eletricidade para ‘alimentar’ as baterias dos veículos. Mais tarde, a
Tesla alargou a rede à Europa Ocidental para permitir viagens aos proprietários
destes automóveis elétricos entre países tão distantes como a Noruega e
Portugal. O primeiro posto europeu foi inaugurado precisamente na Noruega em
setembro de 2013 e seguiram-se mais 14 em países como a Alemanha, Suíça, Áustria e Holanda.O Tesla Supercharger
disponibiliza uma potência até 120 kW em corrente contínua à bateria do modelo
S através da utilização de um cabo especial que evita o equipamento de
carregamento interno do veículo. O tempo de carga completa é de aproximadamente
20 minutos. Por Carlos Moura
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Nissan lidera projeto ‘Rapid Charge Network’
A Nissan
está a liderar uma parceria de fabricantes de baterias de veículos elétricos
(BEV) num projeto que tem como objetivo criar um multi-padrão interoperável de
rede de carga rápida em todo o território do Reino Unido e da Irlanda. Este
projeto insere-se no âmbito do programa da União Europeia para uma Rede
Transeuropeia de Transportes (TEN-T, Trans-European Transport Network).
Além de ajudar a financiar este programa
que representa um investimento de mais de sete milhões de euros, o consórcio de
fabricantes de baterias liderado pela Nissan está a disponibilizar aos outros
membros do projeto o benefício da sua extensa experiência no campo das BEV.
Além da
Nissan participam neste projeto a BMW, a Volkswagen e a Renault, sendo a
primeira vez que as principais marcas de veículos elétricos se uniram para
acelerar o crescimento da infra-estrutura de carregamento de EVs, considerado
como um factor-chave para tornar a mobilidade de emissão zero uma realidade. Gerido
pela Zero Carbon Futures de Sunderland, o projeto baseia-se na experiência da
rede da ESB - uma das empresas de energia mais importantes da Irlanda e líder
de um projeto anterior nesta área e concluído este verão - e da Universidade de
Newcastle.
Quando
concluído, o RCN (Rapid Charge Network) do Reino Unido terá instalado mais des
de 70 carregadores rápidos de multi-padrão, cobrindo cerca de 1.100 km das
principais rotas de trânsito e oferecendo rotas preferenciais para EVs para
cinco portos marítimos e cinco aeroportos internacionais.
Funcionando
em dois eixos rodoviários prioritários no Reino Unido, o RCN vai ligar os
principais portos e cidades, incluindo Stranraer, Liverpool, Holyhead,
Birmingham, Felixstowe, Leeds e Kingston upon Hull. Haverá também redes a ligar
Dublin (Irlanda) e Belfast (Irlanda do Norte).
Os
carregadores rápidos vão utilizar as mais recentes tecnologias de carga
multi-padrão e são compatíveis com os veículos que utilizam corrente eléctrica
em 44kW CCS, 44kW CHAdeMO ou 43kW AC. Isto irá garantir que os condutores de EV
no Reino Unido e na Irlanda poderão fazer viagens longas com a certeza de que
nunca estarão longe de um carregador rápido. Por Carlos Moura
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Peugeot reconduz tecnologia Hybrid4 no novo 508
A Peugeot renovou a gama 508, que irá continuar a
disponibilizar a tecnologia híbrida diesel Hybrid4 nas carroçarias berlina e
break (RXH). O motor de combustão
Diesel 2.0 HDi de 163 cv e o motor elétrico de 37 cv, acoplados às rodas
traseiras, trabalham de modo alternado ou em simultâneo, em total transparência
para o utilizador. Os quatro modos selecionáveis – ZEV, 4WD, Sport e Auto –
permitem ao condutor uma agradável utilização e experiência de condução,
mantendo-se toda a sobriedade: homologado com 85 g/km de CO2 e com um
consumo misto de 3,3 l/100 km, o Peugeot 508 HYbrid4 regista os melhores
valores de emissões de CO2 e de consumos do seu segmento. Por Carlos Moura
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Peugeot apresenta protótipo EXALT no Salão de Paris
A
Peugeot vai apresentar no Salão de Paris um protótipo arrojado, denominado
Exalt, que utiliza materiais e revestimentos pouco habituais. Berlina de cinco
portas e um comprimento de 4,7 metros possui uma carroçaria em tons de cinza, do aço bruto de que se
compõem os seus volumes e do Shark Skin
que veste parte do exterior. A bordo, o revestimento em Newspaper Wood «espelha» a secção de
economia dos principais jornais diários.
Pesando apenas 1.700 kg, é alimentado através de uma mecânica HYbrid4 plug-in com uma potência total de 340 cv, distribuídos pelas quatro
rodas.O capot esculpido, cobre um motor 1.6 THP 270 cv desenvolvido pela
Peugeot Sport, acoplado a uma transmissão automática
de seis velocidades. Este bloco de quatro cilindros a gasolina desenvolve uma
potência específica de cerca de 170 cv por litro, colocando-se entre os
melhores do mundo.
Na traseira, sob o trem multi-braços assenta
um propulsor elétrico de 50 kW para as fases de condução em modo elétrico ou híbrido. Este último contribuiu para recarregar a bateria pelo processo de travagem regenerativa. Ao
libertar a pressão sobre o pedal do acelerador, o processo de travagem produz
binário pela resistência da componente eléctrica, carregando a bateria. A
tecnologia HYbrid4 converte, assim, a energia cinética em eletricidade que, de outro modo, se perderia pelos discos e pastilhas.
A tecnologia
inteligente HYbrid4 adapta-se de modo instantâneo aos desejos do condutor, que
seleciona o modo adequado: apenas elétrico, apenas a gasolina, ou híbrido a
gasolina/elétrico. Por Carlos Moura
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Mitsubishi vai revelar Outlander PHEV Concept-S em Paris
Dois
anos depois de ter estreado o Outlander PHEV no Salão Automóvel de Paris de
2012, a Mitsubishi Motors Corporation voltou a escolher o “Mondial de
L’Automobile” para revelar um novo PHEV: Outlander PHEV Concept-S. Com base no
Outlander PHEV, o Concept-S adota um
design interior e exterior mais sofisticado, para dar um novo realce à experiência
de condução do Outlander PHEV que se encontra atualmente em produção. Segundo a
marca, o Outlander PHEV Concept-S adota o conceito de “Desportivo e Sofisticado”,
expressando uma combinação única da performance 4X4, do silêncio de utilização
e do comportamento em estrada exemplar que o sistema PHEV proporciona.
O
Outlander PHEV atualmente em produção é o primeiro SUV Plug-In Híbrido 4WD de
duplo motor elétrico. Com uma autonomia exclusivamente eléctrica de 52 km, um
consumo ponderado de 1.9 l/100 km e uma autonomia total superior a 800 km, o
Outlander PHEV combina a tecnologia de um Veículo Elétrico com a versatilidade
de um SUV convencional e o comportamento e segurança ativa de um desportivo. Por Carlos Moura
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Norauto desenvolve scooter elétrica E1
A Norauto, especialista em centros auto, desenvolveu a sua
própria scooter elétrica, denominada E1, que já está em comercialização no mercado
nacional por um preço de aproximadamente 1.300 euros. O motociclo vem equipado
com uma bateria de chumbo gel de 60 V e um motor elétrico que desenvolve uma
potência máxima de 1.500 W. A A bateria pode ser carregada numa vulgar tomada
doméstica e o custo de energia é inferior a um euro por cada cem quilómetros. A
autonomia média anunciada é de 40 quilómetros e a velocidade máxima de 45 km/h,
o que vocaciona este veículo para uma utilização tipicamente urbana. Por Carlos Moura
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Nissan e-NV200 disponível a partir de 20.300 euros
O Nissan e-NV200 já está em comercialização no mercado
nacional, estando disponível a partir de 20.300 euros (+IVA) na opção aluguer
de baterias. O segundo modelo totalmente elétrico da marca japonesa produzido
em série é proposto como furgão de mercadorias ou como veículo de passageiros
de cinco lugares, nas versões Combi ou Evalia (mais luxuosa).
A versão de veículo comercial ligeiro possui um volume de
carga de 4,2m3 e uma capacidade de carga de 770 kg. O compartimento de carga
permite transportar duas europaletes e está acessível através de portas
deslizantes em ambos os lados e portas traseiras de ampla abertura. Em opção
também está disponível com uma única porta traseira com dobradiça superior -
que asseguram que as operações de carga e descarga são tão simples e fáceis
quanto possível.
O Nissan e-NV200 possui uma autonomia
homologada NEDC de 170 km, que é consideravelmente maior do que a distância
média de condução diária de 100 km em 70 por cento das frotas que utilizam
furgões compactos nos seus negócios. Na Europa, 35 por cento desta categoria de
furgões nunca percorre mais de 120 km por dia, na vida útil do furgão.
A bateria pode ser recarregada durante a noite em apenas oito
horas através de um carregador doméstico de 3,3 kW e 16 amperes, mas este tempo
pode ser reduzido para apenas quatro horas caso se escolha as versões com
carregador de 6,6 kW/32 amperes (opcional) e seja fornecida uma alimentação
adequada.
Alternativamente, um carregador rápido de
50 kW CHAdeMO dedicado poderá recarregar a bateria até 80 por cento da sua
capacidade em apenas 30 minutos - ou menos caso a bateria esteja já parcialmente
carregada - o que significa que a e-NV200 pode "abastecer" as
baterias enquanto está a ser carregado de mercadorias. Por Carlos Moura
Mercedes S 500 Plug-In Hybrid chega em dezembro
O Mercedes-Benz S 500 Plug-In Hybrid já pode ser encomendado
para Portugal, com preços a partir de 126.700 euros. As primeiras unidades
serão entregues em dezembro. Equipado com um motor híbrido a gasolina, extremamente
moderno e com inovações técnicas únicas, permite uma condução em modo elétrico até
33 quilómetros. O S 500 PLUG-IN HYBRID oferece uma potência combinada de 325 kW
(442 cv) e um binário de 650 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2
segundos. O consumo certificado é de 2,8 litros/100 km, o que corresponde
a emissões de 65 g CO2/km. Os principais elementos desta potência
são o V6 biturbo e o inteligente motor híbrido. Sucedendo ao S 400 HYBRID e ao
S 300 BlueTEC HYBRID, o S 500 PLUG-IN HYBRID é o terceiro modelo híbrido do
novo Classe S. A nova bateria de iões de lítio pode ser recarregada
externamente através de uma tomada doméstica.
O sistema autónomo de gestão de energia seleciona a
combinação ideal do motor de combustão interna e do modo elétrico, não só
adaptando a sua estratégia de acordo com o estado de carga da bateria, como
também ajustando-a de acordo com o trânsito ou com a estrada. Mas quem pretender
controlar o funcionamento manualmente pode fazê-lo com a ajuda dos quatro modos
de funcionamento e dos três modos de transmissão para regular o híbrido. O que
é conhecido como acelerador háptico fornece feedback ao condutor sobre o ponto
de arranque do motor de combustão ou assinala através de um impulso duplo
quando deve tirar o pé do acelerador para "velejar" e recuperar
energia. O fluxo de energia é apresentado em todos os estados de funcionamento
no painel de instrumentos e no visor central. POr Carlos Moura
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Oitava geração do Volkswagen Passat vai ter versão híbrida plug-in
A Volkswagen apresentou a oitava geração do modelo Passat,
que conta com um design
“premium”, motores económicos e um conjunto de tecnologias de vanguarda. O novo Passat estará disponível em versões Limousine e
Variant e chegará a Portugal no próximo mês de novembro com dez motores turbo
de injeção direta a gasolina e diesel que cobre uma faixa de potência de 120 Cv
até 280 Cv. Todas as versões virão equipadas com um sistema stop-start e travagem
regenerativa. Pela primeira vez, o Passat também será oferecido numa variante
híbrida plug-in (motor a gasolina TSI e um motor elétrico, sendo a potência do conjunto
do sistema de 211 cv), que terá uma autonomia em modo elétrico até 50
quilómetros. Por Carlos Moura
sexta-feira, 27 de junho de 2014
CaetanoBus desenvolve autocarro urbano elétrico
A CaetanoBus está a desenvolver uma plataforma de autocarro
urbano elétrico, que poderá ser alimentado por um sistema de baterias ou por ‘fuel
cell’, recebendo para o efeito depósitos de hidrogénio no tejadilho. A
informação foi adiantada por José Costa, diretor de Desenvolvimento da
CaetanoBus, durante o evento ‘Hydrogen Fuel Cells Bus Seminar’, que decorreu em
Lisboa, no dia 27 de junho. O protótipo será apresentado em junho de 2015 e
consistirá num autocarro de tipologia urbana, com um comprimento de 12 metros,
uma largura de 2,5 metros, uma altura inferior a quatro metros e um peso bruto
de 18 toneladas. O veículo terá uma lotação até 75 passageiros. O autocarro
estará disponível numa versão puramente elétrica, equipada por baterias de iões
de lítio (à semelhança do Cobus 2500 EL ou do e-Cobus), sendo a alimentação
efetuada por ligação elétrica, ou uma versão ‘fuel cell’, com depósitos de
hidrogénio e sistema de pilha de combustível montados no tejadilho do veículo. Por Carlos Moura
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Toyota vai comercializar automóvel ‘fuel-cell’ no Japão em 2015
A Toyota revelou o design exterior, a carroçaria e alguns detalhes de
comercialização, do seu novo Sedan movido a hidrogénio, através da tecnologia
de célula de combustível, derivando do concept apresentado mundialmente no
Salão Automóvel de Tóquio 2013. O novo modelo irá ser comercializado
no mercado japonês até abril de 2015, estando a decorrer atualmente os
preparativos para os lançamentos na Europa e também nos Estados Unidos durante
o verão do próximo ano. No mercado nipónico, o Toyota FCV irá ser vendidos nos
concessionários da marca, através da rede Toyopet, por um preço aproximado de 50.400
euros.
Inicialmente, as vendas serão restritas a determinadas regiões nas quais se
encontram infraestruturas de abastecimento de hidrogénio em desenvolvimento. Os
preços finais na Europa e nos EUA ainda não foram definidos, da mesma forma que
a informação detalhada, como como especificações, locais, condições ou
objetivos de vendas apenas serão anunciados posteriormente. Por Carlos Moura
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Renault estuda versão híbrida ‘plug-in’ do Master
A Renault está a estudar o desenvolvimento de uma versão
híbrida ‘plug-in’ do comercial Master. Em função das necessidades e exigências
do mercado de veículos comerciais ligeiros, a marca francesa está a desenvolver
uma variante daquela gama, equipada com motores diesel e elétrico. As baterias
poderão ser carregadas através do sistema de regeneração / travagem do veículo
ou através de um cabo que liga a um ponto de carregamento elétrico. A autonomia
em modo elétrico do Master Plug-In será de aproximadamente 15 quilómetros, o
que permite aceder à zonas de emissão zero de centros urbanos para descarregar
ou carregar mercadoria e utilizar o motor diesel em percursos mais longos. Por Carlos Moura
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Kia iniciou produção do Soul EV para exportação
A Kia Motors iniciou a produção do modelo Soul EV para comercialização
fora da Coreia. As primeiras unidades exportadas têm como destino alguns países
europeus. A versão definitiva do Soul EV foi apresentada ao público nos salões
automóveis de Chicago e Genebra. Com tração dianteira, o novo derivativo
elétrico distingue-se pela grelha maior do que a versão base de combustão, que integra a tomada de
carregamento, pormenores específicos na seção dianteira e traseira, faróis de
alta intensidade sem sombras, LED à frente e atrás, logótipos “Eco Electric”,
jantes de 16 polegadas e pneus de baixa resistência ao rolamento. O Kial Soul
EV recebe um motor elétrico com potência de 109 cv e binário de 284 Nm,
alimentado por baterias de iões de lítio de 27 kWh. A autonomia situa-se entre
os 130 e os 160 km. Por Carlos Moura
sexta-feira, 6 de junho de 2014
EDP lança oferta comercial para veículos elétricos
A EDP anunciou o lançamento
de uma oferta comercial, denominada ‘energy2move’ com descontos para
proprietários de veículos elétricos das marcas BMW, Mitsubishi, Nissan, Opel,
Peugeot, Renault, Smart e Volkswagen.
O
‘energy2move' contempla assim várias opções: desde o fornecimento de electricidade,
de origem renovável, com desconto que pode ir até aos dez por cento em horário
nocturno, passando pela oferta de um ano de electricidade gratuita para os
clientes que adquirem, em 2014, um automóvel elétrico às marcas parceiras da
EDP.
A promoção será limitada aos primeiros 500 compradores de veículos
elétricos daquelas oito marcas. A oferta comercial da EDP prevê ainda a opção
pela aquisição de um posto de carregamento ‘charger2move', que possibilita
permite aos clientes carregar os veículos eléctricos em casa. Em associação com esta
aquisição, os clientes poderão ainda optar pelo ‘re:dy', um sistema de gestão
que permite controlar os consumos em casa e no automóvel. Por Carlos Moura
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Faro recebe primeiro minibus elétrico produzido em Portugal
A frota da Rede Próximo – Transportes Urbanos de Faro vai
passar a contar com um minibus elétrico, que será o primeiro veículo do seu
segmento carroçado em Portugal pela empresa Irmãos Mota. O veículo vai ser
apresentado oficialmente no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. O
protótipo do minibus totalmente elétrico, que assenta em chassis Iveco Daily
A50/ELE, foi desenvolvido especificamente para o seviço de transportes urbanos
de Faro, tendo em conta todas as caraterísticas e requisitos necessários à
circulação naquela cidade.
Alimentado por três
baterias e com funcionamento exclusivamente elétrico, o autocarro Mini Urb
Electric terá uma autonomia média de 100 quilómetros e estará a circular no
centro urbano da cidade, onde se prevê uma melhor rentabilidade e resultados
efetivos ao nível da diminuição de emissões de gases de efeito de estufa e
poluição ambiental. O minibus dispõe de uma lotação para 17 passageiros,
incluindo 13 lugares sentados, dois em pé e um lugar para passageiro de
mobilidade reduzida.
À semelhança das
restantes 28 viaturas que compõem a frota do Próximo, também esta reúne todos
os requisitos de acessibilidade necessários eliminando, deste modo, as barreiras
a passageiros com mobilidade reduzida e facilitando o acesso transversal ao uso
do transporte público. Por Carlos Moura
terça-feira, 27 de maio de 2014
Frota a hidrogénio da GM cumpriu 4,8 milhões de km
A
frota de 119 automóveis da General Motors equipada com pilha de combustível (‘fuel
cell’), no âmbito do programa ‘Project Driveway’, já cumpriu 4,8 milhões de
quilómetros (três milhões de milhas), que foram atingidos em utilização diária
e em condições reais. Alguns dos automóveis movidos a hidrogénio já totalizaram
mais de 190 mil quilómetros.
O
programa ‘Project Driveway’ foi lançado pela General Motors em 2007 e está a
ser realizado à escala mundial. Mais de cinco mil condutores têm vindo a
fornecer informações sobre a funcionalidade e o comportamento da tecnologia das
células de de combustível numja base diária.
“A pilha de
combustível a hidrogénio é parte importante da gama de motorizações avançadas
da GM, e continuamos a fazer progressos substanciais nesta tecnologia», refere
o Diretor Executivo da Engenharia Fuel Cell da GM, Charlie Freese,. “Estes automóveis
passaram por sete invernos e estiveram expostos às mais variadas condições
meteorológicas, tendo provado que as células de combustível estão aptas a
satisfazer as todas as exigências, em condições reais.”
Na Europa cabe à
Opel representar a casa-mãe neste teste e desde o final de 2008 que participa
com 30 protótipos HydroGen4. Aqueles automóveis têm circulado na Alemanha no âmbito
da iniciativa ‘Clean Energy Partnership, um programa de investigação promovido
pelo governo federal para o desenvolvimento da tecnologia ‘fuel cell’. Os automóveis
da Opel têm estado integrados em frotas operacionais de várias empresas, como
3M, Air Liquide, Allianz, Bild, Coca Cola, Condor, E-Plus, ESWE, Hilton, IKEA,
Linde, Neckermann, NH Hotels, Schindler, Siemens, Shell, Total e Vattenfall,
incluindo o automóvel clube alemão ADAC. Estes 30 veículos já completaram uma
distância total superior a 350 mil quilómetros, perfazendo 13 mil horas de
funcionamento e circulação no tráfego intenso das cidades de Berlim, Hamburgo, Düsseldorf
e Frankfurt. No total, a frota efetuou 2.700 reabastecimentos de hidrogénio. Por Carlos Moura
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Investigadores de Singapura desenvolveram e-táxi
A TUM Create, de Singapura, desenvolveu um protótipo de táxi
elétrico, com o nome de código EVA, que, entre outrtas vantagens, oferece uma
carga super-rápida, em apenas 15 minutos, e uma autonomia até 200 quilómetros,
com o ar condicionado ligado.
O EVA foi projetado do zero como e-táxi por uma equipa
interdisciplinar nas áreas de armazenamento de energia, carga de bateria,
gestão térmica, materiais leves. A TUM Create é um projeto de eletromobilidade
que resultou de uma parceria entre a Universidade Técnica de Munique e a
Nanyang Technological de Institute, sendo financiando pela Fundação Nacional de
Pequisa, um órgão do gabinete do primeiro-ministro de Singapura.Por Carlos Moura
terça-feira, 20 de maio de 2014
Quant e-Sportlimousine estreia tecnologia ‘flow cell’
A Quant NanoFlowcell, do Liechtenstein, concebeu um veículo desportivo,
denominado Quant e-Sportlimousine, que
estreia a tecnologia de baterias ‘flow cell’, que combina aspetos das células
de acumuladores eletroquímicos e das células de combustível. Os eletrólitos
líquidos são mantidos em dois depósitos e circulam através da célula. No
coração do sistema encontra-se uma membrana que separa as duas soluções
eletrolíticas, mas permite a passagem da corrente elétrica para alimentar a
cadeia cinemática. O Quant e-Sportlimousine
vem equipado com quatro motores elétricos – um em cada roda – que garantem uma
potência combinada de 925 cv e um binário de 11.600 Nm. Com 5,25 metros de
comprimento e um peso de 2,3 toneladas, este veículo elétrico oferece uma
aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e pode atingir uma velocidade
máxima de 380 km/h. O fabricante pretende desenvolver protótipos de estrada,
com base no concept, para homologar o veículo em 2015.Por Carlos Moura
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Volkswagen comercializa e-Golf em Portugal
A Volkswagen anunciou o início da comercialização do modelo
e-Golf em Portugal no próximo mês de junho, com um preço de aproximadamente 38
mil euros. A marca alemã refere que a versão eletrificada do ‘best seller’ Golf
terá uma autonomia até 190 quilómetros e um equipamento de elevada tecnologia
que assegura uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 140 km/h.
O e-Golf
vem equipado de série com o sistema de rádio e navegação de elevada tecnologia “Discover
Pro” e com a App “Car-Net-e-Remote” que possibilita a carga da bateria, a ativação
do aquecimento auxiliar / climatizador de série (durante o procedimento de
carga da bateria) e a procura de dados do veículo através de um Smartphone.
O
e-Golf dispõe de um elétrico síncrono que desenvolve uma potência de 85 kW e um binário de 270 Nm.
Em termos de prestações, a marca anuncia uma
aceleração dos 0 aos 60 km/h em 4,2 segundos e atinge os 100 km/h em apenas 10,4
segundos. O consumo é inferior a 12,7 kWk/100 km, o que se traduz num custo de
energia de aproximadamente 1,9 euros. O motor elétrico é alimentado por uma
bateria de iões de lítio que tem uma capacidade total de 24,2 kWh, que pode ser
carregada numa tomada doméstica convencional (13 horas), numa wallbox com uma
potência de carga de 3,6 kW (oito horas) ou num posto público de carregamento
(oito horas).
O
Volkswagen e-Golf dispõe, de série, de três perfis de condução – “Normal”, “Eco” e “Eco+. O veículo arranca
automaticamente no modo “Normal”,
mas se o utilizador pretender aumentar a autonomia pode recorrer ao modo “Eco”,
que reduz a potência máxima do motor elétrico para 70 kW e o binário no momento
do arranque para 220 Nm. Ao mesmo tempo, o sistema eletrónico reduz a potência
do climatizador automático e modifica para uma resposta mais plana a curva
característica do pedal do acelerador. Neste caso, o e-Golf atinge uma velocidade
máxima até 115 km/h. No modo “Eco+”, o sistema eletrónico limita a potência máxima
a 55 kW e o binário de arranque a 175 Nm. Paralelamente reduz-se a potência do climatizador
automático e modifica-se também para uma resposta mais plana a curva caraterística
do pedal do acelerador. O e-Golf alcança, neste modo, uma velocidade máxima de
90 km/h, sendo a aceleração correspondentemente mais espaçada. Todavia, existe
a possibilidade de obter a potência máxima, o binário máximo e a velocidade máxima
de 140 km/h nos modos ”Eco” e “Eco+” através do interruptor kick-down. Por Carlos Moura
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Volkswagen lança e-up! em Portugal
A Volkswagen vai iniciar no próximo mês de junho a comercialização do modelo
e-up!, que terá um preço a rondar os 25.700 euros. Com um sistema de
acionamento totalmente elétrico conta com uma bateria de iões de lítio que,
segundo a marca alemã, oferece uma autonomia até 160 km. O motor elétrico
desenvolve uma potência de 82 cv e um binário de 210 Nm, o que permite uma aceleração
dos 0 aos 100 km/h em 12,4 segundos.
O e-up pode ser carregado em qualquer tomada doméstica, numa ‘wallbox’, num ponto de carregamento lento da rede MobiE ou num ponto de carregamento rápido. Neste último caso, a bateria é carregada a 80 por cento em menos de 30 minutos.
O e-up pode ser carregado em qualquer tomada doméstica, numa ‘wallbox’, num ponto de carregamento lento da rede MobiE ou num ponto de carregamento rápido. Neste último caso, a bateria é carregada a 80 por cento em menos de 30 minutos.
Uma caraterística marcante para
a sua identificação é a montagem de LED’s diurnos a circunscrever a curvatura
dos extremos do para-choques. A seção dianteira, as embaladeiras e o piso
inferior também foram melhorados aerodinamicamente. O veículo está equipado com
jantes de liga leve de 15 polegadas polidas com pneus de baixa resistência ao
rolamento e exibe o logótipo da Volkswagen sobre um fundo azul com a designação
e-up! nas portas dianteiras, tornando este modelo elétrico de quatro lugares
imediatamente inconfundível.
Disponível em apenas um nível de equipamento, o e-up!
oferece de série o sistema de navegação “maps+more”, sistema de ar condicionado
Climatronic, display multifunções, pára-brisas aquecido, bancos aquecidos e
vidros traseiros escurecidos.
Os serviços móveis online “Car Net ", que podem ser controlados via smartphone, surgem no e-up! pela primeira vez e também fazem parte do equipamento de série. Por Carlos Moura
Os serviços móveis online “Car Net ", que podem ser controlados via smartphone, surgem no e-up! pela primeira vez e também fazem parte do equipamento de série. Por Carlos Moura
segunda-feira, 12 de maio de 2014
BMW apresentou ‘scooter’ elétrica C evolution
A BMW apresentou em Barcelona a
‘scooter’ elétrica ‘C Evolution’ que oferece uma autonomia até 100 quilómetros.
Desenvolvida com base nos modelos C 600 Sport e C 650 GT, com motor de
combustão, a nova BMW C evolution recebeu um motor elétrico síncrono que
disponibiliza uma potência de 11 kW (15 cv), com uma potência de pico de 35 kW
(47 cv). A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 120 km. O motor
elétrico da nova ‘scooter’da BMW é alimentado por uma bateria de iões de lítio
com uma capacidade de 8 kW que pode ser carregada em qualquer tomada doméstica.
O tempo de carregamento total numa tomada de 220 V é de aproximadamente quatro
horas. A C evolution dispõe de um sistema inteligente de recuperação da energia
de travagem e de desaceleração. A ‘scooter’ elétrica da BMW oferece quatro
modos de condução: Estrada, Eco Pro, Sail e Dinâmico. Por Carlos Moura
terça-feira, 6 de maio de 2014
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Mercedes e BYD desenvolveram DENZA para a China
A joint-venture constituída entre a germânica Daimler e a
chinesa BYD estreou o modelo DENZA no salão automóvel ‘Auto China’, que decorreu
em Pequim.
Desenvolvido em conjunto por alemães e chineses, combina a
reconhecida tradição de engenharia da Daimler e a liderança tecnológica da BYD
no domínio das baterias. O novo modelo vai ser produzido e comercializado na
China, devendo chegar ao mercado local no mês de setembro. O DENZA foi
concebido a partir da bateria de iões de lítio, que se encontra protegida por
uma estrutura em alumínio e está localizada por baixo da carroçaria. Esta
disposição permitiu que todos os componentes da cadeia cinemática estejam
separados do habitáculo. A bateria tem uma capacidade de 47,5 kWh e pode ser
carregada numa tomada doméstica, em pontos de carga públicos ou em carregadores
de parede. O tempo de carga situa-se entre as sete horas e menos de uma hora,
em função do tipo de carregador. O veículo conta com um motor elétrico de 86 kW
que permite alcançar uma velocidade máxima até 150 km. A autonomia anunciada é
de 300 km. Por Carlos Moura
segunda-feira, 28 de abril de 2014
BMW i8 disponível por 138 mil euros
Segundo
a BMW, a aceleração dos 0 aos 100 km é de 4,4 segundos, com tração integral, e a
velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A marca anuncia um consumo
médio de combustível de 2,1 l/100km e emissões dióxido de carbono de apenas 49
gramas por quilómetro.
A bateria de iões de lítio da versão
híbrida Plug-in pode ser carregada de forma contínua pelo motor a gasolina de
três cilindros durante a condução ou numa tomada convencional. O
BMW i8 foi concebido com base na arquitetura LifeDrive que é constituída pelo
módulo Life (habitáculo em plástico reforçado com fibra de carbono - CFRP) e
pelo módulo Drive (chassis em alumínio que alberga a suspensão e todos os
elementos de propulsão). Esta arquitetura permite reduzir significativamente o
peso do veículo (1.485 kg).
O início da produção em série do BMW i8
vai acontecer ainda em abril, estando previstas para junho as primeiras
entregas a clientes. No entanto, a procura do BMW i8 já está a superar o volume
de produção planeado para este período inicial. Por Carlos Moura
BMW aumentou produção do i3
A fábrica da BMW de Leipzig, na Alemanha, aumentou a
produção do elétrico i3 para 100 unidades por dia. O objetivo é responder à
elevada procura que este modelo está a conhecer em todo o mundo. Até abril, a marca alemã já
tinha produzido cinco mil unidades e tinha em carteira nada mais nada menos do que onze mil encomendas. Por Carlos Moura
Audi confirma A3 Sportback e-tron
A Audi vai comercializar a versão híbrida plug-in do modelo A3,
denominada Sportback e-tron, ainda este ano. A combinação do motor a gasolina
1.4 TFSI de 150 cv e do motor elétrico de 75 kW (101 cv) permite um consumo
médio de combustível de apenas 1,5 l/100 km e uma autonomia em modo elétrico
até 50 quilómetros. Em termos de prestações, a Audi anuncia uma aceleração dos
0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 222 km/h. A autonomia
total do A3 Sportback e-tron pode chegar aos 940 quilómetros. A bateria tem uma
capacidade de 8,8 kWh e pode ser carregada numa tomada doméstica (operação que
demorar até 3h45m) ou industrial (duas horas). Por Carlos Moura
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Solaris e Bombardier entregaram primeiro autocarro com tecnologia PRIMOVE
O operador alemão de transportes públicos Braunschweiger
Verkehr colocou ao serviço comercial o primeiro autocarro elétrico equipado com
um sistema de carga por indução para carregar as baterias. O veículo foi
fabricado pela Solaris, enquanto a tecnologia de carregamento automático sem
fios, denominada PRIMOVE, foi desenvolvida pela Bombardier.
O sistema foi estreado num autocarro elétrico standard de 12
metros que efetua a carreira M19 no centro da cidade de Braunschweig. Em outubro
irão entrar em operação quatro autocarros articulados de 18 metros, também
equipados com a tecnologia carregamento rápido sem fios PRIMOVE e as novas
baterias de elevado rendimento PRIMOVE. Com uma potência de 200 kW, o sistema
carrega as baterias em poucos segundos, permitindo ao autocarro percorrer a
distância até à paragem seguinte.
Antes de entrar em serviço comercial com passageiros, o
autocarro de 12 metros esteve em testes durante várias semanas para que o todo
o sistema PRIMOVE fosse aprovado pela entidade certificadora TÜV SÜD. Os
ensaios incluíram 280 ciclos de carga, cerca de três mil quilómetros
percorridos em modo elétrico e vários testes de segurança elétrica e emissão
eletromagnética.
Para os passageiros, o sistema PRIMOVE é praticamente
inaudível e invísivel. Os autocarros elétricos não só são mais silenciosos do
que os de combustão, como também aceleram mais suavemente. As placas de carga
do sistema Primove estão revestidas por cimento e foram instaladas por baixo do
piso na estação de recolha ou em algumas paragens selecionadas. A instalação
elétrica principal também foi integrada no chão nas paragens dos autocarros.
O projeto-piloto que está a decorrer na cidade alemã de
Braunschweig conta com a participação de entidades como a Braunschweiger
Verkehrs, a Bombardier, a Universidade Técnica de Braunschweig, a BS Energy. O
financiamento é assegurado pelo ministério alemão dos Transportes e
Infraestruturas Digitais.
Os
autocarros elétricos fabricados pela Solaris são totalmente carregados durante
a noite na estação de recolha. Uma carga rápida das baterias durante os dez
minutos de intervalo na paragem terminal da carreira é suficiente para
assegurar uma operação suave do autocarro elétrico de 12 metros numa carreira que
tem uma extensão de 12 quilómetros. O autocarro articulado de 18 metros exige
mais energia, pelo que receberá cargas adicionais durante alguns segundos em
duas das paragens intermédias da carreira. A Bombardier acredita que este
conceito de carga à medida assegura a maior vida útil à bateria e uma operação
sem interrupções nem emissões. Por Carlos Moura