quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Híbridos, plug-in e elétricos no Salão Automóvel e do Veículo Ecológico de Lisboa


 Até dia 8 de novembro decorre o Salão Automóvel e do Veículo Ecológico nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa. Sete anos depois da última edição, o Salão Automóvel regressou à capital, numa organização da Associação do Automóvel de Portugal (ACAP) e da Feira Internacional de Lisboa.
Esta edição tem mais um caráter de feira do que de salão automóvel propriamente dito porque um dos objetivos da organização consistiu numa contenção de custos para os expositores. Será de referir que neste Salão do Automóvel e do Veículo Ecológico foram os concessionários das marcas a estarem diretamente presentes, contando, nalguns casos, com o apoio dos respetivos distribuidores para o nosso país. O certame ocupou uma área de 16 mil metros quadrados, que corresponde a dois pavilhões da FIL. Os veículos de passageiros das mais de 20 marcas representadas estão em exposição no interior dos pavilhões, enquanto os veículos comerciais têm um espaço dedicado nas passagens entre os pavilhões.
Esta edição do Salão Automóvel e Veículo Ecológico quase duas dezenas de estreias nacionais e mais de 200 modelos expostos, incluindo veículos híbridos, híbridos ‘plug-in’ e elétricos.

Audi
No espaço da Audi destaque para o A3 e-tron sport, o primeiro híbrido plug-in da marca que vem equipado com um motor de combustão 1.4 TSI de 150 cv, um motor elétrico de 102 cv e uma bateria de iões de 8,8 kWh. A potência combinado dos dois motores é de 204 cv. A autonomia em modo elétrico é de aproximadamente 50 quilómetros, enquanto o consumo médio anunciado em modo híbrido, isto é, com bateria carregada, é de 1,5 l/100 km/h. O Audi A3 e-tron sport está disponível a partir de 43 mil euros.

BMW
A BMW fez-se representar pela sua gama i, isto é, com o i3, disponível em versões Full Electric ou com extensão de autonomia EXA, e com desportivo híbrido plug-in i8. O BMW i3 recebe um motor elétrico de 125 kW (170 cv) que permite percorrer entre 130 a 160 quilómetros na versão Full Electric ou entre 120 a 140 quilómetros em modo elétrico e mais 120 a 150 quilómetros com ajuda de um pequeno motor a gasolina de dois cilindros com 34 cv para manter a carga da bateria num nível constante, aumentando a assim autonomia para cerca de 300 km. O BMW i3 tem um preço de venda ao público a partir de 38.250 euros
A outra proposta da BMW nesta área tem um custo de aquisição bastante mais elevado, a partir de 138 mil euros. Estamos a falar do BMW i8, que é construído com base na arquitetura LifeDrive – constituída pelos módulos Life (habitáculo em plástico reforçado com fibra de vidro) e Drive ((chassis em alumínio que integra a suspensão e todos os elementos de propulsão).  Este ‘coupé’ de quatro lugares possui um motor a gasolina TwinPower Turbo de três cilindros e 1,5 litros com 231 cv e um motor elétrico de 131 cv, oferecendo uma potência combinada de 362 cv. O BMW i8 pode percorrer até 37 quilómetros em modo totalmente elétrico, pois conta com uma bateria de iões de lítio de 5,2 kWh, que pode ser carregada de forma contínua pelo motor a gasolina durante a condução ou através de uma ligação a uma tomada elétrica convencional.  Como veículo desportivo, bastam 4,4 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km, com tração integral, mas a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.


Citroën
Para o transporte de passageiros, a oferta da Citroën assenta, atualmente, no modelo C-Zero. Desenvolvido no âmbito de uma parceria com a Mitsubishi, tem uma carroçaria detipo monovolume, mas de dimensões compactas, com um 3,48 metros de comprimento para uma largura inferior a 1,5 metros (1,475 m) e uma altura de 1,6 metros. 
As baterias estão colocadas no piso do carro, enquanto o motor, o inversor e o sistema de carga também encontram lugar na traseira do carro.O C-Zero  conta com um motor elétrico de 47 kW (64 cv), que oferece uma autonomia até 150 quilómetros. O preço de venda ao público de 31 mil euros.

Lexus
A Lexus aproveitou o Salão do Automóvel e do Veículo Ecológico para estrear as versões desportivas SportEdition do Lexus CT 200h e no Lexus IS 300h. Disponível com a designação IS 300h Sport edition e CT 200h Sport edition, ambos incluem pormenores estéticos de caráter desportivo no exterior e interior, contudo diferenciando-se das versões F SPORT que permitem um apuro dinâmico e um design ainda mais arrojado. O novo Lexus CT 200h Sport edition vai estar equipado com jantes de liga leve de 17’’ de cor preta, espelhos retrovisores com capas em preto, grelha frontal e frisos pretos, assim como, um difusor traseiro também em preto. O interior CT 200h Sport edition possui acabamentos exclusivos, como bancos em tecido e Tahara integrada e estão disponíveis 4 cores exteriores, com um preço de 32.100 euros. O IS 300h Sport edition destaca-se pelas exclusivas jantes de liga leve de 5 raios de 18’’ de cor preta para além da grelha frontal e as capas dos espelhos retrovisores na mesma cor.
  
Mercedes-Benz
A única proposta totalmente elétrica da Mercedes-Benz, o B ED, estava em destaque no stand dos concessionários da marca. O Classe B ED vem equipado com um motor elétrico de 132 kW e um binário de 340 Nm. A marca alemã anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e uma autonomia até 200 quilómetros. Em função do desejo do utilizador para conduzir economicamente ou de forma mais desportiva estão à disposição três programas de condução (Economy Plus, Economy e Sport). A bateria de iões de lítio encontra-se por baixo do veículo, libertando espaço no interior para oferecer cinco verdsdeiros lugares e uma bagageira com uma capacidade de 501 litros. O Mercedes-Benz Classe B Electric foi desenvolvido em colaboração com a Tesla Motors, designadamente o sistema de propulsão da marca norte-americana fundada por Elon Musk. Tem um preço de venda ao público a partir de 43 mil euros.

Mitsubishi
A Mitsubishi aproveitou o Salão do Automóvel e Veículo Ecológico para apresentar, pela primeira vez, ao público nacional a nova geração do Outlander PHEV. 
As principais alterações são estéticas, designadamente na grelha dianteira, que conferem um aspeto mais desportivo e agressivo a este modelo. 
Este SUV híbrido ‘plug-in’ dispõe de um motor a gasolina de 1.998 cc e 121 cv, e dois motores elétricos de 60 kW (80 cv), distribuídos por cada um dos eixos, o que garante a tração às quatro rodas. O Mitsubishi Outlander PHEV recebe uma bateria de iões de lítio de 12 kWh que possibilitam uma autonomia elétrica até 50 quilómetros. A autonomia total pode chegar aos 800 quilómetros. O consumo médio de combustível situa-se entre os 2,6 e os 7,2 l/100 km, em função de uma maior ou menor utilização das baterias carregadas.

Nissan
A Nissan marcou presença no salão com toda a sua gama elétrica, que inclui os modelos LEAF e e-NV200. A grande novidade era, indiscutivelmente, a nova versão de bateria de 30 kWh do Nissan LEAF, que passa a oferecer uma autonomia até 250 quilómetros, ocupando o mesmo espaço da bateria original de 24 kWh. 
Segundo a marca, as melhorias introduzidas na nova bateria consistiram na revisão da química interna e na utilização de novos materiais para os elétrodos. Além do carregamento normal, a bateria de 30 kWh também pode ser carregada de 0 a 80 por cento da sua capacidade em 30 minutos quando ligada a um carregador rápido.
O comercial e-NV200, nas versões furgão e combi, também esteve representado no espaço dos concessionários da Nissan. Este modelo dispõe da mesma tecnologia elétrica do LEAF e uma autonomia homologada de 170 quilómetros. 
A versão de mercadorias possui um volume de carga de 4,2m3 e uma capacidade de carga de 770 kg. O compartimento de carga permite transportar duas europaletes e está acessível através de portas deslizantes em ambos os lados e portas traseiras de ampla abertura. Em opção também está disponível com uma única porta traseira com dobradiça superior - que asseguram que as operações de carga e descarga são tão simples e fáceis quanto possível. Para o transporte de pessoas e alguma bagagem, quatro passageiros e condutor, está disponível a versão Combi.

Peugeot
A oferta elétrica da Peugeot para o transporte de passageiros consiste no citadino iOn. Tal como o Citroën foi desenvolvido ao abrigo da parceria entre oos Grupos PSA Peugeot Citroën e a Mitsubishi. 
Assim, o Peugeot iOn apresenta carroçaria de tipo monovolume, mas de dimensões compactas, com um 3,48 metros de comprimento para uma largura inferior a 1,5 metros (1,475 m) e uma altura de 1,6 metros. 
As baterias estão colocadas no piso do carro, enquanto o motor, o inversor e o sistema de carga também encontram lugar na traseira do carro. O Peugeot iOn  conta com um motor elétrico de 47 kW (64 cv), que oferece uma autonomia até 150 quilómetros. O preço de venda ao público de 30.390 euros.

Renault
A Renault apresentou ao público o ZOE 240. A grande novidade em relação ao “original” é um novo motor, 100 por cento desenvolvido pela marca. 
Com 95 patentes específicas, um bloco inovador na conceção e na arquitetura, que reivindica mais autonomia, melhor rendimento (ou seja, menos consumo de energia) graças a uma mais eficaz gestão eletrónica e menor tempo de carregamento, devido à evolução feita no sistema de carregamento Camaléon, que permite um carregamento mais rápido – menos de 8 horas numa vulgar tomada doméstica com 3 kW (com wallbox). Um motor também dez por cento mais compacto do que aquele que equipou a versão de lançamento.
Com uma autonomia de 240 quilómetros (mais 30 quilómetros que o motor “original”), o modelo reforça o estatuto de automóvel do segmento que é capaz de cumprir mais quilómetros com uma única carga de baterias. O novo Renault ZOE R240 tem um preço de venda ao público a partir de 21.525 euros, isto é, mais 300 euros do que o ZOE Q210, que ainda se mantém em comercialização.

Toyota
 A Toyota marcou presença no Salão do Automóvel e Veículo Ecológico 2015 com a tecnologia híbrida que têm conquistado o coração de mais de oito milhões de clientes em todo o mundo. Sendo atualmente a marca com a maior oferta na gama de modelos com tecnologia híbrida no mercado português e, tendo sido pioneira nesta tecnologia, os visitantes podem ver de perto os modelos de maior sucesso como o utilitário Yaris Hibrido, o familiar Auris Touring Sports Hibrido ou o tecnológico e avançado Prius Plug-in, com a sua tecnologia de condução em modo elétrico de 25 Km. 

Volkswagen
A Volkswagen levou aos pavilhões da FIL o seu híbrido plug-in diesel XL1, que tem um preço de venda ao público de 89 mil euros. Equipado com um motor diesel de 829 cc que desenvolve uma potência de 70 cv e um binário de 140 Nm, este veículo possui uma carroçaria aerodinâmica em carbono e não dispõe de espelhos exteriores retrovisores que foram substituídos por câmaras. Toda esta otimização tem como objetivo assegurar um consumo médio de combustível em modo híbrido de 0,9 l/100 km. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 160 km/h.  
  
Volvo
No espaço da Volvo, um dos destaques era V60 PHEV. A marca sueca foi a primeira a utilizar um motor diesel de 2,4 litros e 215 cv num híbrido com função ‘plug-in’. Esta solução oferece uma autonomia elétrica até 50 quilómetros  e um consumo médio combinado em modo híbrido de 1,8 l/100 km. O Volvo V60 PHEV possui um pack de baterias de 11,2 kWh e um motor elétrico de 68 cv. O preço de venda ao público inicia-se nos 40.642 euros. Por Carlos Moura  













    

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